Recentemente, comecei a integrar a transcrição ao meu fluxo de trabalho diário. Tem funcionado muito bem. Longe do computador, fico horas divagando sobre meus pensamentos, depois uso um programa de edição de texto para dividi-los e organizá-los em partes mais coerentes, e então elaboro planos para quando voltar ao computador. Isso está substituindo... principalmente a memória, e em segundo lugar a caneta e o papel. Digo principalmente a memória porque está me permitindo pensar criticamente e planejar em ambientes nos quais provavelmente não conseguiria antes. Tenho certeza de que estou usando ferramentas inadequadas para isso, então qualquer recomendação é bem-vinda! No momento, estou usando o WisprFlow integrado ao Apple Notes e, em seguida (alerta vermelho!), inserindo manualmente esse conteúdo em um agente local para organizá-lo em arquivos Markdown. Eu adoraria ter algo que fosse mais completo, em uma única solução. E também algo que me desse um retorno, por exemplo, se eu dissesse "ah, você pode explicar o que eu falei ontem ao concluir a investigação deste problema?"
Além de fazer anotações, não escrevi mais do que algumas mensagens de texto, e-mails ou tweets à mão nas últimas semanas. Até este tweet foi ditado. Sem escrita automática, sou eu mesmo, falando em vez de usar as mãos. Só fiz algumas pequenas edições manuais depois, bem mínimas.