Encaminhado: O que Stefanie weibo.com/1344386244/Qdn…está gradualmente se comprovando verdadeiro. Autor: @EarEmperor https://t.co/1MJ8ntluSJ Recentemente, adaptações de músicas geradas por IA tornaram-se muito populares no YouTube e no Bilibili, transformando canções em R&B, soul, gospel, jazz e muito mais, dando início a uma tendência semelhante às versões cover de músicas de celebridades geradas por IA que surgiram há dois anos. Parece que Suno evoluiu mais uma vez. Nessa altura, finalmente admiti que a IA consegue criar música realmente boa. No Bilibili, coisas como "My Home in Northeast China" e covers de músicas da Faye Wong receberam críticas muito positivas. Os estrangeiros estão se saindo ainda melhor; o YouTube está cheio de vídeos que usam elementos de soul, jazz de big band e R&B contemporâneo para adaptar sucessos populares. Honestamente, soam muito bem. Ouvi a noite toda e não sei como conseguem, como podem ser tão perfeitos e ao mesmo tempo tão espontâneos. Sabe, dá até para perceber que é uma colagem de clássicos, mas soa tão natural, suave e bonito. Talvez seja porque as trilhas sonoras são todas compostas pelas músicas mais clássicas e grandiosas. Não é exagero dizer que, se você ouvir as adaptações geradas por IA no YouTube, elas superariam facilmente 95% das adaptações de "Singer". A música gerada por IA evoluiu significativamente, produzindo canções que não têm nada a ver com os estilos ultrapassados e de gosto duvidoso de dois anos atrás. A criação musical por IA hoje é bastante vanguardista, moderna e musicalmente sofisticada. O YouTube apresenta uma infinidade de drum & bass no estilo NJZ e Baltimore Club com ótima sonoridade, e batidas de rap são produzidas em massa com qualidade padrão da indústria. O Spotify conta com músicos de IA com milhões de ouvintes mensais. Pelo que ouvi, a IA se destaca na música eletrônica e na fusão. Suspeito que isso se deva ao fato de a primeira ser inerentemente um produto digital, enquanto para a segunda, a IA possui uma vasta biblioteca de materiais de fusão, resultando em efeitos deslumbrantes e vibrantes. Depois de ouvir por vários dias, sinto que, com o nível atual de IA, na cena musical de 2025, talvez a IA não seja capaz de criar artistas como Oklou, Rosalía, Dijon e Amaarae na Europa e na América. Na cena musical chinesa, a IA talvez não consiga criar artistas como Wan Qing, Doudou, Su Yunying, Su Zixu e Lan Lao. Mas e daqui a alguns anos? Diante dessa tendência, é difícil prever. Acho que a maioria dos cantores e músicos precisa encarar essa crise, porque, tecnicamente, é difícil comparar humanos com IA, e essa comparação está ficando cada vez mais difícil. No futuro, será preciso ser muito original ou se entregar de corpo e alma. O canto feito por IA está fazendo muito sucesso no Douyin (TikTok). Me deparei com uma voz masculina de IA cantando músicas do Valen Hsu, que recebeu um número enorme de curtidas e até inspirou muitos cantores reais a tentarem reproduzir a mesma versão. No entanto, nenhum deles conseguiu igualar a versão da IA porque ela vai contra a fisiologia humana. Por exemplo, em notas muito agudas, uma voz humana normal simplesmente não consegue ter tantas frequências graves, mas a IA consegue facilmente adicionar essa faixa de frequência que falta, fazendo com que soe mais "satisfatória" do que uma pessoa real. Também vi uma IA cantando rock no YouTube, e os Fá5 e Sol5 agudos produzidos pela IA eram comparáveis aos de Adam Lambert. Parecia que a voz dele tinha sido extraída e combinada com os componentes vocais de dois cantores de rock clássico de nível inferior, resultando em um som mais denso e um efeito mais surpreendente, ao mesmo tempo humano e não humano. Técnicas como vibrato são apenas permutações e combinações simples para a IA; ela pode ser mais complexa e rápida. No nível "vocal", a IA pode facilmente produzir coisas que pessoas reais não conseguem realizar mesmo após anos de trabalho árduo. Não sei como será a música gerada por IA neste ritmo de desenvolvimento. Há dois anos, eu acreditava firmemente que a criação humana não poderia ser substituída pela IA, por exemplo, porque a IA carece de alma, sinceridade e amor. Uma maneira mais artística de dizer isso seria que a IA não tem fraquezas, dor ou medo. Mas atualmente, mesmo sem alma, sinceridade e dor, não acho que soe pior do que o trabalho humano; algumas até soam melhor. Neste ritmo de desenvolvimento, prevejo que, no futuro, apenas os artistas mais talentosos, no topo da pirâmide, serão capazes de competir com a IA. Esses poucos gênios assumirão a missão da criação "humana", enquanto cantar e compor provavelmente se tornarão puramente entretenimento individual e necessidades espirituais para a grande maioria das pessoas comuns, não possuindo mais a importância de bens de consumo. Lembro-me de dois anos atrás, depois que a versão da música de Stefanie Sun gerada por IA viralizou na internet, Stefanie Sun publicou um