Eu realmente não aguento mais assistir a isso. Solicitar aos subordinados que realizassem uma pesquisa resultou em um relatório repleto de jargões burocráticos e lugares-comuns: frases como "visava a", "não mas" e "baseado em". Perguntei casualmente: De onde vieram os dados? A: Encontrei com o DeepSeek. Por favor, utilize pelo menos um produto de agente como o Gemini Deep Research, que consegue conectar diferentes fontes e cadeias de dados. Os métodos de pesquisa atuais que utilizam IA para buscar, escrever e resumir são, em última análise, apenas ilusões, além de desperdiçarem eletricidade. Lembrei-me de ter conversado com um médico em um hospital antes, e eu ia recomendar a ele uma ferramenta de IA. O médico não disse que era necessário, nem que fosse imprescindível, apenas comentou em tom casual: "Não é particularmente bom." Ele disse que agora os alunos de pós-graduação o ajudam a pesquisar artigos e ler a literatura, e depois fazem um resumo manual. Esse processo em si incentiva os alunos a aprender. O uso de IA reduz esse processo de aprendizagem. A IA certamente pode ser mais rápida, mas é justamente nessa fase de lentidão que o pensamento acontece. Pense devagar, execute rápido. Vamos nos encorajar mutuamente.
Carregando detalhes do thread
Buscando os tweets originais no X para montar uma leitura limpa.
Isso normalmente leva apenas alguns segundos.