原文内容: Segue a carta na íntegra: BERKSHIRE HATHAWAY INC. COMUNICADO DE IMPRENSA PARA DIVULGAÇÃO IMEDIATA 10 de novembro de 2025 Omaha, NE (BRK.A; BRK.B) – Hoje, Warren E. Buffett converteu 1.800 ações classe A em 2.700.000 ações classe B para doar essas ações classe B a quatro fundações familiares: 1.500.000 ações para a Fundação Susan Thompson Buffett e 400.000 ações para cada uma das seguintes fundações: Fundação Sherwood, Fundação Howard G. Buffett e Fundação NoVo. Essas doações foram entregues hoje. Seguem os comentários do Sr. Buffett aos seus colegas acionistas: Aos meus colegas acionistas: Não vou mais escrever o relatório anual da Berkshire nem falar sem parar na assembleia anual. Como diriam os britânicos, vou "ficar quieto". Mais ou menos. Greg Abel assumirá o cargo de chefe no final do ano. Ele é um ótimo gestor, um trabalhador incansável e um comunicador honesto. Desejo-lhe um longo mandato. Continuarei conversando com vocês e meus filhos sobre a Berkshire por meio da minha mensagem anual de Ação de Graças. Os acionistas individuais da Berkshire são um grupo muito especial, excepcionalmente generoso em compartilhar seus lucros com aqueles menos afortunados. É um prazer manter contato com vocês. Permitam-me, este ano, uma breve retrospectiva. Em seguida, discutirei os planos para a distribuição das minhas ações da Berkshire. Por fim, compartilharei algumas observações pessoais e profissionais. Com a aproximação do Dia de Ação de Graças, sinto-me grato e surpreso pela minha sorte de estar vivo aos 95 anos. Quando eu era jovem, esse resultado não parecia uma boa aposta. No início, quase morri. Era 1938 e os hospitais de Omaha eram então considerados pelos seus cidadãos como católicos ou protestantes, uma classificação que parecia natural na época. Nosso médico de família, Harley Hotz, era um católico simpático que fazia visitas domiciliares carregando uma maleta preta. O Dr. Hotz me chamava de Skipper e nunca cobrava muito pelas consultas. Quando tive uma forte dor de barriga em 1938, o Dr. Hotz veio me visitar e, depois de me examinar um pouco, disse que eu ficaria bem pela manhã. Ele então foi para casa, jantou e jogou um pouco de bridge. O Dr. Hotz, no entanto, não conseguia tirar meus sintomas um tanto peculiares da cabeça e, mais tarde naquela noite, me encaminhou ao Hospital St. Catherine para uma apendicectomia de emergência. Durante as três semanas seguintes, senti-me como se estivesse num convento e comecei a gostar do meu novo "púlpito". Gostava de falar – sim, mesmo naquela época – e as freiras acolheram-me. Para piorar a situação, a Srta. Madsen, minha professora da terceira série, pediu aos meus 30 colegas que me escrevessem uma carta cada um. Provavelmente joguei fora as cartas dos meninos, mas li e reli as das meninas; a hospitalização teve suas recompensas. O ponto alto da minha recuperação – que, na verdade, foi bastante incerta durante boa parte da primeira semana – foi um presente da minha querida tia Edie. Ela me trouxe um kit de coleta de impressões digitais com aparência muito profissional, e prontamente coletei as impressões digitais de todas as freiras que me acompanhavam. (Eu provavelmente fui o primeiro garoto protestante que eles viram na Igreja de Santa Catarina e eles não sabiam o que esperar.) Minha teoria – totalmente maluca, claro – era que um dia uma freira se desviaria do caminho e o FBI descobriria que havia negligenciado a coleta de impressões digitais das freiras. O FBI e seu diretor, J. Edgar Hoover, haviam se tornado reverenciados pelos americanos na década de 1930, e eu imaginava o próprio Sr. Hoover vindo a Omaha para inspecionar minha inestimável coleção. Além disso, fantasiei que J. Edgar e eu identificaríamos e prenderíamos rapidamente a freira