Ultimamente, tenho trabalhado em um ritmo incrivelmente acelerado em diversos projetos de software. Novas ideias surgem constantemente, e o nível de exigência para iniciá-las e concluir algo está incrivelmente baixo agora, usando agentes e GPT-5 (e agora Gemini 3) e meu projeto MCP Agent Mail. Uma coisa que surgiu repetidamente em alguns projetos recentes foi a presença de erros bobos que não eram detectados por linters ou verificadores de tipo, mas que eu acreditava poderem ser identificados usando um sistema mais poderoso como o ast-grep, desde que se aceitasse falsos positivos e a falta de uma funcionalidade de "reparo automático" presente na maioria dos linters. Antigamente, quando as ferramentas e utilitários de programação eram feitos principalmente para programadores humanos, não valia a pena abrir mão desses recursos. Muitos falsos positivos resultavam em muito tempo perdido com coisas sem importância. Sem correção automática, a carga cognitiva aumentava. Ou então, uma correção automática que não fosse confiável e à prova de falhas? Ops, você acabou de destruir seu código. Mas percebi que tudo isso mudou com os agentes de programação que agora são inteligentes e rápidos. Falsos positivos não importam para eles, exceto talvez por alguns tokens desperdiçados verificando se é um problema legítimo ou não. Eles só precisam que as coisas sejam levadas ao seu conhecimento e podem lidar com a situação a partir daí. E muitos problemas complexos sequer possuem uma solução automática, pois exigem compreensão e discernimento contextual. Mas os mestrados em Direito (LLMs) são excelentes nisso atualmente. Então, comecei com um grande script Bash focado em Javascript e Typescript para tentar sinalizar automaticamente coisas suspeitas, e foi realmente muito útil. Ele usava o ast-grep em vez de expressões regulares frágeis sempre que possível. Depois, me empolguei um pouco com o GPT-5 Pro e comecei a tornar o sistema muito mais modular, e agora ele suporta JS, Python, C++, Rust, Ruby, Swift, Java e Golang. E é fácil adicionar mais linguagens. Você pode instalar tudo em um minuto com um único comando curl (consulte o arquivo README no link do repositório): https://t.co/eqzOpSf2Aa Você acaba com um comando que pode executar em qualquer repositório, `ubs .`, para escanear o projeto inteiro ou apenas algumas pastas ou arquivos. Ele detecta automaticamente o tipo de linguagem e baixa o módulo relevante para ela. E incluí um texto pronto que você pode adicionar ao seu AGENTS.md ou CLAUDE.md e, de repente, eles ganham esse novo poder incrível que simplesmente funciona e encontra tantos problemas complicados e sutis/complexos que você nunca descobriria em verificadores de tipo/linters tradicionais. E funciona rapidamente porque é impulsionado por utilitários como ast-grep, ripgrep, jq, etc. (todos os quais ele instala automaticamente, caso você ainda não os tenha). Ele também detecta automaticamente todos os agentes de codificação comuns e pode configurar integrações com o Claude Code e outros. Confira e me diga o que achou!
Carregando detalhes do thread
Buscando os tweets originais no X para montar uma leitura limpa.
Isso normalmente leva apenas alguns segundos.