Na última semana, descobri um canal interessante no Xiaohongshxiaohongshu.com/user/profile/6…om o tema "Desemprego". Diariamente, diferentes pessoas desempregadas compartilham suas experiências com o desemprego e a confusão que sentem (link: https://t.co/8aXj5HDbes). Após analisar o conteúdo, cheguei às seguintes conclusões: 1. Muitas pessoas trabalham durante um ano e depois tiram um ano sabático. Elas não têm, de fato, uma proposta de valor própria (frequentemente mudam de área). 2. Ao se depararem com problemas, muitas pessoas sempre buscam razões no ambiente ou em outras pessoas (seus líderes, colegas ou clientes), mas não conseguem enxergar em si mesmas as áreas em que poderiam melhorar. 3. De tempos em tempos, quadrilhas de golpistas se fazem passar por mentores de carreira para pregar sobre "emprego estável" e falsos empregos de meio período (sua intenção de enganar as pessoas fica mais óbvia quando estamos apenas ouvindo). Dessa perspectiva, a sociedade é bastante complexa. Pensando dessa forma, os programadores em grandes empresas que têm KPIs e OKRs claros, que não precisam se preocupar com todo tipo de assunto humano complicado e que têm relacionamentos interpessoais simples o dia todo, são na verdade bastante afortunados.
Uma proposta de valor é como um rótulo que você dá a si mesmo, tornando mais fácil para os outros se lembrarem de você. Você poderia dizer: "Eu sou apenas alguém que ajuda as pessoas a encontrar empregos; se você quer encontrar um emprego, venha falar comigo." No entanto, você não pode dar uma longa descrição e depois dizer: "Este sou eu, e você pode me dizer para o que sou adequado". Há muitos desconhecidos na internet, e muitas vezes os conselhos que os outros dão não são a melhor solução para você.