rebelde. A fama nacional parecia certa. Obviamente, minha fantasia nunca se concretizou. Mas, ironicamente, alguns anos depois ficou claro que eu deveria ter coletado as impressões digitais do próprio J. Edgar, já que ele caiu em desgraça por usar indevidamente seu cargo. Bem, essa era Omaha na década de 1930, quando um trenó, uma bicicleta, uma luva de beisebol e um trem elétrico eram objetos de desejo meus e dos meus amigos. Vamos dar uma olhada em algumas outras crianças daquela época, que cresceram muito perto e influenciaram muito a minha vida, mas das quais eu não tinha conhecimento por muito tempo. Começarei por Charlie Munger, meu melhor amigo há 64 anos. Na década de 1930, Charlie morava a um quarteirão da casa que possuo e onde moro desde 1958. No início, quase me tornei amigo do Charlie. Charlie, seis anos e quatro meses mais velho que eu, trabalhou no verão de 1940 no armazém do meu avô, ganhando 2 dólares por um dia de 10 horas. (A frugalidade corre nas veias da família Buffett.) No ano seguinte, fiz um trabalho semelhante no armazém, mas só conheci o Charlie em 1959, quando ele tinha 35 anos e eu 28. Após servir na Segunda Guerra Mundial, Charlie se formou em Direito pela Universidade de Harvard e se mudou definitivamente para a Califórnia. No entanto, Charlie sempre se referia aos seus primeiros anos em Omaha como fundamentais para a sua formação. Por mais de 60 anos, Charlie teve um enorme impacto em mim e não poderia ter sido um professor melhor e um "irmão mais velho" mais protetor. Tínhamos diferenças, mas nunca discutimos. "Eu te avisei" não fazia parte do vocabulário dele. Em 1958, comprei minha primeira e única casa. Claro, ficava em Omaha, a cerca de três quilômetros de onde cresci (numa definição bem ampla), a menos de dois quarteirões da casa dos meus sogros, a uns seis quarteirões do supermercado Buffett e a seis ou sete minutos de carro do prédio comercial onde trabalho há 64 anos. Vamos passar para outro cidadão de Omaha, Stan Lipsey. Stan vendeu os jornais Omaha Sun (semanários) para a Berkshire em 1968 e, uma década depois, mudou-se para Buffalo a meu pedido. O Buffalo Evening News, pertencente a uma afiliada da Berkshire, estava então travando uma batalha mortal com seu concorrente matutino, que publicava o único jornal dominical de Buffalo. E estávamos perdendo. Stan acabou por desenvolver o nosso novo produto de domingo e, durante alguns anos, o nosso jornal – que antes acumulava prejuízos – rendeu mais de 100% ao ano (antes dos impostos) sobre o nosso investimento de 33 milhões de dólares. Este era um dinheiro importante para a Berkshire no início da década de 1980. Stan cresceu a cerca de cinco quarteirões da minha casa. Um dos vizinhos de Stan era Walter Scott Jr. Walter, como vocês devem se lembrar, trouxe a MidAmerican Energy para a Berkshire em 1999. Ele também foi um diretor valioso da Berkshire até sua morte em 2021 e um amigo muito próximo. Walter foi o líder filantrópico do Nebraska por décadas, e tanto Omaha quanto o estado carregam sua marca. Walter frequentou a Benson High School, escola que eu também deveria frequentar – até que meu pai surpreendeu a todos em 1942 ao derrotar um deputado que estava no cargo há quatro mandatos em uma eleição para o Congresso. A vida é cheia de surpresas. Espere, tem mais. Em 1959, Don Keough e sua jovem família moravam em uma casa localizada exatamente em frente à minha e a cerca de 100 metros de onde a família Munger havia morado. Don era então vendedor de café, mas estava destinado a se tornar presidente da Coca-Cola, bem como um dedicado diretor da Berkshire. Quando conheci Don, ele ganhava 12 mil dólares por ano enquanto ele e sua esposa, Mickie, criavam cinco filhos, todos destinados a escolas católicas (com