Este artigo é muito interessante; é uma metáfora brilhante sobre como fazer perguntas, posicionar-se e resolver problemas dentro de uma equipe ou sistema. O autor utiliza habilmente dois provérbios contrastantes para explorar dois resultados diferentes de ser "não convencional" no ambiente de trabalho e na vida. Segue abaixo a tradução do texto original: Um prego rangendo ou uma roda saliente? Autor: Prashanth Sadasivan Dois provérbios descrevem comportamentos semelhantes, mas os resultados são completamente opostos, e as mensagens finais que transmitem também são muito diferentes: "O prego que se destaca é martelado" (Nota: Este é um provérbio japonês que significa que o prego que se destaca leva um tiro, enfatizando a conformidade). contraste "Quem não chora não mama" (Nota: Este é um provérbio americano que significa que quem não chora não mama, e isso enfatiza a expressão de exigência). Ambas as frases descrevem o mesmo cenário: dentro de uma estrutura ou grupo maior, um indivíduo parece deslocado, ou melhor, tem um "problema". No primeiro caso, esse indivíduo desajustado é forçado a se retrair até que se conforme; no segundo caso, suas necessidades são atendidas e, posteriormente, ele retorna ao funcionamento normal. Essas duas metáforas não são exatamente iguais, mas acho a relação entre elas muito interessante. Como alguém que frequentemente se sente deslocado em um grupo e tem dificuldade em expressar suas necessidades, acredito que posso aprender muito ao analisar minha situação por meio dessas duas metáforas. Pregos são muito menos importantes que rodas. Imagine uma estante com muito mais pregos do que rodinhas. Se uma das rodinhas quebrar, mover a estante fica extremamente difícil; mas se apenas um prego estiver deformado, você pode simplesmente ignorá-lo ou substituí-lo facilmente. Quando as coisas não correm bem, vale a pena perguntar-se: Será que esta questão realmente merece ser levantada? Ou será que a levanto apenas para parecer inteligente, ou para seguir algum tipo de abordagem "tecnicamente correta" que carece de valor prático? Igualmente importante é compreender sua posição e importância ao fazer perguntas — se você é apenas uma entre cem peças (como um prego), então as perguntas que você fizer certamente não serão tão valorizadas quanto se você fosse uma entre dez peças-chave (como uma roda). Exigências claras e alertas apropriados versus alarmes disparados sem motivo e sem explicação. As exigências da roda são claras, e seu mecanismo de alarme não é muito incômodo (o rangido é irritante, mas não perigoso); em contrapartida, o prego saliente é mais perigoso, e a solução mais óbvia para esse "sintoma" é martelá-lo de volta. Ao levantar um problema, é crucial transmitir adequadamente um senso de urgência, sem exagerar nem subestimar sua gravidade. Além disso, ao apontar um problema, você deve simultaneamente apresentar uma demanda clara, descrevendo como resolvê-lo. Alguns problemas, antes de se agravarem completamente, apresentam apenas um sintoma: "um prego solto". É claro que também precisamos dizer algumas palavras em defesa do "prego"! Por exemplo, por que esse prego estava saliente? Talvez fosse porque havia muitas coisas pesadas na estante? Às vezes, existem de fato problemas sérios que precisam ser apontados, mas não há soluções óbvias além da força bruta de "atacar". Nessas situações, você precisa se impor e ser o "prego" saliente. Embora você quase certamente seja rejeitado ou removido/substituído, se cada vez mais pregos começarem a aparecer, as pessoas eventualmente começarão a examinar o que há de errado com a integridade de toda a estrutura. Saber quando apontar problemas, apresentar soluções e manter-se firme em momentos cruciais. Gosto de me ver como alguém capaz de identificar problemas precocemente e chamar a atenção fazendo as perguntas certas. Espero melhorar minha capacidade de discernir o momento certo para perguntar o quê e ser mais assertivo quando perceber que um problema é realmente sério. Eu abusei um pouco da metáfora do "prego". A ideia original era mais sobre conformidade social do que sobre levantar questões. Mas, de certa forma, acho que se destacar da multidão é muitas vezes uma maneira de liderar pelo exemplo e demonstrar, por meio da experiência pessoal, que você acredita que as coisas precisam mudar. fonte:
Pense nisso primeiro: Quem dex.com/eraera/status/… rodas? Você se encaixaria na categoria de prego ou de roda? https://t.co/HyFReWk0jT zz: @RainyCitySpring: Podemos ser tanto pregos quanto engrenagens em uma organização. Gostaria de acrescentar uma premissa crucial: você só pode ser uma engrenagem se a organização realmente quiser fazer a estante avançar. Caso contrário, não importa o que você faça, provavelmente ainda será um prego. Outra situação é que a estrutura da estante já tenha rodinhas, mesmo que sejam de má qualidade, mas a organização não pode substituí-las de jeito nenhum. Então, não importa quão boas sejam as suas rodinhas, é inútil. Ainda será um prego.