Em sua última carta anual, publicada hoje, Buffett compartilhou uma observação que pode ser considerada um tanto egoísta: Fico feliz em dizer que me sinto melhor em relação à segunda metade da minha vida do que à primeira. Meu conselho: Não se culpe por erros passados — pelo menos aprenda algo com eles e siga em frente. Nunca é tarde para melhorar. Encontre os heróis certos e inspire-se neles. Você pode começar com Tom Murphy; ele é o melhor. Lembre-se de Alfred Nobel, o fundador do Prêmio Nobel. Conta-se que, quando seu irmão faleceu, o jornal cometeu um erro e ele leu seu próprio obituário publicado incorretamente. Ele ficou chocado com o que leu e percebeu que deveria mudar seu comportamento. Não espere caos na redação: decida como você quer que seu obituário seja escrito e, então, viva uma vida digna dele. A grandeza não se conquista acumulando grandes somas de dinheiro, por meio de propaganda extensiva ou imenso poder governamental. Ao ajudar alguém de qualquer uma das milhares de maneiras possíveis, você está ajudando o mundo. A bondade não tem custo, mas é inestimável. Seja você religioso ou não, a Regra de Ouro é difícil de superar como guia de conduta. Escrevo isto como alguém que já foi desrespeitoso inúmeras vezes, cometeu muitos erros, mas também teve a sorte de aprender a se comportar melhor com alguns ótimos amigos (embora ainda esteja longe da perfeição). Por favor, lembrem-se: tanto os zeladores quanto os presidentes de conselho são seres humanos. Feliz Dia de Ação de Graças a todos que lerem este artigo. Sim, mesmo que você seja um idiota; nunca é tarde demais para mudar. Lembre-se de agradecer aos Estados Unidos por maximizarem suas oportunidades. Mas, na distribuição de recompensas, ela é — inevitavelmente — caprichosa e, às vezes, até gananciosa. Escolha seu herói com muito cuidado e depois imite-o. Você nunca será perfeito, mas sempre pode se tornar uma pessoa melhor.
Conteúdo original: Segue a carta na íntegra: BERKSHIRE HATHAWAY INC. COMUNICADO DE IMPRENSA PARA DIVULGAÇÃO IMEDIATA 10 de novembro de 2025 Omaha, NE (BRK.A; BRK.B) – Hoje, Warren E. Buffett converteu 1.800 ações classe A em 2.700.000 ações classe B para doar essas ações classe B a quatro fundações familiares: 1.500.000 ações para a Fundação Susan Thompson Buffett e 400.000 ações para cada uma das seguintes fundações: Fundação Sherwood, Fundação Howard G. Buffett e Fundação NoVo. Essas doações foram entregues hoje. Seguem os comentários do Sr. Buffett aos seus colegas acionistas: Aos meus colegas acionistas: Não vou mais escrever o relatório anual da Berkshire nem falar sem parar na assembleia anual. Como diriam os britânicos, vou "ficar quieto". Mais ou menos. Greg Abel assumirá o cargo de chefe no final do ano. Ele é um ótimo gestor, um trabalhador incansável e um comunicador honesto. Desejo-lhe um longo mandato. Continuarei conversando com vocês e meus filhos sobre a Berkshire por meio da minha mensagem anual de Ação de Graças. Os acionistas individuais da Berkshire são um grupo muito especial, excepcionalmente generoso em compartilhar seus lucros com aqueles menos afortunados. É um prazer manter contato com vocês. Permitam-me, este ano, uma breve retrospectiva. Em seguida, discutirei os planos para a distribuição das minhas ações da Berkshire. Por fim, compartilharei algumas observações pessoais e profissionais. Com a aproximação do Dia de Ação de Graças, sinto-me grato e surpreso pela minha sorte de estar vivo aos 95 anos. Quando eu era jovem, esse resultado não parecia uma boa aposta. No início, quase morri. Era 1938 e os hospitais de Omaha eram então considerados pelos seus cidadãos como católicos ou protestantes, uma classificação que parecia natural na época. Nosso médico de família, Harley Hotz, era um católico simpático que fazia visitas domiciliares carregando uma maleta preta. O Dr. Hotz me chamava de Skipper e nunca cobrava muito pelas consultas. Quando tive uma forte dor de barriga em 1938, o Dr. Hotz veio me visitar e, depois de me examinar um pouco, disse que eu ficaria bem pela manhã. Ele então foi para casa, jantou e jogou um pouco de bridge. O Dr. Hotz, no entanto, não conseguia tirar meus sintomas um tanto peculiares da cabeça e, mais tarde naquela noite, me encaminhou ao Hospital St. Catherine para uma apendicectomia de emergência. Durante as três semanas seguintes, senti-me como se estivesse num convento e comecei a gostar do meu novo "púlpito". Gostava de falar – sim, mesmo naquela época – e as freiras acolheram-me. Para piorar a situação, a Srta. Madsen, minha professora da terceira série, pediu aos meus 30 colegas que me escrevessem uma carta cada um. Provavelmente joguei fora as cartas dos meninos, mas li e reli as das meninas; a hospitalização teve suas recompensas. O ponto alto da minha recuperação – que, na verdade, foi bastante incerta durante boa parte da primeira semana – foi um presente da minha querida tia Edie. Ela me trouxe um kit de coleta de impressões digitais com aparência muito profissional, e prontamente coletei as impressões digitais de todas as freiras que me acompanhavam. (Eu provavelmente fui o primeiro garoto protestante que eles viram na Igreja de Santa Catarina e eles não sabiam o que esperar.) Minha teoria – totalmente maluca, claro – era que um dia uma freira se desviaria do caminho e o FBI descobriria que havia negligenciado a coleta de impressões digitais das freiras. O FBI e seu diretor, J. Edgar Hoover, haviam se tornado reverenciados pelos americanos na década de 1930, e eu imaginava o próprio Sr. Hoover vindo a Omaha para inspecionar minha inestimável coleção. Além disso, fantasiei que J. Edgar e eu identificaríamos e prenderíamos rapidamente a freira rebelde. A fama nacional parecia certa. Obviamente, minha fantasia nunca se concretizou. Mas, ironicamente, alguns anos depois ficou claro que eu deveria ter coletado as impressões digitais do próprio J. Edgar, já que ele caiu em desgraça por usar indevidamente seu cargo. Bem, essa era Omaha na década de 1930, quando um trenó, uma