mensalidades a pagar). Nossas famílias se tornaram grandes amigas. Don veio de uma fazenda no noroeste de Iowa e se formou na Universidade Creighton, em Omaha. Logo no início, casou-se com Mickie, uma moça de Omaha. Depois de entrar para a Coca-Cola, Don se tornou uma lenda no mundo todo. Em 1985, quando Don era presidente da Coca-Cola, a empresa lançou a malfadada New Coke. Don fez um discurso famoso no qual pediu desculpas ao público e restabeleceu a Coca-Cola "antiga". Essa mudança de opinião ocorreu depois que Don explicou que a correspondência recebida pela Coca-Cola, endereçada a "Supremo Idiota", era prontamente entregue em sua mesa. Seu discurso de "retirada" é um clássico e pode ser visto no YouTube. Ele reconheceu alegremente que, na verdade, o produto Coca-Cola pertencia ao público e não à empresa. As vendas dispararam em seguida. Você pode assistir a uma entrevista maravilhosa com Don em https://t.co/CBymrdmZvF. (Tom Murphy e Kay Graham também têm algumas ótimas entrevistas.) Assim como Charlie Munger, Don sempre foi um rapaz do Meio-Oeste americano — entusiasmado, amigável e americano até a medula. Por fim, Ajit Jain, nascido e criado na Índia, assim como Greg Abel, nosso futuro CEO canadense, viveram em Omaha por vários anos no final do século XX. Aliás, na década de 1990, Greg morava a poucos quarteirões de mim na Rua Farnam, embora nunca tenhamos nos conhecido na época. Será possível que exista algum ingrediente mágico na água de Omaha? Vivi alguns anos da minha adolescência em Washington, DC (quando meu pai era membro do Congresso), e em 1954 aceitei o que pensei que seria um emprego permanente em Manhattan. Lá, fui tratado maravilhosamente bem por Ben Graham e Jerry Newman e fiz muitos amigos para a vida toda. Nova York tinha atrativos únicos — e ainda tem. Mesmo assim, em 1956, depois de apenas um ano e meio, voltei para Omaha, para nunca mais vagar por aí. Posteriormente, meus três filhos, assim como vários netos, foram criados em Omaha. Meus filhos sempre frequentaram escolas públicas (formando-se na mesma escola secundária que educou meu pai, turma de 1921; minha primeira esposa, Susie, turma de 1950; bem como Charlie, Stan Lipsey, Irv e Ron Blumkin, que foram fundamentais para o crescimento da Nebraska Furniture Mart; e Jack Ringwalt, turma de 1923, que fundou a National Indemnity e a vendeu para a Berkshire em 1967, onde se tornou a base sobre a qual nossa enorme operação de seguros de propriedade e acidentes foi construída). Nosso país tem muitas empresas excelentes, escolas excelentes, instalações médicas excelentes — e cada uma delas certamente tem suas próprias vantagens especiais, além de pessoas talentosas. Mas me sinto muito sortudo por ter tido a sorte de fazer muitos amigos para a vida toda, de conhecer minhas duas esposas, de ter um ótimo começo na educação em escolas públicas, de conhecer muitos adultos interessantes e amigáveis de Omaha quando eu era muito jovem e de fazer uma grande variedade de amigos na Guarda Nacional de Nebraska. Resumindo, Nebraska tem sido meu lar. Olhando para trás, sinto que tanto a Berkshire quanto eu nos saímos melhor por causa da nossa base em Omaha do que se eu tivesse residido em qualquer outro lugar. O centro dos Estados Unidos era um ótimo lugar para nascer, criar uma família e construir um negócio. Por pura sorte, tive um destino incrivelmente privilegiado. Agora vamos falar sobre a minha idade avançada. Meus genes não têm sido particularmente úteis — o recorde de longevidade da família (é verdade que os registros familiares ficam imprecisos à medida que se retrocede no tempo) era de 92 anos até eu nascer. Mas tive médicos sábios, amigáveis e dedicados em Omaha, começando com Harley Hotz, e continuando até hoje. Pelo menos