Nos últimos dois anos, a inteligência artificial generativa tem gerado muita expectativa na internet. Enquanto todos dizem que "a eficiência está decolando", eles estão silenciosamente relegando todas as disciplinas básicas verdadeiramente exigentes a um segundo plano. Mas para uma pessoa comum, existem algumas coisas que nem mesmo a IA mais poderosa consegue substituir. Estas são as minhas cinco disciplinas obrigatórias para toda a vida, para "ir contra a corrente": 1️⃣ Mesmo que você não queira ser programador, ainda assim deve aprender um pouco de ciência da computação. Ao menos entenda: como o programa funciona, como a rede está conectada e como os dados são armazenados. No futuro, quando virmos notícias de tecnologia ou conceitos de IA, não estaremos completamente desinformados e simplesmente seguiremos a tendência cegamente, exclamando "Uau, isso é incrível!" 2️⃣ A economia não se trata de enriquecer através da especulação no mercado de ações, mas sim de compreender como o mundo funciona. Políticas macroeconômicas, dados de emprego, inflação, preços de imóveis... Com um conhecimento básico de economia, você deveria pelo menos saber como essa notícia se relaciona com seu bolso, seu emprego e sua vida. 3️⃣ Matemática e Probabilidade e Estatística: A matemática treina o pensamento rigoroso, enquanto a estatística ensina a não se deixar enganar pelos números. Na era da IA, todo tipo de "efeitos de modelo" e "relatórios de dados" estão circulando por aí. Se você fosse capaz, poderia dizer de imediato se essa conclusão era confiável ou não. 4️⃣ História (especialmente a história da ciência e da tecnologia e a história econômica) Toda onda de "tecnologia disruptiva" tem suas raízes na história. Tendo aprendido com a história, você não se deixará influenciar pelo sentimento de que "desta vez será definitivamente diferente". É importante manter um pouco de calma durante o ciclo: Quando os preços sobem demais, você sabe que deve ter medo; quando os preços caem demais, você sabe que deve esperar. 5️⃣ Psicologia (Vieses Cognitivos e Motivação) Cada produto está tentando descobrir como chamar sua atenção. Entender um pouco de psicologia pode, pelo menos, evitar que você seja manipulado por si mesmo e pelo ambiente ao seu redor: Conhecendo os custos irrecuperáveis, a mentalidade de manada e a aversão à perda, Você sabe quando são suas emoções que tomam as decisões por você. Não me preocupo muito com a questão: "Sobre o que a IA nos permite aprender menos?" O que me importa mais é: Na era da IA, quais são algumas coisas que você absolutamente precisa aprender? Minha resposta são esses cinco assuntos. Elas não mudarão imediatamente o rumo da sua vida. Mas em cada escolha que você fizer nas próximas décadas, Aumente silenciosamente seu limite inferior e seu limite superior. 📌 Se você também está cansado da superficialidade dos feeds de informação e deseja aprimorar sistematicamente seu conhecimento fundamental nesses assuntos: Siga-me e continuarei a explicar ciência da computação, economia, matemática, história e psicologia de uma forma simples e acessível. Em um mundo cada vez mais ruidoso, nós o ajudamos a praticar o pensamento calmo e a melhorar a qualidade de suas decisões. Diminua o ritmo e aprenda com mais profundidade. Este é o caminho "contrário à corrente principal" que escolhi na era da IA. Sigam-me, e juntos consolidaremos nosso conhecimento científico fundamental para mantermos nossa competitividade ao longo da vida em um mundo incerto.
Carregando detalhes do thread
Buscando os tweets originais no X para montar uma leitura limpa.
Isso normalmente leva apenas alguns segundos.