bicicleta, uma luva de beisebol e um trem elétrico eram objetos de desejo meus e dos meus amigos. Vamos dar uma olhada em algumas outras crianças daquela época, que cresceram muito perto e influenciaram muito a minha vida, mas das quais eu não tinha conhecimento por muito tempo. Começarei por Charlie Munger, meu melhor amigo há 64 anos. Na década de 1930, Charlie morava a um quarteirão da casa que possuo e onde moro desde 1958. No início, quase me tornei amigo do Charlie. Charlie, seis anos e quatro meses mais velho que eu, trabalhou no verão de 1940 no armazém do meu avô, ganhando 2 dólares por um dia de 10 horas. (A frugalidade corre nas veias da família Buffett.) No ano seguinte, fiz um trabalho semelhante no armazém, mas só conheci o Charlie em 1959, quando ele tinha 35 anos e eu 28. Após servir na Segunda Guerra Mundial, Charlie se formou em Direito pela Universidade de Harvard e se mudou definitivamente para a Califórnia. No entanto, Charlie sempre se referia aos seus primeiros anos em Omaha como fundamentais para a sua formação. Por mais de 60 anos, Charlie teve um enorme impacto em mim e não poderia ter sido um professor melhor e um "irmão mais velho" mais protetor. Tínhamos diferenças, mas nunca discutimos. "Eu te avisei" não fazia parte do vocabulário dele. Em 1958, comprei minha primeira e única casa. Claro, ficava em Omaha, a cerca de três quilômetros de onde cresci (numa definição bem ampla), a menos de dois quarteirões da casa dos meus sogros, a uns seis quarteirões do supermercado Buffett e a seis ou sete minutos de carro do prédio comercial onde trabalho há 64 anos. Vamos passar para outro cidadão de Omaha, Stan Lipsey. Stan vendeu os jornais Omaha Sun (semanários) para a Berkshire em 1968 e, uma década depois, mudou-se para Buffalo a meu pedido. O Buffalo Evening News, pertencente a uma afiliada da Berkshire, estava então travando uma batalha mortal com seu concorrente matutino, que publicava o único jornal dominical de Buffalo. E estávamos perdendo. Stan acabou por desenvolver o nosso novo produto de domingo e, durante alguns anos, o nosso jornal – que antes acumulava prejuízos – rendeu mais de 100% ao ano (antes dos impostos) sobre o nosso investimento de 33 milhões de dólares. Este era um dinheiro importante para a Berkshire no início da década de 1980. Stan cresceu a cerca de cinco quarteirões da minha casa. Um dos vizinhos de Stan era Walter Scott Jr. Walter, como vocês devem se lembrar, trouxe a MidAmerican Energy para a Berkshire em 1999. Ele também foi um diretor valioso da Berkshire até sua morte em 2021 e um amigo muito próximo. Walter foi o líder filantrópico do Nebraska por décadas, e tanto Omaha quanto o estado carregam sua marca. Walter frequentou a Benson High School, escola que eu também deveria frequentar – até que meu pai surpreendeu a todos em 1942 ao derrotar um deputado que estava no cargo há quatro mandatos em uma eleição para o Congresso. A vida é cheia de surpresas. Espere, tem mais. Em 1959, Don Keough e sua jovem família moravam em uma casa localizada exatamente em frente à minha e a cerca de 100 metros de onde a família Munger havia morado. Don era então vendedor de café, mas estava destinado a se tornar presidente da Coca-Cola, bem como um dedicado diretor da Berkshire. Quando conheci Don, ele ganhava 12 mil dólares por ano enquanto ele e sua esposa, Mickie, criavam cinco filhos, todos destinados a escolas católicas (com mensalidades a pagar). Nossas famílias se tornaram grandes amigas. Don veio de uma fazenda no noroeste de Iowa e se formou na Universidade Creighton, em Omaha. Logo no início, casou-se com Mickie, uma moça de Omaha. Depois de entrar para a Coca-Cola, Don se tornou uma lenda no mundo todo. Em 1985, quando Don era presidente da Coca-Cola, a empresa lançou a malfadada New Coke. Don fez um discurso famoso no qual pediu desculpas ao público e restabeleceu a Coca-Cola "antiga". Essa mudança de opinião ocorreu depois que Don explicou que a correspondência recebida pela Coca-Cola, endereçada a "Supremo Idiota", era prontamente entregue em sua mesa. Seu discurso de "retirada" é um clássico e pode ser visto no YouTube. Ele reconheceu alegremente que, na verdade, o produto Coca-Cola pertencia ao público e não à empresa. As vendas dispararam em seguida. Você pode assistir a uma entrevista maravilhosa com Don em https://t.co/CBymrdmZvF. (Tom Murphy e Kay Graham também têm algumas ótimas entrevistas.) Assim como Charlie Munger, Don sempre foi um rapaz do Meio-Oeste americano — entusiasmado, amigável e americano até a medula. Por fim, Ajit Jain, nascido e criado na Índia, assim como Greg Abel, nosso futuro CEO canadense, viveram em Omaha por vários anos no final do século XX. Aliás, na década de 1990, Greg morava a poucos quarteirões de mim na Rua Farnam, embora nunca tenhamos nos conhecido na época. Será possível que exista algum ingrediente mágico na água de Omaha? Vivi alguns anos da minha adolescência em Washington, DC (quando meu pai era membro do Congresso), e em 1954 aceitei o que pensei que seria um emprego permanente em Manhattan. Lá, fui tratado maravilhosamente bem por Ben Graham e Jerry Newman e fiz muitos amigos para a vida toda. Nova York tinha atrativos únicos — e ainda tem. Mesmo assim, em 1956, depois de apenas um ano e meio, voltei para Omaha, para nunca mais vagar por aí. Posteriormente, meus três filhos, assim como vários netos, foram criados em Omaha. Meus filhos sempre frequentaram escolas públicas (formando-se na mesma escola secundária que educou meu pai, turma de 1921; minha primeira esposa, Susie, turma de 1950; bem como Charlie, Stan Lipsey, Irv e Ron Blumkin, que foram fundamentais para o crescimento da Nebraska Furniture Mart; e Jack Ringwalt, turma de 1923, que fundou a National Indemnity e a vendeu para a Berkshire em 1967, onde se tornou a base sobre a qual nossa enorme operação de seguros de propriedade e acidentes foi construída). Nosso país tem muitas empresas excelentes, escolas excelentes, instalações médicas excelentes — e cada uma delas