três vezes, minha vida foi salva — todas com médicos a poucos quilômetros de casa. (Desisti de tirar impressões digitais de enfermeiras, no entanto. Aos 95 anos, você pode se safar com muitas excentricidades... mas há limites.) Quem chega à terceira idade precisa de uma enorme dose de sorte — escapar diariamente de cascas de banana, desastres naturais, motoristas bêbados ou distraídos, raios, e por aí vai. Mas a sorte é inconstante e — não há outro termo que se encaixe — extremamente injusta. Em muitos casos, nossos líderes e os ricos receberam muito mais sorte do que lhes cabe — sorte que, com muita frequência, os beneficiários preferem não reconhecer. Os herdeiros de dinastias alcançaram a independência financeira vitalícia no momento em que saíram do útero, enquanto outros chegaram enfrentando um inferno durante a infância ou, pior, enfermidades físicas ou mentais incapacitantes que os privam daquilo que eu considerava garantido. Em muitas regiões densamente povoadas do mundo, eu provavelmente teria tido uma vida miserável — e minhas irmãs teriam tido uma vida ainda pior. Nasci em 1930 — saudável, razoavelmente inteligente, branco, homem e nos Estados Unidos. Uau! Obrigada, Senhora Sorte. Minhas irmãs tinham a mesma inteligência e personalidades melhores que a minha, mas enfrentavam uma realidade bem diferente. A sorte continuou a me acompanhar durante boa parte da minha vida, mas ela tem coisas melhores para fazer do que lidar com pessoas na casa dos 90 anos. A sorte tem seus limites. O tempo, ao contrário, agora me acha mais interessante à medida que envelheço. E ele é invicto; para ele, todos acabam em sua lista de conquistas como "vitórias". Quando o equilíbrio, a visão, a audição e a memória estão em declínio constante, você sabe que o tempo está chegando. Envelheci tarde — o início da velhice varia bastante —, mas, uma vez que ela aparece, não pode ser negada. Para minha surpresa, no geral me sinto bem. Embora me mova lentamente e leia com crescente dificuldade, estou no escritório cinco dias por semana, onde trabalho com pessoas maravilhosas. Ocasionalmente, tenho uma ideia útil ou recebo uma proposta que talvez não tivéssemos recebido de outra forma. Devido ao tamanho da Berkshire e aos níveis de mercado, as ideias são poucas — mas não inexistentes. Minha longevidade inesperada, no entanto, tem consequências inevitáveis de grande importância para minha família e para a concretização dos meus objetivos filantrópicos. Vamos explorá-los. O que vem a seguir Meus filhos já estão todos acima da idade normal de aposentadoria, tendo chegado aos 72, 70 e 67 anos. Seria um erro apostar que os três — que agora estão no auge em muitos aspectos — terão a minha excepcional sorte de envelhecer mais lentamente. Para aumentar a probabilidade de que eles se desfaçam do que será essencialmente todo o meu patrimônio antes que outros administradores os substituam, preciso acelerar o ritmo das doações em vida para as três fundações que eles mantêm. Meus filhos estão agora no auge da vida em termos de experiência e sabedoria, mas ainda não chegaram à velhice. Esse período de "lua de mel" não durará para sempre. Felizmente, uma correção de rumo é fácil de executar. Há, no entanto, um fator adicional a considerar: gostaria de manter uma quantidade significativa de ações da classe A até que os acionistas da Berkshire desenvolvam a mesma confiança em Greg que Charlie e eu temos há muito tempo. Esse nível de confiança não deve demorar muito. Meus filhos já apoiam Greg incondicionalmente, assim como os diretores da Berkshire. Os três filhos agora possuem a maturidade, a inteligência, a energia e o instinto necessários para administrar uma grande fortuna. Eles também terão a vantagem de estarem ativos quando eu já