artigo no qual expressava uma visão geralmente pessimista sobre a substituição de humanos por IA no futuro. Ela acreditava que, não importa o quão rara uma pessoa seja, ela poderia eventualmente ser "feita sob medida". Na época, muitas pessoas acharam que ela estava sendo excessivamente pessimista. Por exemplo, uma frase no artigo mencionava que algumas pessoas dizem que a IA não possui o senso de linguagem, emoções e respiração. Stefanie Sun respondeu: "Suspeito que seja apenas uma questão de tempo até que a IA domine essas coisas, e é apenas uma questão de tempo até que os humanos não consigam mais superá-la". Agora, parece que isso está realmente acontecendo. Cantores e artistas em si sentem uma maior sensação de crise em relação à IA do que as pessoas comuns. Recentemente, milhares de músicos da cena musical europeia e americana assinaram conjuntamente uma petição para boicotar a IA. Eles parecem sentir uma maior urgência em relação à IA. Isso se deve, em parte, ao fato de que seus próprios interesses estão inevitavelmente ameaçados; E em parte porque, suspeito, os próprios artistas sabem melhor como a voz se desenvolve e irrompe no corpo, e como a música é criada. Eles têm uma compreensão mais pessoal e real da produção musical, e uma compreensão desmistificada de como a tecnologia se intromete nos aspectos mais íntimos da arte. Portanto, suas premonições e intuições são mais sensíveis do que o raciocínio lógico do público em geral. Relendo o artigo de Stefanie Sun de dois anos atrás, ele ainda me parece muito valioso. Primeiro, demonstra clareza; segundo, revela uma completa ausência de narcisismo. Ela manteve um constante deslumbramento com as mudanças dos tempos e o mundo desconhecido, abandonando a ilusão narcisista de ser única e insubstituível diante das transformações futuras e das ondas tecnológicas. Isso é incrivelmente raro para uma superestrela. Se algum cantor ainda acredita ser único, deveria considerar se seu "valor vocal" supera o de Stefanie Sun. Se até ela acredita nisso, você ainda tem certeza de que não será substituído? Se você é fã de algum cantor, sugiro que ouça ou até mesmo experimente o trabalho de Suno para ver se ainda tem fé suficiente na verdade do mundo. Talvez, no futuro, realmente precisemos da mentalidade que Stefanie Sun descreveu: "Tudo é possível, nada importa". Se até ela é indiferente, então a maioria de nós, pessoas comuns, somos apenas poeira na história, e precisamos ser ainda mais indiferentes.
Esta publicação foi feitamakemusic.sg/new-blog/wodeaiis anos: Minha IA Autora: Stefanie Sun https://t.co/dN5rS918iI Enquanto eu me preocupava com a minha barriga saliente e com as tarefas diárias dos meus filhos, a IA Stefanie Sun "estreou" oficialmente, então decidi anotar algumas das minhas impressões sobre isso. Meus fãs mudaram de opinião e aceitaram o fato de que sou apenas uma cantora de nicho, enquanto minha personagem de IA se tornou o que atualmente é considerado uma estrela de primeira grandeza. Afinal, como se comparar a uma "pessoa" que pode lançar um novo álbum a cada poucos minutos? Quer você chame de ChatGPT, IA ou qualquer outro nome, essa "coisa" consegue imitar e/ou criar conteúdo único e complexo, processando quantidades massivas de informação e organizando-as da forma mais coerente possível. Espere um minuto, não é isso que os humanos já fazem? Sempre acreditamos que formar pensamentos ou opiniões é uma tarefa que as máquinas não conseguem replicar, que está além de suas capacidades. Mas agora isso está emergindo de forma gritante e ameaçando milhares de empregos criados por humanos, como direito, medicina, contabilidade e, como estamos falando, canto. Você pode objetar, dizendo que ainda percebe a falta de emoção e tom (ou qualquer outro termo técnico que lhe venha à mente). Sinto muito, mas suspeito que seja apenas uma reação passageira. Ironicamente, por mais rápido que os humanos se tornem, eles não conseguem superar isso. Nenhum ser humano consegue acessar uma quantidade tão vasta de informações e tomar as decisões certas no momento certo, ou cometer os erros certos (ok, talvez eu esteja me adiantando um pouco). Essa nova tecnologia poderá fornecer a todos tudo o que precisam, sejam independentes, excêntricos ou malucos, potencialmente com conteúdo exclusivo criado especificamente para você. Você não é especial, você já é previsível e, infelizmente, também é maleável. Neste momento, sinto-me como um espectador sentado na melhor poltrona de um cinema, comendo pipoca. (Aliás: nesta situação, é altamente improvável que qualquer tecnologia pudesse prever como eu me sentiria até que este artigo fosse publicado online.) É como assistir àquele filme que muda a vida, *Instantâneo*, mas, ao contrário do filme, o amor não é a chave para salvar tudo. Neste oceano sem limites, tudo é possível e nada importa. Acredito que ter uma mente pura e ser fiel a si mesmo é o suficiente. Por hoje é só. Desejo tudo de bom para você.