certamente tem suas próprias vantagens especiais, além de pessoas talentosas. Mas me sinto muito sortudo por ter tido a sorte de fazer muitos amigos para a vida toda, de conhecer minhas duas esposas, de ter um ótimo começo na educação em escolas públicas, de conhecer muitos adultos interessantes e amigáveis de Omaha quando eu era muito jovem e de fazer uma grande variedade de amigos na Guarda Nacional de Nebraska. Resumindo, Nebraska tem sido meu lar. Olhando para trás, sinto que tanto a Berkshire quanto eu nos saímos melhor por causa da nossa base em Omaha do que se eu tivesse residido em qualquer outro lugar. O centro dos Estados Unidos era um ótimo lugar para nascer, criar uma família e construir um negócio. Por pura sorte, tive um destino incrivelmente privilegiado. Agora vamos falar sobre a minha idade avançada. Meus genes não têm sido particularmente úteis — o recorde de longevidade da família (é verdade que os registros familiares ficam imprecisos à medida que se retrocede no tempo) era de 92 anos até eu nascer. Mas tive médicos sábios, amigáveis e dedicados em Omaha, começando com Harley Hotz, e continuando até hoje. Pelo menos três vezes, minha vida foi salva — todas com médicos a poucos quilômetros de casa. (Desisti de tirar impressões digitais de enfermeiras, no entanto. Aos 95 anos, você pode se safar com muitas excentricidades... mas há limites.) Quem chega à terceira idade precisa de uma enorme dose de sorte — escapar diariamente de cascas de banana, desastres naturais, motoristas bêbados ou distraídos, raios, e por aí vai. Mas a sorte é inconstante e — não há outro termo que se encaixe — extremamente injusta. Em muitos casos, nossos líderes e os ricos receberam muito mais sorte do que lhes cabe — sorte que, com muita frequência, os beneficiários preferem não reconhecer. Os herdeiros de dinastias alcançaram a independência financeira vitalícia no momento em que saíram do útero, enquanto outros chegaram enfrentando um inferno durante a infância ou, pior, enfermidades físicas ou mentais incapacitantes que os privam daquilo que eu considerava garantido. Em muitas regiões densamente povoadas do mundo, eu provavelmente teria tido uma vida miserável — e minhas irmãs teriam tido uma vida ainda pior. Nasci em 1930 — saudável, razoavelmente inteligente, branco, homem e nos Estados Unidos. Uau! Obrigada, Senhora Sorte. Minhas irmãs tinham a mesma inteligência e personalidades melhores que a minha, mas enfrentavam uma realidade bem diferente. A sorte continuou a me acompanhar durante boa parte da minha vida, mas ela tem coisas melhores para fazer do que lidar com pessoas na casa dos 90 anos. A sorte tem seus limites. O tempo, ao contrário, agora me acha mais interessante à medida que envelheço. E ele é invicto; para ele, todos acabam em sua lista de conquistas como "vitórias". Quando o equilíbrio, a visão, a audição e a memória estão em declínio constante, você sabe que o tempo está chegando. Envelheci tarde — o início da velhice varia bastante —, mas, uma vez que ela aparece, não pode ser negada. Para minha surpresa, no geral me sinto bem. Embora me mova lentamente e leia com crescente dificuldade, estou no escritório cinco dias por semana, onde trabalho com pessoas maravilhosas. Ocasionalmente, tenho uma ideia útil ou recebo uma proposta que talvez não tivéssemos recebido de outra forma. Devido ao tamanho da Berkshire e aos níveis de mercado, as ideias são poucas — mas não inexistentes. Minha longevidade inesperada, no entanto, tem consequências inevitáveis de grande importância para minha família e para a concretização dos meus objetivos filantrópicos. Vamos explorá-los. O que vem a seguir Meus filhos já estão todos acima da idade normal de aposentadoria, tendo chegado aos 72, 70 e 67 anos. Seria um erro apostar que os três — que agora estão no auge em muitos aspectos — terão a minha excepcional sorte de envelhecer mais lentamente. Para aumentar a probabilidade de que eles se desfaçam do que será essencialmente todo o meu patrimônio antes que outros administradores os substituam, preciso acelerar o ritmo das doações em vida para as três fundações que eles mantêm. Meus filhos estão agora no auge da vida em termos de experiência e sabedoria, mas ainda não chegaram à velhice. Esse período de "lua de mel" não durará para sempre. Felizmente, uma correção de rumo é fácil de executar. Há, no entanto, um fator adicional a considerar: gostaria de manter uma quantidade significativa de ações da classe A até que os acionistas da Berkshire desenvolvam a mesma confiança em Greg que Charlie e eu temos há muito tempo. Esse nível de confiança não deve demorar muito. Meus filhos já apoiam Greg incondicionalmente, assim como os diretores da Berkshire. Os três filhos agora possuem a maturidade, a inteligência, a energia e o instinto necessários para administrar uma grande fortuna. Eles também terão a vantagem de estarem ativos quando eu já tiver partido há muito tempo e, se necessário, poderão adotar políticas tanto preventivas quanto reativas às políticas tributárias federais ou a outros desenvolvimentos que afetem a filantropia. É bem possível que precisem se adaptar a um mundo em constante transformação ao seu redor. Governar do túmulo não tem um histórico muito bom, e eu nunca senti vontade de fazê-lo. Felizmente, os três filhos receberam uma dose dominante de seus genes da mãe. Com o passar das décadas, também me tornei um modelo melhor para o pensamento e o comportamento deles. No entanto, jamais alcançarei a mesma qualidade que a mãe deles. Meus filhos têm três curadores substitutos para o caso de falecimentos prematuros ou incapacidades. Os substitutos não são hierarquizados nem vinculados a um filho específico. Os três são pessoas excepcionais e sábias em relação aos assuntos do mundo. Eles não têm motivações conflitantes. Assegurei aos meus filhos que eles não precisam fazer milagres nem temer fracassos ou decepções. Eles são inevitáveis, e eu já tive a minha parcela. Eles simplesmente precisam aprimorar um pouco o que geralmente é