tiver partido há muito tempo e, se necessário, poderão adotar políticas tanto preventivas quanto reativas às políticas tributárias federais ou a outros desenvolvimentos que afetem a filantropia. É bem possível que precisem se adaptar a um mundo em constante transformação ao seu redor. Governar do túmulo não tem um histórico muito bom, e eu nunca senti vontade de fazê-lo. Felizmente, os três filhos receberam uma dose dominante de seus genes da mãe. Com o passar das décadas, também me tornei um modelo melhor para o pensamento e o comportamento deles. No entanto, jamais alcançarei a mesma qualidade que a mãe deles. Meus filhos têm três curadores substitutos para o caso de falecimentos prematuros ou incapacidades. Os substitutos não são hierarquizados nem vinculados a um filho específico. Os três são pessoas excepcionais e sábias em relação aos assuntos do mundo. Eles não têm motivações conflitantes. Assegurei aos meus filhos que eles não precisam fazer milagres nem temer fracassos ou decepções. Eles são inevitáveis, e eu já tive a minha parcela. Eles simplesmente precisam aprimorar um pouco o que geralmente é alcançado por meio de atividades governamentais e/ou filantropia privada, reconhecendo que esses outros métodos de redistribuição de riqueza também apresentam deficiências. No início, cogitei vários grandes planos filantrópicos. Embora fosse teimoso, eles não se mostraram viáveis. Ao longo dos meus muitos anos, também testemunhei transferências de riqueza mal concebidas por parte de políticos oportunistas, escolhas dinásticas e, sim, filantropos ineptos ou excêntricos. Se meus filhos simplesmente fizerem um trabalho decente, podem ter certeza de que eu e a mãe deles ficaremos satisfeitos. Eles têm bom instinto e cada um deles tem anos de prática com quantias inicialmente muito pequenas, que foram sendo aumentadas irregularmente para mais de 500 milhões de dólares anualmente. Os três gostam de trabalhar muitas horas para ajudar os outros, cada um à sua maneira. O aumento das minhas doações em vida para as fundações dos meus filhos não reflete, de forma alguma, qualquer mudança na minha opinião sobre as perspectivas da Berkshire. Greg Abel superou as altas expectativas que eu tinha para ele quando pensei pela primeira vez que ele deveria ser o próximo CEO da Berkshire. Ele entende muitos dos nossos negócios e funcionários muito melhor do que eu agora, e aprende muito rápido sobre assuntos que muitos CEOs nem sequer consideram. Não consigo imaginar um CEO, um consultor de gestão, um acadêmico, um membro do governo — enfim, qualquer pessoa — que eu escolheria em vez do Greg para administrar nossas economias, as suas e as minhas. Greg entende, por exemplo, muito mais sobre o potencial de crescimento e os riscos do nosso negócio de seguros de propriedade e acidentes do que muitos executivos veteranos do setor. Espero que sua saúde permaneça boa por várias décadas. Com um pouco de sorte, a Berkshire deverá precisar de apenas cinco ou seis CEOs no próximo século. Deverá, em particular, evitar aqueles cujo objetivo seja se aposentar aos 65 anos, enriquecer para ostentar ou iniciar uma dinastia. Uma triste realidade: ocasionalmente, um CEO maravilhoso e leal da matriz ou de uma subsidiária sucumbe à demência, ao Alzheimer ou a outra doença debilitante e de longo prazo. Charlie e eu nos deparamos com esse problema diversas vezes e não fizemos nada. Essa omissão pode ser um erro enorme. O Conselho de Administração deve estar atento a essa possibilidade ao nível do CEO, e o CEO deve estar atento a essa possibilidade nas subsidiárias. Isso é mais fácil dizer do que fazer; eu poderia citar alguns exemplos do passado em grandes empresas. O único conselho que posso dar é que os diretores estejam alertas e se