O hackathon de ontem à noite foi tão ruim que fiquei impressionado com o trabalho de alguns alunos. Mesmo com os avanços atuais na IA, muitas pessoas ainda acreditam que a ideia de que a IA permitirá que todos criem é apenas um clichê. Ontem, enquanto ouvia a apresentação deles, uma frase não me saía da cabeça: "Uma das melhores coisas da era da IA é que ela reduziu a distância entre a criatividade e a execução a quase zero." A forma como uma geração cria está mudando silenciosamente. Essa também foi uma pequena sensação que tive recentemente ao usar o recurso de Quadrinhos Mágicos do aplicativo Wenxin. Fiz alguns experimentos e minha impressão geral é que é simples e divertido. Uma história em quadrinhos pode ser criada com apenas uma frase, uma foto ou dois minutos. É possível que estejamos, na verdade, trabalhando com IA para criar uma determinada narrativa.
Aqui estão alguns casos que eu fiz como iniciante completo: Primeiro, uma descrição em uma frase: Meu gato, de repente, começou a me dizer como ser uma pessoa. A IA desenhou o gato para que se parecesse com um consultor aposentado e me deu uma bronca num tom quase sarcástico. Inicialmente, eu queria ser engraçado, mas ela gentilmente expôs meu erro. Sinto que as histórias em quadrinhos geradas por IA dão vida a um pensamento que eu realmente não estou disposto a admitir. Em segundo lugar, carreguei duas fotos da vida real, selecionei "Cinema com atores reais" nas configurações avançadas e escrevi a legenda em uma frase: "Um dia na minha vida convivendo com IA". Em comparação com a narrativa árida de um texto, não seria mais provável que uma história em quadrinhos fizesse as pessoas refletirem sobre algo, considerando o antigo tema dos entusiastas da inteligência artificial? Quando uma consciência que nunca se desliga coexistir com você, você ainda será capaz de pensar sozinho? Além disso, mudei o cenário para um mundo fictício, situando-o na Dinastia Ming. Surpreendentemente, Wenxin também captou essa essência; sua empatia é verdadeiramente louvável. Em terceiro lugar, quero desafiá-la com uma proposta abstrata: eu insiro uma mentira e a IA escreve o final. Não sei se me compreendeu, mas deu-me uma versão mais autêntica da explicação, ainda mais próxima do meu coração do que a história que eu queria descrever.
Você acha isso criativo? Eu acho que sim. No entanto, estamos tentando usar a IA para responder aos nossos próprios pensamentos, pensamentos que nunca tiveram a chance de serem desenvolvidos, além do conteúdo em si. Dado um conceito, ele não apenas o desenvolve, mas também nos diz a que tipo de mundo esse conceito pode levar, podendo ser continuado e adaptado. Esta é, na verdade, a mudança mais fundamental: A forma como uma geração cria está mudando silenciosamente. O processo criativo se transformou de um esforço de equipe em uma interação conversacional entre uma pessoa e a IA. Você fornece uma frase e a IA gera uma história em quadrinhos, que pode então expandi-la por conta própria. Talvez os criadores do futuro sejam mais jovens e mais diversos; contanto que tenhamos ideias, podemos dar vida às narrativas. Se você tiver alguma ideia, abra a seção Quadrinhos Mágicos do aplicativo Wenxin e experimente. Deixe a IA sugerir outras maneiras de continuar a contar sua história. Eu disse à IA que não me arrependia, e a IA desenhou um quadro completo de como seria se arrepender. Foi mais ou menos essa a sensação.