alcançado por meio de atividades governamentais e/ou filantropia privada, reconhecendo que esses outros métodos de redistribuição de riqueza também apresentam deficiências. No início, cogitei vários grandes planos filantrópicos. Embora fosse teimoso, eles não se mostraram viáveis. Ao longo dos meus muitos anos, também testemunhei transferências de riqueza mal concebidas por parte de políticos oportunistas, escolhas dinásticas e, sim, filantropos ineptos ou excêntricos. Se meus filhos simplesmente fizerem um trabalho decente, podem ter certeza de que eu e a mãe deles ficaremos satisfeitos. Eles têm bom instinto e cada um deles tem anos de prática com quantias inicialmente muito pequenas, que foram sendo aumentadas irregularmente para mais de 500 milhões de dólares anualmente. Os três gostam de trabalhar muitas horas para ajudar os outros, cada um à sua maneira. O aumento das minhas doações em vida para as fundações dos meus filhos não reflete, de forma alguma, qualquer mudança na minha opinião sobre as perspectivas da Berkshire. Greg Abel superou as altas expectativas que eu tinha para ele quando pensei pela primeira vez que ele deveria ser o próximo CEO da Berkshire. Ele entende muitos dos nossos negócios e funcionários muito melhor do que eu agora, e aprende muito rápido sobre assuntos que muitos CEOs nem sequer consideram. Não consigo imaginar um CEO, um consultor de gestão, um acadêmico, um membro do governo — enfim, qualquer pessoa — que eu escolheria em vez do Greg para administrar nossas economias, as suas e as minhas. Greg entende, por exemplo, muito mais sobre o potencial de crescimento e os riscos do nosso negócio de seguros de propriedade e acidentes do que muitos executivos veteranos do setor. Espero que sua saúde permaneça boa por várias décadas. Com um pouco de sorte, a Berkshire deverá precisar de apenas cinco ou seis CEOs no próximo século. Deverá, em particular, evitar aqueles cujo objetivo seja se aposentar aos 65 anos, enriquecer para ostentar ou iniciar uma dinastia. Uma triste realidade: ocasionalmente, um CEO maravilhoso e leal da matriz ou de uma subsidiária sucumbe à demência, ao Alzheimer ou a outra doença debilitante e de longo prazo. Charlie e eu nos deparamos com esse problema diversas vezes e não fizemos nada. Essa omissão pode ser um erro enorme. O Conselho de Administração deve estar atento a essa possibilidade ao nível do CEO, e o CEO deve estar atento a essa possibilidade nas subsidiárias. Isso é mais fácil dizer do que fazer; eu poderia citar alguns exemplos do passado em grandes empresas. O único conselho que posso dar é que os diretores estejam alertas e se manifestem. Durante a minha vida, os reformadores procuraram constranger os CEOs exigindo a divulgação da remuneração do chefe em comparação com o que era pago ao funcionário médio. As declarações de procuração aumentaram rapidamente para mais de 100 páginas, em comparação com as 20 ou menos páginas anteriores. Mas as boas intenções não funcionaram; pelo contrário, tiveram o efeito contrário. Com base na maioria das minhas observações, o CEO da empresa “A” olhou para o seu concorrente na empresa “B” e transmitiu subtilmente ao seu conselho de administração que ele próprio deveria valer mais. É claro que ele também aumentou a remuneração dos diretores e foi criterioso na escolha dos membros do comitê de remuneração. As novas regras geraram inveja, não moderação. O mecanismo de catraca ganhou vida própria. O que muitas vezes incomoda os CEOs muito ricos — afinal, eles são humanos — é que outros CEOs estão ficando ainda mais ricos. A inveja e a ganância andam de mãos dadas. E que consultor alguma vez recomendou um corte significativo na remuneração do CEO ou nos pagamentos ao conselho de administração? No geral, os negócios da Berkshire têm perspectivas moderadamente melhores do que a média, liderados por algumas joias de porte considerável e sem correlação entre si. No entanto, daqui a uma ou duas décadas, haverá muitas empresas que terão se saído melhor do que a Berkshire; nosso tamanho cobra seu preço. A Berkshire tem menos probabilidade de sofrer um desastre devastador do que qualquer outra empresa que eu conheça. E a Berkshire possui uma gestão e um conselho administrativo mais focados nos acionistas do que quase qualquer outra empresa que eu conheça (e já vi muitas). Por fim, a Berkshire será sempre gerida de forma a tornar a sua existência uma mais-valia para os Estados Unidos e a evitar atividades que a levem a tornar-se subserviente. Com o tempo, nossos gerentes devem ficar bastante ricos — eles têm responsabilidades importantes —, mas não têm o desejo de ostentar riqueza ou de manter um legado para fins de exibicionismo. O preço de nossas ações oscilará de forma imprevisível, podendo cair ocasionalmente cerca de 50%, como já aconteceu três vezes nos últimos 60 anos sob a atual gestão. Não se desespere; a América vai se recuperar e as ações da Berkshire também. Algumas considerações finais Uma observação talvez interesseira: fico feliz em dizer que me sinto melhor em relação à segunda metade da minha vida do que à primeira. Meu conselho: Não se culpe por erros passados — aprenda pelo menos um pouco com eles e siga em frente. Nunca é tarde para melhorar. Escolha os heróis certos e copie-os. Você pode começar com Tom Murphy; ele era o melhor. Lembre-se de Alfred Nobel, que mais tarde recebeu o Prêmio Nobel, que — segundo consta — leu seu próprio obituário, que foi publicado por engano quando seu irmão faleceu e houve uma confusão com os jornais. Ele ficou horrorizado com o que leu e percebeu que deveria mudar seu comportamento. Não conte com uma confusão na redação: decida o que você gostaria que dissesse em seu obituário e viva a vida para merecê-lo. A grandeza não surge da acumulação de grandes quantidades de dinheiro, de muita publicidade ou de grande poder no governo. Ao ajudar alguém de milhares de maneiras diferentes, você ajuda o mundo. A bondade não tem custo, mas também não tem preço. Seja você religioso ou não, é difícil