manifestem. Durante a minha vida, os reformadores procuraram constranger os CEOs exigindo a divulgação da remuneração do chefe em comparação com o que era pago ao funcionário médio. As declarações de procuração aumentaram rapidamente para mais de 100 páginas, em comparação com as 20 ou menos páginas anteriores. Mas as boas intenções não funcionaram; pelo contrário, tiveram o efeito contrário. Com base na maioria das minhas observações, o CEO da empresa “A” olhou para o seu concorrente na empresa “B” e transmitiu subtilmente ao seu conselho de administração que ele próprio deveria valer mais. É claro que ele também aumentou a remuneração dos diretores e foi criterioso na escolha dos membros do comitê de remuneração. As novas regras geraram inveja, não moderação. O mecanismo de catraca ganhou vida própria. O que muitas vezes incomoda os CEOs muito ricos — afinal, eles são humanos — é que outros CEOs estão ficando ainda mais ricos. A inveja e a ganância andam de mãos dadas. E que consultor alguma vez recomendou um corte significativo na remuneração do CEO ou nos pagamentos ao conselho de administração? No geral, os negócios da Berkshire têm perspectivas moderadamente melhores do que a média, liderados por algumas joias de porte considerável e sem correlação entre si. No entanto, daqui a uma ou duas décadas, haverá muitas empresas que terão se saído melhor do que a Berkshire; nosso tamanho cobra seu preço. A Berkshire tem menos probabilidade de sofrer um desastre devastador do que qualquer outra empresa que eu conheça. E a Berkshire possui uma gestão e um conselho administrativo mais focados nos acionistas do que quase qualquer outra empresa que eu conheça (e já vi muitas). Por fim, a Berkshire será sempre gerida de forma a tornar a sua existência uma mais-valia para os Estados Unidos e a evitar atividades que a levem a tornar-se subserviente. Com o tempo, nossos gerentes devem ficar bastante ricos — eles têm responsabilidades importantes —, mas não têm o desejo de ostentar riqueza ou de manter um legado para fins de exibicionismo. O preço de nossas ações oscilará de forma imprevisível, podendo cair ocasionalmente cerca de 50%, como já aconteceu três vezes nos últimos 60 anos sob a atual gestão. Não se desespere; a América vai se recuperar e as ações da Berkshire também. Algumas considerações finais Uma observação talvez interesseira: fico feliz em dizer que me sinto melhor em relação à segunda metade da minha vida do que à primeira. Meu conselho: Não se culpe por erros passados — aprenda pelo menos um pouco com eles e siga em frente. Nunca é tarde para melhorar. Escolha os heróis certos e copie-os. Você pode começar com Tom Murphy; ele era o melhor. Lembre-se de Alfred Nobel, que mais tarde recebeu o Prêmio Nobel, que — segundo consta — leu seu próprio obituário, que foi publicado por engano quando seu irmão faleceu e houve uma confusão com os jornais. Ele ficou horrorizado com o que leu e percebeu que deveria mudar seu comportamento. Não conte com uma confusão na redação: decida o que você gostaria que dissesse em seu obituário e viva a vida para merecê-lo. A grandeza não surge da acumulação de grandes quantidades de dinheiro, de muita publicidade ou de grande poder no governo. Ao ajudar alguém de milhares de maneiras diferentes, você ajuda o mundo. A bondade não tem custo, mas também não tem preço. Seja você religioso ou não, é difícil superar a Regra de Ouro como guia de conduta. Escrevo isto como alguém que já foi inconsequente inúmeras vezes e cometeu muitos erros, mas que também teve muita sorte em aprender com alguns amigos maravilhosos como se comportar melhor (ainda estou longe da perfeição, no entanto). Lembre-se de que a faxineira é tão humana quanto o presidente. Desejo a todos que