Há alguns dias, a publicação de Li Yi sobre suas anotações de leitura de "Antifrágil" viralizou. Algumas pessoas começaram a imitá-la com frases como "Levei X anos para...", enquanto outras tentaram inverter o artigo para criar sugestões de anotações de leitura, facilitando o uso de IA para gerar um grande número de anotações em lote. Todas essas ideias são muito boas. Admiro quem consegue escrever conteúdo de tão alta qualidade, mas não acredito que isso seja possível apenas com IA. Particularmente, não gosto de assistir a conteúdo gerado por IA (como o de Ma Dong-seok) e detesto ainda mais conteúdo gerado por IA que cria emoções e conflitos apenas para gerar tráfego. Tenho certeza também de que, mesmo que Li Yi e eu usássemos o mesmo modelo para escrever, e mesmo que meus estímulos fossem melhores, eu não produziria resultados melhores do que os dela, porque mesmo a criação por IA não deve ser um processo único, mas sim ser modificada e ajustada repetidamente pela IA com base na saída. Se eu não souber o que são bons trabalhos ou como escrevê-los bem, não saberei como fazer a IA ajustá-los. Só poderei aceitar o que a IA gerar. Mas um profissional consegue identificar o problema de imediato e fazer ajustes precisos na IA. Então, em vez de escrever um texto para que a IA gerasse anotações de leitura semelhantes, deixei que a IA me ajudasse a analisar por que este artigo é bem escrito, quais partes valem a pena aprender e como eu mesmo o escreveria. Usei o Gemini 2.5 Pro para me ajudar na análise (o prompt está abaixo). Depois de ler, entendi por que este artigo se tornou tão popular. Não foi sorte, mas sim habilidade. Gemini deu uma classificação muito alta: Este é um tweet brilhante no gênero "Narrativa de Transformação Pessoal". Seu poder reside na combinação perfeita de sabedoria abstrata e histórias pessoais concretas. > O artigo é engenhosamente estruturado, como um funil, começando com um "ponto problemático" social comum, introduzindo um "conceito" poderoso, validando o conceito por meio da "prática pessoal" e, finalmente, fornecendo uma "solução" viável. Por que tantas imitações ou obras geradas por IA são menos comoventes do que esta? Talvez o que lhes falte seja uma "história pessoal" e uma "solução" prática. Um bom artigo sempre tem um começo envolvente, talvez algo que lhe chame a atenção ou que desperte sua curiosidade. Mas as verdadeiras obras-primas "humanas" são aquelas que incorporam as histórias e percepções pessoais únicas do autor, algo que a IA dificilmente consegue imitar. Através de histórias como "ganhar seguidores no Twitter", podemos sentir a autenticidade e estar dispostos a acreditar nela. Boas obras oferecem aos leitores algo que eles podem aplicar, como a "estratégia do haltere" mencionada neste tweet, que pode de fato ser usada. Espero também que a sugestão que estou compartilhando nesta postagem seja útil para você. Aliás, os tópicos para esta análise não foram escritos por mim. Eles foram usados por Dan Koe em "Produção de Conteúdo de um Blogueiro com Milhões de Fãs, Parte Seis", que muitas pessoas compartilharam há alguns dias. Eu abri a captura de tela do vídeo e usei OCR para extrair os tópicos, e o resultado ficou muito bom. ---- Início da palavra de comando ---- Descreva a estrutura deste post para que eu possa recriá-lo do zero. Descreva: Por que funciona -Os padrões psicológicos envolvidos - Que contexto preciso fornecer? - Há mais alguma coisa que eu precise entender para recriar isso? Resposta em chinês
Carregando detalhes do thread
Buscando os tweets originais no X para montar uma leitura limpa.
Isso normalmente leva apenas alguns segundos.