superar a Regra de Ouro como guia de conduta. Escrevo isto como alguém que já foi inconsequente inúmeras vezes e cometeu muitos erros, mas que também teve muita sorte em aprender com alguns amigos maravilhosos como se comportar melhor (ainda estou longe da perfeição, no entanto). Lembre-se de que a faxineira é tão humana quanto o presidente. Desejo a todos que lerem isto um Feliz Dia de Ação de Graças. Sim, até mesmo os idiotas; nunca é tarde demais para mudar. Lembre-se de agradecer à América por maximizar suas oportunidades. Mas é — inevitavelmente — caprichoso e, por vezes, venal na distribuição das suas recompensas. Escolha seus heróis com muito cuidado e depois imite-os. Você nunca será perfeito, mas sempre pode ser melhor. Sobre Berkshire A Berkshire Hathaway e suas subsidiárias atuam em diversas atividades comerciais, incluindo seguros e resseguros, serviços públicos e energia, transporte ferroviário de cargas, manufatura, serviços e varejo. As ações ordinárias da empresa são negociadas na Bolsa de Valores de Nova York, sob os códigos BRK.A e BRK.B. - Fim - Contato: Marc D. Hamburgo 402-346-1400
Tradução: Comunicados de imprensa da Berkshire Hathaway instantaneamente 10 de novembro de 2025, Omaha, Nebraska (BRK.A; BRK.B) — Hoje, Warren E. Buffett converteu 1.800 ações Classe A em 2.700.000 ações Classe B, que serão doadas a quatro fundações familiares: 1.500.000 ações para a Fundação Susan Thompson Buffett e 400.000 ações para cada uma das seguintes fundações: Sherwood Foundation, Howard G. Buffett Foundation e NoVo Foundation. Essas doações foram concluídas hoje. A carta do Sr. Buffett aos acionistas é a seguinte: A todos os acionistas: Não escreverei mais o relatório anual da Berkshire, nem farei discursos longos na assembleia anual de acionistas. Em termos britânicos, eu preciso "me acalmar". Eu acho que sim. Greg Abel assumirá a liderança da empresa no final do ano. Ele é um excelente gestor, um trabalhador incansável e um comunicador honesto. Desejamos-lhe uma gestão longa e bem-sucedida. Continuarei a falar com vocês e com meus filhos sobre a Berkshire durante meu discurso anual de Ação de Graças. Os acionistas individuais da Berkshire são um grupo muito especial, excepcionalmente generoso em compartilhar seus lucros com os menos afortunados. É um prazer manter contato com vocês. Este ano, permitam-me começar por relembrar o passado. Em seguida, discutirei meus planos para a alocação das minhas ações da Berkshire. Por fim, compartilharei algumas observações pessoais e profissionais. Com a aproximação do Dia de Ação de Graças, sinto-me grato e admirado por ainda estar vivo aos 95 anos. Quando eu era jovem, esse resultado não me parecia uma boa aposta. Quase morri ainda jovem. Isso foi em 1938, quando os hospitais de Omaha eram geralmente percebidos pelo público como católicos ou protestantes, uma classificação que parecia natural na época. Nosso médico de família, Harry Hotz, era um católico simpático que vinha à nossa casa com sua maleta médica preta. O Dr. Hotz me chamava de "Capitão" e nunca cobrava muito pelos seus serviços. Em 1938, quando tive fortes dores de estômago, o Dr. Hotz veio me examinar, deu uma olhada em como eu estava e disse que eu estaria melhor pela manhã. Depois, ele foi para casa, jantou e jogou bridge por um tempo. Mas o Dr. Hotz não conseguia esquecer meus sintomas um tanto estranhos e, mais tarde naquela noite, me levou ao Hospital St. Catherine para uma apendicectomia de emergência. Nas três semanas seguintes, senti-me como se estivesse num convento e comecei a desfrutar da minha nova "plataforma de pregação". Adorava falar — sim, mesmo naquela época — e as freiras também adoravam-me. O mais incrível é que minha professora da terceira série, a Sra. Madsen, pediu a cada um dos meus 30 colegas que me escrevesse uma carta. Provavelmente joguei fora todas as cartas dos meninos, mas li as das meninas várias e várias vezes; até a hospitalização tem suas recompensas. O ponto alto da minha recuperação — na verdade, a primeira semana foi bastante perigosa — foi um presente da minha querida tia Edie. Ela me trouxe um kit de coleta de impressões digitais com aparência muito profissional, e imediatamente tirei minhas impressões digitais de todas as freiras que estavam cuidando de mim. (Eu provavelmente fui a primeira criança protestante que eles viram no Hospital Santa Catarina; eles não tinham ideia do que ia acontecer.) Minha teoria — que é totalmente absurda, claro — é que um dia uma freira se corromperá e o FBI descobrirá que se esqueceu de coletar suas impressões digitais. O FBI e seu diretor, J. Edgar Hoover, eram reverenciados pelos americanos na década de 1930, e imagino que o próprio Sr. Hoover viria a Omaha para examinar esta minha preciosa coleção. Fantasiei ainda que J. Edgar e eu identificaríamos e prenderíamos rapidamente a freira desorientada. A fama nacional parecia inevitável. Obviamente, minha fantasia nunca se concretizou. Mas, ironicamente, anos depois ficou claro que eu deveria ter coletado as impressões digitais do próprio J. Edgar, pois ele havia caído em desgraça por abusar de seu poder. Certo, essa é Omaha na década de 1930, quando trenós, bicicletas, luvas de beisebol e trens elétricos eram coisas com que meus amigos e eu sonhávamos. Vamos dar uma olhada em algumas outras crianças daquela época que cresceram no bairro e influenciaram muito a minha vida, mas cuja existência eu desconhecia por muito tempo. Deixe-me começar com Charlie Munger, meu melhor amigo há 64 anos. Na década de 1930, Charlie morava a um quarteirão da casa que possuo e onde moro desde 1958. Quase conheci Charlie na minha infância. Charlie era seis anos e quatro meses mais velho do que eu e trabalhava no armazém do meu avô no verão de 1940, trabalhando 10 horas por dia por 2 dólares. (A frugalidade está enraizada na família Buffett.) Eu tive um emprego semelhante no armazém no ano seguinte, mas só nos conhecemos em 1959, quando ele tinha 35 anos e eu 28. Após servir na Segunda Guerra Mundial, Charlie se