Toda startup de sucesso passou por essa curva. Até eu já passei por isso inúmeras vezes. Na maioria dessas vezes, eu me deparava com a realidade e desistia. Você começa com hype Você envia... ninguém se importa Você tenta consertar... e mesmo assim ninguém se importa. E lentamente, você começa a se perguntar se você é simplesmente péssimo. A maioria das startups morre aqui. Não porque os fundadores sejam burros, mas porque é extremamente difícil continuar quando você não sabe se está delirando ou se é um pioneiro. Para mim, só consegui ultrapassar aquele pequeno ponto PMF algumas vezes, e essas foram as vitórias que todos agora chamam de "vitórias óbvias". mas naquele momento, nada era óbvio. Era como empurrar uma pedra morro acima enquanto outros construtores ao meu redor comemoravam. Se você acha que também está preso no vale, não desista. Continue experimentando — algo pode dar certo. Mas se nada mudar por um tempo, pare e avalie a situação. Você realmente quer continuar? O mercado se importa minimamente com isso? Existe algum sinal que valha a pena seguir? Essa curva acentuada é praticamente inevitável — você só precisa calcular, realisticamente, por quanto tempo consegue se manter aqui e quão rápido acha que consegue sair. Algumas pessoas batalham durante anos antes de conseguirem sair desse buraco. Meu respeito a elas. Quanto a mim, tenho uma regra simples: Se um projeto não mostrar resultados financeiros positivos em tempo hábil, eu o cancelo rapidamente. Existem muitas maneiras de jogar este jogo, apenas certifique-se de escolher a sua de propósito.
Carregando detalhes do thread
Buscando os tweets originais no X para montar uma leitura limpa.
Isso normalmente leva apenas alguns segundos.