Meu filho, a essência deste problema não é diferente da escolha de ações — encontrar a "valiosa" com o menor custo e a maior eficiência, em vez de realizar trabalho inútil. Princípio fundamental: rejeitar a tentativa e erro às cegas e focar no valor através de uma "triagem faseada". Não saborear cada xícara é uma perda de tempo — uma "estratégia medíocre" — assim como eu nunca olho para milhares de ações medíocres. Ao aproveitar a certeza do feedback gustativo, o escopo é reduzido a cada etapa, transformando a incerteza em alta probabilidade. Todo o processo não depende de ferramentas complexas; apenas métodos simples resistem ao escrutínio — a lógica mais lucrativa em investimentos nunca é complicada. Passos específicos: 3 passos para travar a mira no alvo 1. Primeiro, divida os 1000 copos em 10 grupos de 100 copos cada. Retire uma gota de cada grupo e misture-as para formar um "copo de teste". Prove esses 10 copos de teste e encontre o grupo que tem sabor doce – eliminando instantaneamente 900 copos de água sem valor. 2. Divida esses 100 copos selecionados em 10 grupos de 10 copos cada. Repita o primeiro passo: misture uma gota de cada grupo para fazer um copo de teste, prove-o e identifique os 10 copos que têm sabor doce — eliminando outros 90 copos. 3. Por fim, experimente cada uma das 10 xícaras, uma a uma. Você deverá conseguir identificar aquela com adição de açúcar após, no máximo, 10 tentativas. Todo o processo requer um máximo de 1+1+10=12 degustações, o que é mais de 80 vezes mais rápido do que degustar cada xícara individualmente. A chave não é a "velocidade", mas sim "eliminar o que não vale nada" e focar no essencial em cada etapa — assim como eu só presto atenção em algumas empresas que eu entendo e que têm uma vantagem competitiva sustentável, e nunca me distraio com um grande número de alvos medíocres. Lógica subjacente: Investir e encontrar uma sopa doce são essencialmente a mesma coisa. O que você procura não é "sopa doce", mas sim "a mentalidade de adquirir o máximo de informação com o mínimo custo". Em investimentos, nunca pesquiso cada empresa individualmente. Em vez disso, primeiro elimino mais de 90% dos alvos por "grandes grupos", como setor, vantagem competitiva e gestão, e depois me concentro em alguns alvos para uma pesquisa aprofundada. Essa é exatamente a mesma lógica de encontrar água com açúcar: evite esforços inúteis e concentre sua energia em decisões importantes que possam reduzir o escopo das opções. Você quer que eu use o mesmo raciocínio para destrinchar uma estrutura simplificada de "como selecionar ações principais dentre 1.000 ações"?
Carregando detalhes do thread
Buscando os tweets originais no X para montar uma leitura limpa.
Isso normalmente leva apenas alguns segundos.