formou na Faculdade de Direito de Harvard e se mudou definitivamente para a Califórnia. Mas Charlie sempre considerou seus primeiros anos em Omaha como um período formativo. Charlie teve uma influência enorme sobre mim por mais de 60 anos; ele foi meu melhor professor e um "irmão mais velho" protetor. Temos divergências, mas nunca discutimos. "Eu te avisei" não faz parte do vocabulário dele. Em 1958, comprei minha primeira e única casa. Claro, ficava em Omaha, a cerca de três quilômetros de onde cresci (em linhas gerais), a menos de dois quarteirões da casa dos meus sogros, a cerca de seis quarteirões do mercado Buffett's e a seis ou sete minutos de carro do prédio comercial onde trabalhei por 64 anos. Vamos passar para outro homem de Omaha, Stan Lipsey. Stan vendeu o Omaha Sun (jornal semanal) para a Berkshire Hathaway em 1968 e se mudou para Buffalo dez anos depois, a meu pedido. O Buffalo Evening Post, pertencente a uma afiliada da Berkshire, estava então travando uma batalha acirrada com seu rival matutino, que publicava o único jornal dominical de Buffalo. E estávamos perdendo. Stan acabou por desenvolver o nosso novo produto de domingo e, durante anos, o nosso jornal — que antes dava prejuízo — rendeu mais de 100% ao ano, antes de impostos, sobre um investimento de 33 milhões de dólares. Isso representou uma receita significativa para a Berkshire no início da década de 1980. Stan cresceu a cerca de cinco quarteirões da minha casa. Um dos vizinhos de Stan era Walter Scott Jr. Talvez você se lembre de que Walter trouxe a MidAmerican Energy para a Berkshire Hathaway em 1999. Ele também foi um diretor importante da Berkshire e um amigo muito próximo até sua morte em 2021. Walter foi um líder filantrópico no Nebraska por décadas, deixando sua marca em Omaha e em todo o estado. Walter frequentou a Benson High School, onde eu também deveria ter ido originalmente — até 1942, quando meu pai surpreendeu a todos ao derrotar um congressista que estava no cargo há quatro mandatos nas eleições gerais. A vida é cheia de surpresas. E assim por diante, há mais. Em 1959, Don Keough e sua jovem família moravam na casa em frente à minha, a cerca de 100 metros de onde a família Munger havia morado. Don era vendedor de café na época, mas estava destinado a se tornar presidente da Coca-Cola e um diretor leal da Berkshire Hathaway. Quando conheci Tang, ele ganhava 12 mil dólares por ano, e ele e sua esposa, Mitch, estavam criando cinco filhos que frequentavam escolas católicas (para as quais era necessário pagar mensalidade). Nossas duas famílias rapidamente se tornaram boas amigas. Don veio de uma fazenda no noroeste de Iowa e se formou na Universidade Creighton em Omaha. Ele se casou com Mickey, uma moça de Omaha, ainda jovem. Depois de entrar para a Coca-Cola, Don se tornou uma lenda mundial. Em 1985, quando Don se tornou presidente da Coca-Cola, a empresa lançou a malfadada New Coke. Tang fez um discurso memorável, pedindo desculpas ao público e relançando a "antiga" Coca-Cola. Essa mudança ocorreu depois que Tang explicou que cartas da Coca-Cola endereçadas ao "idiota supremo" estavam sendo entregues diretamente em sua mesa. Seu discurso de "retração" é um clássico e pode ser assistido no YouTube. Ele admitiu alegremente que, na verdade, os produtos da Coca-Cola pertencem ao público, não à empresa. As vendas dispararam em seguida. Você pode assistir à fascinante entrevista de Don em https://t.co/CBymrdmZvF. (Há também alguns ótimos vídeos com Tom Murphy e Kay Graham.) Assim como Charlie Munger, Don sempre será um rapaz do Meio-Oeste americano — afetuoso, amigável e a personificação do espírito americano. Por fim, Ajit Jain, que nasceu e cresceu na Índia, e nosso futuro CEO canadense, Greg Abel, moraram em Omaha por vários anos no final do século XX. Aliás, na década de 1990, Greg morava a poucos quarteirões de mim na Rua Farnam, embora nunca tenhamos nos conhecido na época. Será que a água de Omaha contém algum tipo de ingrediente mágico? Passei vários anos da minha adolescência em Washington, D.C. (onde meu pai era membro do Congresso), e em 1954 aceitei o que pensei que seria um emprego permanente em Manhattan. Lá, Ben Graham e Jerry Newman me trataram muito bem, e fiz muitos amigos para a vida toda. Nova York tem um trunfo único — e ainda tem. No entanto, em 1956, apenas um ano e meio depois, voltei para Omaha e nunca mais saí de lá. Posteriormente, meus três filhos e vários netos cresceram em Omaha. Meus filhos frequentaram escolas públicas (formando-se na mesma escola secundária que formou meu pai (turma de 1921), minha primeira esposa Susie (turma de 1950), bem como Charlie, Stan Lipsey, Irving e Ron Bloomkin (que foram cruciais para o desenvolvimento da Nebraska Furniture City) e Jack Linwalt (turma de 1923, que fundou a National Indemnity e a vendeu para a Berkshire Hathaway em 1967, que se tornou a base de nosso vasto negócio de seguros de propriedade e acidentes). Nosso país possui muitas empresas, escolas e instituições médicas excelentes, cada uma com seus pontos fortes e talentos excepcionais. Mas me sinto muito sortudo por ter feito muitos amigos para a vida toda, conhecido minhas duas esposas, recebido uma boa educação inicial em escolas públicas, conhecido muitos adultos interessantes e amigáveis em Omaha quando eu era muito jovem e feito todo tipo de amizade na Guarda Nacional de Nebraska. Resumindo, Nebraska sempre foi meu lar. Olhando para trás, acho que o motivo pelo qual Berkshire e eu conseguimos prosperar é porque nossas raízes estão em Omaha, e não em outro lugar. O coração da América é um ótimo lugar para nascer, criar uma família e começar um negócio. Por pura sorte, nasci com um visto absurdamente longo. Agora vamos falar sobre a minha idade avançada. Meus genes não foram particularmente úteis — o recorde de longevidade da família (admito que o histórico familiar fica nebuloso quando se rastreia a árvore genealógica) era de 92 anos, até eu nascer. Mas tenho médicos sábios, amigáveis e dedicados em Omaha, desde