Este talvez seja o meu artigo de divulgação científica mais acessível: Compreendendo Agentes e MCPs pela perspectiva de uma governanta. Contratamos uma faxineira para limpar nossa casa. Ela se formou no ensino médio, mas recebeu treinamento profissional de uma empresa de limpeza e aprendeu a limpar para diferentes famílias e a usar vários utensílios de limpeza. É claro que ela não se lembrava de como usar todas as ferramentas, então, além disso, a empresa de limpeza lhe deu um "Manual de Habilidades Domésticas". Este manual tem duas partes: uma é o índice, que é uma breve introdução às diferentes habilidades. O texto não é longo, e a faxineira lia o índice antes de cada tarefa para que pudesse se lembrar das informações quando precisasse. Outra parte do "Manual de Habilidades para Serviços Domésticos" é uma introdução detalhada às habilidades. Essa introdução não apenas explica como executar cada habilidade, mas também fornece um manual para algumas delas, e algumas exigem o uso de ferramentas. A empresa de limpeza também forneceu à governanta um tablet personalizado que suporta um protocolo de casa inteligente, permitindo que ela se conecte e opere todos os eletrodomésticos compatíveis com esse protocolo. Para melhorar a eficiência, a empresa de limpeza também lhe forneceu um aspirador robô portátil, que ela levava consigo no carro todas as vezes e usava diretamente para algumas tarefas de limpeza. Como preciso frequentemente de uma faxineira para limpar minha casa, anotei algumas informações básicas sobre ela em um manual para evitar problemas. Dessa forma, a faxineira saberá como limpar a casa da melhor maneira. Ela é muito profissional; preenche um relatório detalhado do trabalho após cada visita para poder verificar o que fez na próxima vez. Apesar de ter este manual de instruções, ainda preciso lembrá-la toda vez que vou lá: "Tia, vamos dar uma festa na minha casa amanhã, então, por favor, certifique-se de que a sala de estar esteja limpa e arrumada." --- Não estou dizendo tudo isso para me gabar de ter uma governanta ou para fazer propaganda dessa empresa de limpeza, mas sim para "ajudar a explicar" alguns termos comuns de IA. - Auxiliar doméstica: Um agente de IA com conhecimento básico (semelhante a um modelo de linguagem complexo), treinado para planejar e usar ferramentas. - Aspirador de pó robótico: Subagente, um executor profissional e autônomo. A IA principal (a faxineira) é responsável pela delegação e supervisão, enquanto o robô (Subagente) é responsável pela execução específica. Isso libera bastante a energia (janela de contexto) da IA principal, permitindo que ela realize tarefas mais importantes. Protocolo de Casa Inteligente: MCP (Model Context Protocol). O protocolo de casa inteligente é o padrão unificado para eletrodomésticos: qualquer eletrodoméstico ou ferramenta que suporte o protocolo de casa inteligente (protocolo MCP) pode ser usado pelo responsável pela casa. - O Manual de Habilidades de Limpeza: Habilidades ajuda os agentes a aprenderem habilidades para as quais não foram treinados, e essas habilidades são "carregadas dinamicamente" e "reveladas progressivamente". "Carregamento dinâmico" significa que a governanta só consultará os detalhes de uma habilidade específica no "Manual de Habilidades Domésticas" quando precisar usar essa habilidade. O significado de "revelação gradual" vai um passo além: a tia não lerá o manual inteiro de uma vez; antes de começar a trabalhar, ela dará uma olhada no sumário (metadados, cerca de 100 palavras) e pensará: "Ah, essa habilidade é relevante para a minha tarefa atual". Então ela o abrirá e lerá os capítulos específicos (instruções completas, menos de 5.000 palavras). Quais são os benefícios? Isso economiza energia mental (e tempo para pensar em outras coisas). Garante que a babá sempre adquira o conhecimento profissional mais importante com o mínimo de esforço mental, justamente quando mais precisa. - Meu Lar: Projeto, que armazena manuais de instruções e informações históricas relacionadas à minha casa. Esperamos que a analogia acima ajude você a compreender melhor esses conceitos. ⚠️ É importante ressaltar que essas analogias servem apenas para ajudar na compreensão desses conceitos e não substituem o estudo e a compreensão aprofundados desse conhecimento.
- Toda vez que vou lá, digo "À vontade", uma instrução única e imediata. A tia ouve, faz e pronto.