lerem isto um Feliz Dia de Ação de Graças. Sim, até mesmo os idiotas; nunca é tarde demais para mudar. Lembre-se de agradecer à América por maximizar suas oportunidades. Mas é — inevitavelmente — caprichoso e, por vezes, venal na distribuição das suas recompensas. Escolha seus heróis com muito cuidado e depois imite-os. Você nunca será perfeito, mas sempre pode ser melhor. Sobre Berkshire A Berkshire Hathaway e suas subsidiárias atuam em diversas atividades comerciais, incluindo seguros e resseguros, serviços públicos e energia, transporte ferroviário de cargas, manufatura, serviços e varejo. As ações ordinárias da empresa são negociadas na Bolsa de Valores de Nova York, sob os códigos BRK.A e BRK.B. - Fim - Contato: Marc D. Hamburgo 402-346-1400
翻译版: 伯克希尔·哈撒韦公司 新闻发布即时发布 2025, 11 de janeiro de 2025, 10 de janeiro de 2025 (BRK.A; BRK.B) —— 今天,沃伦·E·巴菲特将1.800股A类股转换为2.700.000股B类股,以便将这些B类股捐赠给四个家族基金会:1.500.000股给苏珊·汤普森·巴菲特基金会,400.000股分别给舍伍德基金会、霍华德·G·巴菲特基金会和NoVo基金会。这些捐赠已于今日完成。 巴菲特先生致股东的信如下: 致各位股东: 我将不再撰写伯克希尔的年度报告,也不会在年度股东大会上滔滔不绝地讲话了。 用英国人的话说,我要"安静下来"了。 算是吧。 格雷格·阿贝尔将在年底成为公司的掌门人。他是一位出色的管理者、不知疲倦的工作者和诚实的沟通者。祝愿他能长期任职。 我将继续通过每年感恩节的致辞与你们和我的孩子们谈论伯克希尔。伯克希尔的个人股东是一个非常特殊的群体,他们格外慷慨地与不那么幸运的人分享自己的收益。我很享受能与你们保持联系的机会。 今年请容我先回忆一下往事。之后,我将讨论分配我持有的伯克希尔股份的计划。最后,我将提供一些商业和个人观察。 随着感恩节临近,我对自己95岁还活着感到感激和惊讶。 年轻时,这个结果看起来并不像是个好赌注。早年,我差点死掉。 1938,当时奥马哈的医院被市民们认为要么是天主教的,要么是新教的,这种分类在当时看起来很自然。 我们的家庭医生哈利·霍茨是一位友善的天主教徒,他提着黑色医疗包上门看病。霍茨医生叫我"船长",看病1938年,当我肚子疼得厉害时,霍茨医生过来看了看,探查了一番后告诉我,早上就会好的。 然后他回家吃了晚饭,打了会儿桥牌。但霍茨医生无法把我那些有些奇怪的症状忘掉,那天晚上晚些时候,他把我送到了圣凯瑟琳医院做紧急阑尾切除手术。 接下来的三周里,我感觉自己就像在修道院里,并开始享受我的新"讲台"。我喜欢说话——是的,即使在那时——修女们也很喜欢我。 更妙的是,我三年级的老师麦德森小姐让我30个同学每人给我写一封信。我可能把男生的信都扔了,但女生的信我读了又读;住院也有它的回报。 我康复期间的亮点——实际上第一周的情况相当危险——是我很棒的伊迪姨妈送的礼物。她给我带来了一套看起来非常专业的指纹采集工具,我立刻给所有照顾我的修女都采集了指纹。 (我可能是她们在圣凯瑟琳医院见到的第一个新教小孩,她们不知道会发生什么。) 我的理论——当然完全荒谬——是有一天会有修女变坏, Arquivo do FBI.FBI局长J·埃德加·胡佛在1930年代受到美国人的崇敬,我设想胡佛先生本人会来奥马哈检查我这份宝贵的收藏。 我进一步幻想,J·埃德加和我会迅速识别并逮捕那个误入歧途的修女。全国知名似乎已成定局。 显然,我的幻想从未实现。但讽刺的是,几年后事实变得很清楚,我本应该给J·埃德加本人采集指纹,因为他因滥用职权而名誉扫地。 好吧,那就是1930年代的奥马哈,当时雪橇、自行车、棒球手套和电动火车是我和朋友们梦寐以求的东西。 让我们看看那个时代的其他一些孩子,他们在附近长大,极大地影响了我的生活,但我长期以来并不知道他们的存在。 我先从查理·芒格说起, 1930年代,查理住在离我自1958年以来一直拥有和居住的房子一个街区的地方。 早年,我差一点就认识了查理。查理比我大6又2/3岁,19 40年夏天在我祖父的杂货店工作,一天工作10小时赚2美元。 (节俭深植于巴菲特家族的血液中。)第二年我也在店里做类似的工作, 1959, 1959, 28 anos. 二战服役后,查理从哈佛法学院毕业,然后永久搬到了加州。但查理永远把他在奥马哈的早年岁月视为形成性的时期。 60多年来,查理对我产生了巨大影响,是我最好的老师和保护性的"大哥"。我们有分歧但从未争吵过。"我早告诉过你"不在他的词汇表里。 1958, 我买了我的第一套也是唯一一套房子。当然,它在奥马哈,距离我成长的地方(宽泛定义)约两英里,离我岳父母家不到两个街区,离巴菲特杂货店约六个街区,距离我工作了64年的办公楼开车6-7分钟。 让我们继续说说另一位奥马哈人,斯坦·利普西。斯坦在1968年把奥马哈太阳报(周报)卖给了伯克希尔,十年后应我的要求搬到了布法罗。 布法罗晚报由伯克希尔的一家关联公司所有,当时正与其早报竞争对手进行殊死搏斗,后者出版布法罗唯一的周日报纸。而我们正在输。 斯坦最终打造了我们新的周日产品,多年来,我们的报纸——此前一直在亏损——每年的税前回报率超过100%,投资额为3300万美元。这在1980年代初对伯克希尔来说是重要的收入。 斯坦在离我家约五个街区的地方长大。斯坦的邻居之一是小沃尔特·斯科特.克希尔的重要董事,直到2021年去世,还是一位非常亲密的朋友。沃尔特数十年来一直是内布拉斯加州的慈善领袖,奥马哈和该州都留有他的印记。 沃尔特就读于本森高中,我原本也要去那里上学——直到1942年我父亲在国会竞选中击败了连任四届的现任议员,让所有人都感到惊讶。生活充满了惊喜。 等等,还有更多。 1959年,唐·基奥和他年轻的家人住在我家对面的房子里,距离芒格家曾经住的地方约1 00码。唐当时是一名咖啡推销员,但注定要成为可口可乐的总裁以及伯克希尔的忠诚董事。 我认识唐时,他年收入12,000美元,而他和妻子米奇正在抚养五个孩子,这些孩子都要上天主教学校(需要支付学费)。 我们两家很快成为了好朋友。唐来自爱荷华州西北部的一个农场,毕业于奥马哈的克雷顿大学。他早早就娶了奥马哈女孩米奇。加入可口可乐后,唐在全球范围内成为了传奇人物。 1985,当唐担任可口可乐总裁时,公司推出了命运多舛的新可乐。 唐发表了一次著名的演讲,向公众道歉并恢复了"老"可乐。 这次改变发生在唐解释说,寄给"最高白痴"的可口可乐来信都被直接送到了他的办公桌上之后。 他的"撤回"演讲是经典之作,可以在YouTube上观看。他愉快地承认,事实上,可口可乐产品属于公众而不是公司。随后销售额飙升。 Acesse https://t.co/CBymrdmZvF上观看唐的精彩采访。(汤姆·墨菲和凯·格雷厄姆也有几个精彩片段。)就像查理·芒格一样,唐永远是一个中西部男孩——热情、友好,美国精神的核心体现。 最后,阿吉特·贾恩在印度出生和长大,以及我们即将上任的加拿大CEO格雷格·阿贝尔,都在20世纪末在奥马哈生活了几年。事实上,在1990年代,格雷格住在法纳姆街离我只有几个街区的地方,尽管我们当时从未见过面。 难道奥马哈的水里有什么神奇成分吗? 我在华盛顿特区度过了几年青少年时光(当时我父亲在国会任职),1954年我在曼哈顿接受了一份我认为会是永久性的工作。 在那里,本·格雷厄姆和杰瑞·纽曼对我非常好,我也交到了许多终身的朋友。纽约有独特的资产——现在仍然如此。然而,1956年,仅仅一年半后,我回到了奥马哈,再也没有离开。 随后,我的三个孩子以及几个孙子孙女都在奥马哈长大。我的孩子们都上公立学校(毕业于同一所培养了我父亲(1921届)、我的第一任妻子苏茜(1950届)、以及查理、斯坦·利普西、欧文和罗恩·布鲁姆金(他们对内布拉斯加家具城的发展至关重要)以及杰克·林沃尔特(1923届,他创办了国民赔偿公司并在1967年卖给了伯克希尔,这成为我们庞大财产险业务的基础)的高中)。 