Harry Hotz até os dias de hoje. Pelo menos três vezes, minha vida foi salva — cada vez por um médico que morava a quilômetros de distância da minha casa. (Embora eu tenha desistido de deixar enfermeiras coletarem minhas impressões digitais. Você pode ter muitas peculiaridades aos 95 anos... mas há limites.) Quem chega à velhice precisa de muita sorte — evitar cascas de banana, desastres naturais, motoristas bêbados ou distraídos, raios e outras coisas do tipo todos os dias. Mas a sorte é inconstante e — nenhuma outra palavra seria mais adequada — extremamente injusta. Em muitos casos, nossos líderes e os ricos recebem muito mais sorte do que merecem — e os beneficiários muitas vezes não estão dispostos a admitir isso. Os herdeiros por direito hereditário conquistam independência econômica vitalícia desde o nascimento, enquanto outros enfrentam circunstâncias infernais na infância ou, pior ainda, deficiências físicas ou mentais que os privam de tudo o que consideram garantido. Em muitas regiões densamente povoadas do mundo, eu provavelmente estaria vivendo uma vida miserável — e minhas irmãs estariam em situação ainda pior. Nasci em 1930 — saudável, razoavelmente inteligente, branco, homem e nos Estados Unidos. Uau! Obrigada, Senhora Sorte. Minhas irmãs possuem a mesma inteligência e um caráter melhor que o meu, mas enfrentam perspectivas muito diferentes. A sorte continuou a me favorecer durante a maior parte da minha vida, mas ela tinha coisas melhores para fazer do que cuidar de alguém com mais de noventa anos. A sorte tem seus limites. Pelo contrário, o Tempo agora me acha mais interessante à medida que envelheço. E ele é invencível; para ele, todos serão eventualmente registrados como uma "vitória" em sua tabela de pontuação. Quando seu equilíbrio, visão, audição e memória começam a piorar, você sabe que o tempo está chegando. Envelheço tarde — o momento varia de pessoa para pessoa — mas quando acontece, é inegável. Para minha surpresa, no geral me sinto bem. Embora esteja me movimentando lentamente e a leitura esteja se tornando cada vez mais difícil, estou no escritório cinco dias por semana, trabalhando com pessoas maravilhosas. Ocasionalmente, tenho uma ideia útil ou recebo uma proposta que talvez não tivéssemos recebido de outra forma. Dado o tamanho e o nível de mercado da Berkshire, as ideias são poucas, mas não inexistentes. No entanto, minha longevidade inesperada teve um impacto inevitável e significativo em minha família e na realização de meus objetivos filantrópicos. Vamos discutir isso. O que acontecerá a seguir? Meus filhos já passaram da idade normal de aposentadoria, tendo alcançado 72, 70 e 67 anos, respectivamente. Seria um erro apostar que os três — que atualmente estão no auge em muitos aspectos — terão a minha extraordinária sorte de retardar o envelhecimento. Para aumentar a probabilidade de que eles se desfaçam do que é essencialmente todo o meu patrimônio antes que um administrador substituto assuma o cargo, preciso agilizar o processo de doações em vida para suas três fundações. Meus filhos estão agora no auge da vida em termos de experiência e sabedoria, mas ainda não são velhos. Esse "período de lua de mel" não durará para sempre. Felizmente, ajustar a direção é fácil. No entanto, há um fator adicional a considerar: quero manter uma quantidade significativa de ações Classe A até que os acionistas da Berkshire tenham o mesmo nível de confiança em Greg que Charlie e eu temos há muito tempo. Esse nível de confiança não deve demorar muito. Meus filhos já apoiam Greg incondicionalmente, assim como os diretores da Berkshire. Os três filhos agora possuem a maturidade, a sabedoria, a energia e o instinto necessários para distribuir uma grande quantia de dinheiro. Embora eu já tenha partido há muito tempo e eles ainda estejam vivos, eles terão a vantagem de poder tomar medidas proativas para lidar com políticas tributárias federais ou outras políticas que afetem o desenvolvimento da filantropia, se necessário. Provavelmente, eles precisariam se adaptar a um mundo ao seu redor que teria mudado significativamente. O histórico de governar do túmulo não é bom, e eu nunca senti vontade de fazê-lo. Felizmente, os três filhos herdaram a maior parte dos genes da mãe. Com o passar das décadas, tornei-me um modelo melhor para o pensamento e o comportamento deles. No entanto, nunca poderei estar em pé de igualdade com a mãe deles. Meus filhos têm três curadores alternativos para o caso de falecimento prematuro ou incapacidade. Esses curadores não são hierarquizados nem associados a nenhum filho em particular. Os três são indivíduos excepcionais e experientes. Não há conflitos de interesse entre eles. Garanto aos meus filhos que eles não precisam fazer milagres, nem devem ter medo do fracasso ou da decepção. Isso é inevitável, e eu também já cometi meus erros. Eles precisam apenas alcançar uma ligeira melhoria em relação ao que normalmente é obtido por meio de atividades governamentais e/ou filantropia privada, reconhecendo que esses outros métodos de redistribuição de riqueza também apresentam desvantagens. Nos primeiros tempos, considerei vários grandes planos filantrópicos. Apesar da minha teimosia, esses planos provaram ser inviáveis. Ao longo dos anos, também testemunhei transferências de riqueza mal pensadas por parte de políticos, escolhas hereditárias e filantropos incompetentes ou excêntricos. Se meus filhos simplesmente fizerem coisas decentes, podem ter certeza de que eu e a mãe deles ficaremos felizes. Eles têm um bom instinto e cada um deles possui anos de experiência prática, começando com pequenas quantias que, posteriormente, aumentaram de forma irregular para mais de 500 milhões de dólares por ano. Os três gostam de trabalhar muitas horas para ajudar os outros, cada um à sua maneira. O ritmo acelerado de minhas doações vitalícias à Fundação para Crianças não reflete nenhuma mudança na minha visão sobre o futuro de Berkshire. Greg Abel não só correspondeu às minhas altas expectativas, que