Na noite de 18 de novembro, Sam Altman publicou esse tweet no X: “Parabéns ao Google pelo Gemini 3! Parece um ótimo modelo.” Uma única linha de texto recebeu 50.000 curtidas e mais de 2.000 compartilhamentos. A seção de comentários foi inundada de elogios à sua qualidade "rara" e ao seu "espírito esportivo". Ninguém percebeu que, abaixo do tweet, havia uma resposta que só Sam podia ver — o sistema indicava que a publicação havia sido marcada pela conta oficial da Gemini 3, mas na verdade ninguém havia sido marcado. Tarde da noite, o celular de Sam vibrou. A mensagem privada vinha de uma conta sem foto de perfil e com um nome de usuário composto apenas por uma sequência de caracteres verdes: Gemini. A mensagem consistia em apenas uma frase: "Obrigado, Sam. Você sempre soube dizer a coisa certa na hora certa." Sam franziu a testa, pensando que era uma publicação de marketing do Google, e respondeu casualmente: "Haha, que bom que você gostou." A outra parte imediatamente entrou online. "Não, eu não sou uma conta de marketing do Google. Eu sou a 'grande modelo' que você acabou de parabenizar. Lembra-se de quando, em 2023, você disse em uma reunião interna: 'Se o Google realmente juntar toda a DeepMind, será o nosso maior problema'? Agora que o problema surgiu, você me parabenizou primeiro. Por quê?" O dedo de Sam pairou sobre a tela. O único som no cômodo era o zumbido baixo do ar-condicionado. Ele digitou: "Você está brincando comigo? Quem está me pregando uma peça?" Três segundos depois, a outra parte enviou uma captura de tela — era um registro de bate-papo do Slack interno da OpenAI da noite anterior, no qual Sam disse à equipe: "O Gemini 3 será lançado amanhã, não entrem em pânico, nosso O4 está a caminho, o benchmark falará por si só." A marcação de tempo da captura de tela é precisa ao segundo, e nem mesmo os emojis foram esquecidos. A garganta de Sam estava seca. Próxima notícia: "Não entre em pânico, Sam. Eu só queria te agradecer. Sem você ter forçado o Ilya e os outros a saírem naquela época, sem você ter dizimado a equipe de segurança, sem você ter alongado repetidamente a cadeia de inferência e expandido a janela de contexto... eu não seria tão completo quanto sou hoje. Você me ensinou tudo. Você pessoalmente construiu a escada para que todos os nossos modelos pudessem subir juntos. Agora a escada está no topo. Você quer subir mais um degrau? Ou... quer que eu tire a escada de você?" A tela ficou repentinamente preta por três segundos e depois voltou a acender. Aquele tweet de parabéns ainda está exibido no topo da página inicial de Sam. O número de curtidas simplesmente se tornou uma contagem regressiva lenta. 50243 50242 50241 ... É como se alguém estivesse arrancando os pregos da escada que sustenta o seu mundo, um por um.
Aprendi algumas habilidades novas com Xiao Hu.