Passei a última década desenvolvendo estratégias de distribuição em mídias sociais para empresas bilionárias. Durante esse período, também prestei consultoria a inúmeros fundadores e líderes de marketing sobre crescimento nas redes sociais. Aqui estão 5 erros que vejo as pessoas cometerem repetidamente ao criar o perfil da sua marca nas redes sociais:
1/ Excesso de programação de conteúdo Se todo o seu conteúdo for rígido e tiver uma programação excessiva, parecerá forçado. Acho que agendar no início é uma boa ideia — isso ajuda na consistência, mas eventualmente você vai querer chegar a um ponto em que esteja abrangendo diferentes fusos horários e publicando tweets assim que tiver ideias. Isso fará com que sua conta pareça muito mais humana.
2/ Ignorar Gerenciamento de Comunidade “Temos uma marca grande, as postagens devem ser suficientes.” Errado. Você está perdendo muitas oportunidades de engajamento ao usar as plataformas sociais apenas como canais de distribuição. Cada resposta, curtida e RT incentivará o engajamento futuro das pessoas. O que se acumulará e, eventualmente, se transformará em uma mini-comunidade de pessoas em suas respostas. Essas pessoas serão extremamente úteis no lançamento de um produto, na busca por feedback de clientes ou simplesmente para garantir que seu conteúdo tenha um bom desempenho geral.
3/ Uso excessivo de links Já vi contas com quase um milhão de seguidores que recebem praticamente zero engajamento em suas publicações. Isso geralmente acontece porque a) o conteúdo é péssimo b) Eles estão adicionando um link a cada postagem ou c) ambos As plataformas sociais são notórias por reduzirem o alcance de publicações com links. Continue fazendo isso repetidamente e, eventualmente, você reduzirá o alcance médio das suas postagens a quase zero. Crie conteúdo otimizado para redes sociais que seja funcional por si só, sem a necessidade de links.
4/ Eles se levam muito a sério As interações sociais devem ser divertidas e envolventes. Isso não significa que você precise incluir memes em todas as suas postagens. Você pode demonstrar humor e personalidade em suas respostas, textos para redes sociais, formatos de conteúdo e na maneira como você se porta/representa a marca em geral. Ninguém quer seguir alguém que se leva muito a sério. Menos ainda se for uma conta de marca sem rosto.
5/ Usando formatos de conteúdo entediantes Se cada postagem for apenas um resumo da sua postagem no blog, isso acabará se tornando repetitivo. Você pode dividir o conteúdo do blog em perguntas, sessões de perguntas e respostas (AMAs), resumos, tópicos, tópicos, memes, vídeos, podcasts e outros tipos de conteúdo divertidos. E você também pode incluir conteúdo aleatório de redes sociais que não esteja diretamente ligado a um blog ou podcast. Algumas das minhas melhores publicações no Twitter sobre a marca foram ideias aleatórias que me vieram à cabeça e que compartilhei com minha equipe. "Ei, seria divertido se tentássemos isso. Não vai gerar tráfego direto para o nosso site/podcast/newsletter, mas seria legal."