inicialmente considerei ideais para o cargo de CEO da Berkshire, como as superou. Ele sabe muito mais sobre nossa empresa e nossos funcionários do que eu agora, e aprende muito rapidamente sobre coisas que nem mesmo os CEOs consideram. Não consigo pensar em nenhum CEO, consultor de gestão, acadêmico, funcionário do governo — ninguém — que eu escolheria em vez do Greg para administrar nossas economias, nossas e nossas. Por exemplo, a compreensão que Greg tem do potencial de crescimento e dos riscos do nosso negócio de seguros de propriedade e acidentes supera em muito a de muitos executivos veteranos do setor. Espero que ele se mantenha saudável por muitas décadas. Com um pouco de sorte, a Berkshire Hathaway só precisará de cinco ou seis CEOs no próximo século. Deve evitar especialmente aqueles cujos objetivos sejam se aposentar aos 65 anos, ostentar riqueza ou construir um império. Uma realidade desagradável: ocasionalmente, o excelente e leal CEO de uma empresa matriz ou subsidiária desenvolve demência, doença de Alzheimer ou outras doenças crônicas debilitantes. Charlie e eu nos deparamos com esse problema muitas vezes, mas não tomamos nenhuma providência. Essa omissão pode ser um grande erro. O conselho de administração deve estar atento a essa possibilidade no nível do CEO, e o CEO deve estar atento a essa possibilidade no nível das subsidiárias. Isso é mais fácil dizer do que fazer; posso citar vários exemplos de grandes empresas do passado como prova. Só posso aconselhar os membros do conselho a ficarem vigilantes e a se manifestarem. Durante a minha vida, reformadores tentaram constranger CEOs exigindo que divulgassem uma comparação entre os salários dos donos de empresas e os dos funcionários comuns. A procuração aumentou imediatamente de 20 páginas ou menos para mais de 100 páginas. Mas as boas intenções não funcionaram; pelo contrário, tiveram o efeito contrário. Com base na maioria das minhas observações, o CEO da Empresa A, ao analisar os concorrentes da Empresa B, transmite sutilmente ao conselho a ideia de que ele próprio vale mais dinheiro. Naturalmente, ele também aumentou a remuneração dos diretores e selecionou cuidadosamente os membros do comitê de remuneração. As novas regras fomentaram a inveja, não a moderação. O efeito catraca começou a se desenvolver por conta própria. O que muitas vezes incomoda os CEOs muito ricos — afinal, eles também são humanos — é que outros CEOs ficaram ainda mais ricos. Ciúme e ganância andam de mãos dadas. Algum consultor já recomendou seriamente a redução da remuneração do CEO ou dos honorários do conselho? De forma geral, as perspectivas de negócios da Berkshire são ligeiramente melhores do que a média, impulsionadas por algumas grandes joias não relacionadas. No entanto, daqui a dez ou vinte anos, muitas empresas terão um desempenho melhor do que a Berkshire; nossa escala tem um preço. A Berkshire Hathaway tem menos probabilidade de sofrer um desastre catastrófico do que qualquer outra empresa que eu conheça. A Berkshire possui uma equipe de gestão e um conselho de administração mais focados nos acionistas do que quase qualquer outra empresa que eu conheça (e já vi muitas). Por fim, a Berkshire será sempre gerida de forma a fazer da sua existência um ativo americano e evitará atividades que a transformariam numa instituição indigente. Com o tempo, nossos gerentes devem se tornar bastante ricos — eles têm responsabilidades significativas —, mas não devem ter o desejo de construir impérios ou ostentar sua riqueza. O preço de nossas ações irá oscilar drasticamente, ocasionalmente caindo cerca de 50%, assim como a atual gestão já fez três vezes nos últimos 60 anos. Não se desespere; a América se recuperará, e as ações da Berkshire Hathaway também. Algumas considerações finais, e talvez uma observação um tanto egoísta: fico feliz em dizer que me sinto melhor em relação à segunda metade da minha vida do que à primeira. Meu conselho: Não se culpe por erros passados — pelo menos aprenda algo com eles e siga em frente. Nunca é tarde para melhorar. Encontre os heróis certos e inspire-se neles. Você pode começar com Tom Murphy; ele é o melhor. Lembre-se de Alfred Nobel, o fundador do Prêmio Nobel. Conta-se que, quando seu irmão faleceu, o jornal cometeu um erro e ele leu seu próprio obituário publicado incorretamente. Ele ficou chocado com o que leu e percebeu que deveria mudar seu comportamento. Não espere caos na redação: decida como você quer que seu obituário seja escrito e, então, viva uma vida digna dele. A grandeza não se conquista acumulando grandes somas de dinheiro, por meio de propaganda extensiva ou imenso poder governamental. Ao ajudar alguém de qualquer uma das milhares de maneiras possíveis, você está ajudando o mundo. A bondade não tem custo, mas é inestimável. Seja você religioso ou não, a Regra de Ouro é difícil de superar como guia de conduta. Escrevo isto como alguém que já foi desrespeitoso inúmeras vezes, cometeu muitos erros, mas também teve a sorte de aprender a se comportar melhor com alguns ótimos amigos (embora ainda esteja longe da perfeição). Por favor, lembrem-se: tanto os zeladores quanto os presidentes de conselho são seres humanos. Feliz Dia de Ação de Graças a todos que lerem este artigo. Sim, mesmo que você seja um idiota; nunca é tarde demais para mudar. Lembre-se de agradecer aos Estados Unidos por maximizarem suas oportunidades. Mas, na distribuição de recompensas, ela é — inevitavelmente — caprichosa e, às vezes, até gananciosa. Escolha seu herói com muito cuidado e depois imite-o. Você nunca será perfeito, mas sempre pode se tornar uma pessoa melhor. Sobre a Berkshire Hathaway: A Berkshire Hathaway e suas subsidiárias atuam em diversas atividades comerciais, incluindo seguros e resseguros, serviços públicos e energia, transporte ferroviário de cargas, manufatura, serviços e varejo. As ações ordinárias da empresa são negociadas na Bolsa de Valores de Nova York sob os códigos BRK.A e BRK.B. --Terminar-- Pessoa de contato: Mark D. Hamburg 402-346-1400