Recebi hoje meu lindo e reluzente Tesla Model X com HW4, então imediatamente fiz um test drive com o FSD, como fazia quase diariamente nos últimos 5 anos. Basicamente... estou impressionado - ele dirige muito, muito bem, suave, transmite confiança, visivelmente melhor do que eu estava acostumado com o HW3 (meu carro anterior) e anos-luz à frente da versão que me lembro de dirigir na rodovia 280 no meu primeiro dia na Tesla, há uns 9 anos, quando eu tinha que intervir sempre que a estrada fazia uma curva ou inclinação leve. (Observação: esta é a versão 13; meu carro ainda não recebeu a atualização para a versão 14). Na estrada, me senti como um passageiro em uma cápsula de trem Maglev super tecnológica — o carro travado no centro da faixa enquanto eu, do ponto de vista privilegiado do Model X e seu para-brisa panorâmico, observo a paisagem, curtindo o (incrível) sistema de som ou conversando com o Grok. Nas ruas da cidade, o carro lidou com uma série de situações complicadas que me tiravam o sono há poucos anos. Ele desviou de carros que vinham na direção oposta em faixas estreitas, contornou com elegância obras e carros parados temporariamente na faixa, fez conversões à esquerda complicadas no momento certo, acompanhando o tráfego de ambos os lados, deu passagem com elegância ao carro que desrespeitou a sinalização de parada obrigatória em um cruzamento de quatro vias, encontrou uma maneira de se espremer em um congestionamento para fazer a conversão, ultrapassou o ônibus que estava embarcando passageiros, mas ainda parou no sinal de parada que estava bloqueado pelo ônibus, e, no final do trajeto, deu a volta em um estacionamento, encontrou uma vaga e... estacionou. Basicamente, uma direção impecável. Para contextualizar, costumo sair para um breve teste de direção pelo bairro e voltar com 20 anotações sobre coisas que poderiam ser melhoradas. É uma novidade para mim fazer exatamente isso, como fazia antes, mas voltar sem nada. Direção perfeita, nenhuma observação. Imagino que ainda haja muito trabalho para a equipe na longa jornada rumo aos carros autônomos de 9 segundos, mas é incrível ver que já superamos a fase de encontrar problemas em um teste individual de cerca de uma hora pelo bairro; agora é preciso ir até a frota e analisá-los minuciosamente. Antes, eu processava a incrível promessa da autonomia veicular em larga escala (no sentido totalmente escalável, baseado em visão computacional e de ponta a ponta, como a Tesla faz) apenas intelectualmente, mas agora é possível senti-la intuitivamente também, basta sair para dar uma volta. Espera aí, claro que um fluxo de vídeo surround a 60Hz processado por uma rede neural dedicada ao "cérebro do motorista" vai funcionar, e será muito melhor e mais seguro do que um motorista humano. Alguém mais pensou diferente? Assisti também à nova palestra do @aelluswamy na ICCV25 na semana passada (https://t.co/RdaM23kvez), que dá algumas pistas sobre os componentes técnicos recentes que impulsionam esse progresso. Fluxos de sensores (vídeos, mapas, cinemática, áudio, etc.) em contextos longos (por exemplo, cerca de 30 segundos) são processados por uma grande rede neural, que gera dados de direção/aceleração, opcionalmente com dados auxiliares de visualização. Esse é o sonho de uma reescrita completa do Software 1.0 para o Software 2.0, que escala totalmente com o fluxo de dados de milhões de carros na frota e com a capacidade computacional do chip, e não com a nova e inteligente abstração em C++ do DoubleParkedCarHandler, criada por algum engenheiro, com características indefinidas de memória e tempo de execução em tempo de teste. Há muitas outras dicas no vídeo sobre para onde as coisas estão caminhando com a emergente "pilha de robótica + IA em escala". Reconstrutores do mundo, simuladores do mundo, dinâmicas de "sonhos", aprendizado por reforço, todos esses componentes gerais, fundamentais, baseados em redes neurais, como o carro é realmente apenas um tipo de robô... as pessoas já estão entendendo isso? Muitos parabéns à equipe - vocês estão construindo objetos mágicos do futuro, vocês arrasam! E eu amo meu carro <3.
Carregando detalhes do thread
Buscando os tweets originais no X para montar uma leitura limpa.
Isso normalmente leva apenas alguns segundos.