我们国家有许多伟大的公司、学校、医疗机构— —每个都有自己的特殊优势和才华横溢的人才。 但我觉得自己非常幸运,能有好运交到许多终身朋友,遇到我的两任妻子,在公立学校接受良好的启蒙教育,在我很小的时候就遇到许多有趣友好的成年奥马哈人,并在内布拉斯加州国民警卫队结交各种各样的朋友。 简而言之,内布拉斯加一直是家。 回顾过去,我觉得伯克希尔和我之所以能做得更好,是因为我们的根基在奥马哈,而不是在其他任何地方。美国的中心地带是一个非常适合出生、养家和创业的地方。通过愚蠢的运气,我在出生时就抽到了一根荒谬的长签。 现在让我们谈谈我的高龄。 我的基因并不是特别有帮助——家族的长寿记录(诚然往回追溯时家族记录会变得模糊)是92岁,直到我出现。 但我有明智、友好、尽职的奥马哈医生,从哈利·霍茨开始,一直持续到今天。 至少三次,我的生命得以挽救——每次都是由离我家几英里内的医生完成的。(不过,我已经放弃给护士采指纹了。95岁时你可以有很多怪癖……但也有限度。) 那些活到老年的人需要大量的好运——每天躲避香蕉皮、自然灾害、醉酒或分心的司机、雷击,等等。 但幸运女神善变,而且——没有其他词更合适——极其不公平。 在许多情况下,我们的领导人和富人得到的运气远超他们应得的份额——而受益者往往不愿承认这一点。 世袭继承人从子宫里出来的那一刻就获得了终身的经济独立,而其他人则在早年生活中面临地狱般的境遇,或者更糟糕的是,身体或精神上的残疾剥夺了我认为理所当然的一切。 在世界许多人口稠密的地方,我很可能过着悲惨的生活——而我的姐妹们的生活会更糟。 我出生于1930年——健康、相当聪明、白人、男性,而且在美国。哇!谢谢你,幸运女神。 我的姐妹们拥有同样的智慧和比我更好的性格,但面临着截然不同的前景。幸运女神在我生命的大部分时间里继续光顾,但她有比照顾90多岁的人更好的事情要做。运气有其限度。 相反,时间老人现在发现随着我年龄的增长,我变得更有趣了。而他是不败的;对他来说,每个人最终都会在他的记分卡上被记为"胜利"。 当平衡感、视力、听力和记忆力都在持续下降时,你就知道时间老人就在附近了。 我很晚才变老——其发生时间因人而异——但一旦出现,就无法否认。 令我惊讶的是,我总体感觉良好。虽然我行动缓慢,阅读越来越困难,但我每周五天都在办公室,与出色的人们一起工作。 偶尔,我会有一个有用的想法,或者收到一个我们原本可能不会收到的提议。由于伯克希尔的规模和市场水平,想法很少——但不是零。 然而,我意外的长寿对我的家人和实现我的慈善目标具有不可避免的重大影响。 让我们探讨一下。 接下来会发生什么我的孩子们都已过正常退休年龄,分别达到了72岁、70岁和67岁。 押注所有三个人——现在在许多方面都处于巅峰——都能享受我在延缓衰老方面的非凡运气将是错误的。 为了提高他们在替代受托人取代他们之前处置掉基本上是我全部遗产的可能性,我需要加快向他们三个基金会进行终身赠与的步伐。 我的孩子们现在在经验和智慧方面处于黄金时期,但尚未进入老年。这个"蜜月期"不会永远持续。 幸运的是,调整方向很容易执行。 然而,还有一个额外因素需要考虑:我想保留大量"A"类股,直到伯克希尔股东对格雷格产生查理和我长期享有的那种信心。这种信心水平不应该需要很长时间。我的孩子们已经100%支持格雷格,伯克希尔董事们也是如此。 所有三个孩子现在都具备成熟度、智慧、精力和本能来分配一大笔财富。 当我早已离世、他们还活在世上时,如果有必要,他们还将拥有这样的优势:可以采取既有预见性又能应对联邦税收政策或其他影响慈善事业的发展的政策。 他们很可能需要适应周围显著变化的世界。从坟墓里统治的记录并不好,我也从未有过这样做的冲动。 幸运的是,所有三个孩子都主要继承了他们母亲的基因。 随着几十年的过去,我也成为了他们思考和行为的更好榜样。然而,我永远无法与他们的母亲平起平坐。 我的孩子们有三位替代受托人,以防任何过早死亡或残疾。这些替代者没有排名或与特定孩子挂钩。所有三位都是杰出的人,精通世故。他们没有相互冲突的动机。 我向我的孩子们保证,他们不需要创造奇迹,也不必害怕失败或失望。这些是不可避免的,我也犯过我的错误。 他们只需要比政府活动和/或私人慈善事业通常所实现的略有改进,同时认识到这些其他财富再分配方法也有缺点。 早期,我考虑过各种宏大的慈善计划。尽管我很固执,但这些计划证明是不可行的。 在我的许多年里,我也见证了政客、世袭选择以及无能或古怪的慈善家所做的考虑不周的财富转移。 如果我的孩子们只是做得体面,他们可以确信他们的母亲和我会很高兴。 他们的本能很好,他们每个人都有多年的实践经验,最初是很小的金额,后来不规律地增加到每年超过5亿美元。 所有三个人都喜欢长时间工作来帮助他人,各有自己的方式。 我加快向孩子们基金会进行终身赠与的速度,绝不反映我对伯克希尔前景的看法有任何改变。 格雷格·阿贝尔不仅满足了我最初认为他应该成为伯克希尔下一任CEO时对他的高期望,而且超越了。 ,而且他在许多CEO甚至不考虑的事情上学习非常快。 我想不出一个CEO、管理顾问、学者、政府成员——随便什么人——我会选择他而不是格雷格来处理你和我的积蓄。 例如,格雷格对我们财产险业务的上升潜力和危险的理解,远超许多长期从事财产险的高管。 我希望他能保持健康几十年。 有点运气的话,伯克希尔在下个世纪应该只需要五六位CEO。它应该特别避免那些目标是65岁退休、成为炫富者或建立王朝的人。 一个令人不快的现实:偶尔,母公司或子公司的优秀而忠诚的C EO会患上痴呆症、阿尔茨海默病或其他使人衰弱的长期疾病。 查理和我多次遇到这个问题却未能采取行动。这种失败可能是一个巨大的错误。 董事会必须对CEO层面的这种可能性保持警觉,CEO必须对子公司层面的可能性保持警觉。 这说起来容易做起来难;我可以从过去大公司的几个例子中举证。我只能建议董事们要保持警觉并大声说出来。 在我有生之年,改革者试图通过要求披露老板的薪酬与普通员工薪酬的比较来让CEO们难堪。 委托书立即从早期的20页或更少膨胀到100多页。 但良好的意图没有奏效;相反,它们适得其反。 根据我的大多数观察,"A"公司的CEO看着"B"公司的竞争对手,巧妙地向董事会传达他应该值更多钱。 当然,他也提高了董事们的薪酬,并谨慎选择薪酬委员会的成员。 新规则产生了嫉妒,而不是节制。 棘轮效应开始自行发展。 经常困扰非常富有的CEO的事情——毕竟他们也是人——是其他CEO变得更富有了。 嫉妒和贪婪携手而行。 有哪个顾问曾经建议过认真削减CEO? 总体而言, 伯克希尔的业务前景略好于平均水平,由几个不相关的大型宝石引领。 然而,从现在起十年或二十年后,会有许多公司做得比伯克希尔更好;我们的规模是有代价的。 伯克希尔比我所知道的任何企业都更不可能遭遇毁灭性灾难。 伯克希尔拥有比我熟悉的几乎任何公司都更有股东意识的管理层和董事会(而我见过很多)。 最后,伯克希尔将始终以使其存在成为美国资产的方式进行管理,并避免导致其成为乞求者的活动。 随着时间的推移,我们的管理者应该变得相当富有——他们承担着重要的责任—— 但他们没有建立王朝或炫富的欲望。 我们的股价将反复无常地波动,偶尔会下跌50%左右,就像现任管理层60年来发生过三次那样。 不要绝望;美国会回来,伯克希尔股票也会。 一些最后的想法一个可能有点自私的观察:我很高兴地说,我对生命的后半段比前半段感觉更好。 我的建议:不要为过去的错误而自责——至少从中学到一点东西,然后继续前进。改进永远不会太晚。 找到正确的英雄并模仿他们。你可以从汤姆·墨菲开始;他是最好的。 记住阿尔弗雷德·诺贝尔,后来的诺贝尔奖的创始人,据说当他弟弟去世时,报纸搞错了,他读到了自己被误登的讣告。 他对所读到的内容感到震惊,意识到自己应该改变行为。 不要指望新闻编辑室的混乱:决定你希望你的讣告怎么写,然后过配得上它的生活。 伟大不是通过积累大量金钱、大量宣传或政府的巨大权力而来。 当你以数千种方式中的任何一种帮助某人时,你就在帮助世界。 善良是无代价的,但也是无价的。无论你是否信教,黄金法则很难被超越作为行为指南。 我写这些是作为一个无数次不周到、犯过许多错误、但也很幸运地从一些很棒的朋友那里学会如何表现得更好的人(不过仍然离完美还有很长的路)。 请记住,清洁工和董事长一样都是人。 祝所有读到这篇文章的人感恩节快乐。 是的,即使是混蛋;改变永远不会太晚。 记住要感谢美国最大化了你的机会。 但它在分配奖励时——不可避免地——是反复无常的,有时甚至是贪婪的。 非常谨慎地选择你的英雄,然后效仿他们。 你永远不会完美, 但你总是可以变得更好。 关于伯克希尔伯克希尔·哈撒韦及其子公司从事多元化的商业活动,包括保险和再保险、公用事业和能源、货运铁路运输、制造、服务和零售。 公司普通股在纽约证券交易所上市,交易代码为BRK.A和BRK.B。 ————— Endereço:马克·D·汉堡 402-346-1400