Receio que aqueles que acreditam que a Inteligência Artificial Geral (IAG) está muito distante provavelmente estejam pensando em termos de... "Será que os mestrados em direito (LLMs) serão escaláveis para a inteligência artificial global (AGI)?" em vez de "A humanidade está mais perto da Inteligência Artificial Geral?" É como se eles se esquecessem completamente de levar em conta os avanços tecnológicos futuros, e certamente não pensam em como as ferramentas existentes aceleram o ritmo desses avanços. Eles veem o GPT-3, o GPT-4, o GPT-5 e imaginam: "Será que o GPT-7 será uma Inteligência Artificial Geral (IAG)?". Então percebem que, obviamente, não. E projetam a IAG como algo que ainda está a muitos anos de distância. Se não me engano, Karpathy levou cerca de um ano para implementar o NanoGPT. Agora, imagine por um momento um modelo capaz de passar por essa instrução: "Escreva um clone funcional do GPT-2 em C puro, exceto com..." Assim que algo assim existir e estiver amplamente disponível, os LLMs (Laboratórios de Aprendizagem Baseados em Leis) estarão perto do fim. Entraremos instantaneamente em uma era de transição entre esta tecnologia e a próxima, porque laboratórios em todo o mundo estarão realizando pesquisas e experimentações ultrarrápidas, testando novos sistemas e refletindo sobre a própria natureza da inteligência. E o resultado disso será um sistema de inteligência verdadeiramente geral. Sinceramente, acho que isso pegará muitos de surpresa, principalmente aqueles que trabalham em grandes laboratórios de IA, porque estão se acostumando com a curva LLM. Eles pensam que a curva LLM é A curva de inteligência. Mas não é. O crescimento exponencial da inteligência foi impulsionado por avanços graduais. Começou com a vida, passou por bactérias, peixes, dinossauros, humanos, fogo, agricultura, escrita, matemática, imprensa, máquinas a vapor, eletrônica, computadores, internet e agora os LLMs (Licensed Learning Machines). Cada descoberta acelerou o progresso em direção à próxima. Os LLMs não são a última descoberta, mas são a penúltima. Quando digo "Inteligência Artificial Geral por volta do final de 2026", não estou falando do GPT-7. Estou falando do XYZ-1, que será implementado por uma equipe com acesso ao GPT-6...
Carregando detalhes do thread
Buscando os tweets originais no X para montar uma leitura limpa.
Isso normalmente leva apenas alguns segundos.