O Colapso da Confiança: O Fluxo Infinito de Conteúdo de IA é um Desastre. Autor: Arnon Shimoni Estamos vivenciando o momento mais estranho da história da humanidade. Pela primeira vez, o custo de criação de conteúdo caiu para quase zero. Não apenas "mais barato do que antes", mas completamente gratuito. Atualmente, gerar mil posts de blog ou dez mil e-mails ditos "personalizados" não custa quase nada (pelo menos por enquanto). Na teoria, parece incrível: o conteúdo é ilimitado, permitindo que pessoas que antes tinham dificuldade em se expressar agora o façam. Parece estar repleto de oportunidades. Mas se você tentar vender através desse conteúdo, encontrará um problema sério: a confiança se desfaz mais rápido do que o conteúdo explode. A "confiança" aqui não é um conceito abstrato, mas uma questão real: quem é real, quem é confiável e em quem devo dar atenção? Não estamos avançando; estamos até mesmo retrocedendo. A história de uma empresa SaaS B2B Conheço um amigo que é responsável pelas vendas de SaaS B2B e ele é incrivelmente inteligente. Ele passou anos construindo sua rede de contatos, tornando-se o tipo de pessoa que tradicionalmente conquista clientes por meio de relacionamentos e confiança. Mas no último domingo ele me disse: "Agora eu basicamente ignoro todas as promoções por e-mail e quase nunca atendo ligações de números desconhecidos." "Porque já não consigo distinguir se é uma pessoa real ou uma máquina. Antes conseguia distinguir à primeira vista, mas agora já não consigo. Por isso, simplesmente ignoro e é uma perda de tempo." Em termos simples, se você ainda está usando estratégias tradicionais de divulgação e promoção, seus clientes-alvo não estão mais preocupados com "Eu preciso deste produto?", mas sim com "Por que eu deveria confiar em você?". Funil de marketing? Não, agora é o funil da confiança. Tendo trabalhado em marketing por tantos anos, percebi que muitas das chamadas "regras" e "estratégias" na verdade não captam a essência da coisa. Estamos sempre explicando o que fazemos e por que isso é importante. Mas, na maioria dos casos, seus clientes em potencial já sabem que precisam do que você está vendendo. Eles não precisam ver outra apresentação em PowerPoint para entender como os assistentes de codificação com IA podem melhorar a eficiência do desenvolvimento, nem precisam que você lhes diga por que os representantes de vendas com IA podem ajudá-los a enviar mais e-mails. Eles provavelmente já ouviram esse tipo de coisa umas 40 vezes no último mês (nossa, quantos representantes de vendas de IA existem hoje em dia?). O que eles realmente querem saber é: "Por que eu deveria comprar de vocês, em vez de outras 100 empresas me bombardeando com os mesmos e-mails?" Agora, com a quantidade enorme de conteúdo sobre IA disponível, fica ainda mais difícil para os clientes responderem a essa pergunta. A Figura 1 foi retirada do site PHOS Creative: (Descrição da imagem:) Funil de Marketing - Conscientização da marca/Reconhecimento - Avaliação/Consideração - Conversão/Realização de Pedidos Funil de confiança - Competência - Credibilidade/Confiabilidade - Realismo/Autenticidade - Empatia/Compaixão ) Dimensão - Foco principal Funil de Marketing: Aquisição e Conversão de Clientes * Funil de Confiança: Construindo Relacionamentos e Fidelização de Clientes - Objetivo final * Funil de marketing: Concluindo uma transação * Funil de Confiança: Suporte ao Cliente a Longo Prazo e Compras Repetidas Estratégia de conteúdo Funil de marketing: orientado para a promoção e focado em vendas. Trust Funnel: Ajudando os clientes a criar valor - Medir o sucesso Funil de marketing: taxa de conversão, volume de vendas Funil de confiança: satisfação, recompras, marketing boca a boca -Período de tempo * Funil de Marketing: Curto a Médio Prazo * Funil de confiança: Acumulação contínua e de longo prazo da confiança É óbvio que você deve ficar do lado da confiança! Os métodos tradicionais de aquisição de clientes tornaram-se ineficazes. Esse tipo de método de aquisição de clientes é realmente entediante. Quando a licença de IA do Claude custa apenas US$ 10 por mês, o custo da criação de conteúdo é essencialmente zero. Como resultado, todos podem ter uma aparência profissional, com cada palavra em seus e-mails gramaticalmente correta, e até mesmo conseguir citar suas postagens do LinkedIn (embora as citações sejam frequentemente estranhas). Esses objetos podem ser gerados em minutos sem qualquer intervenção humana. Isso significa que agora tudo é questionável. Agora, simplesmente jogo todos os e-mails e mensagens do LinkedIn na lixeira. Por quê? Porque consigo perceber de imediato que a pessoa por trás disso não se importa de verdade comigo ou com os meus problemas. Todos esses e-mails são vagamente "personalizados", sempre alegando "curiosidade sobre como você faz algo", porque essa expressão "curiosidade" vem de um guia promocional que afirma ser muito eficaz. Para mim, esta é a chave para o colapso da confiança: Não duvido que seu produto funcione; duvido que você seja uma pessoa real e que ainda se importe comigo depois que eu assinar o contrato. Se a taxa de resposta for baixa, posso simplesmente enviar mais e-mails. Meu Deus, por favor, não faça isso! O problema não existe de forma alguma. O Velho Mundo (...-2024) * Custo da criação de conteúdo personalizado e confiável: US$ 50/hora (pessoal) * Aproximadamente 10 e-mails promocionais personalizados por usuário por semana. * Taxa de sucesso na autenticação do usuário: aproximadamente 80% O Novo Mundo (2025-...) O custo de criação de conteúdo confiável e personalizado: praticamente zero. * Aproximadamente 200 e-mails promocionais personalizados por usuário por semana. * Taxa de sucesso na autenticação do usuário: aproximadamente 20% A relação sinal-ruído despencou, e o esforço e o custo de verificar a autenticidade desses e-mails superam em muito os benefícios potenciais. Como resultado, os clientes deixaram de se preocupar em distinguir entre e-mails genuínos e falsos, simplesmente presumindo que todos são spam. É por isso que meu amigo e eu simplesmente ignoramos todos os e-mails promocionais — e muitos outros fazem o mesmo. O esforço necessário para determinar se esses e-mails são valiosos supera em muito quaisquer benefícios potenciais. Retornando à essência da confiança... Você precisa entender que seus clientes em potencial não estão perguntando: Quão bem funcionam suas ferramentas de IA? (Eles partem do pressuposto de que suas ferramentas são boas.) Isso realmente melhora os resultados? (Eles presumem que sim.) O preço é razoável? (Eles podem comparar os preços por conta própria.) O que realmente importa para eles é: Sua empresa ainda existirá daqui a um ano? Ou vocês desistiram no meio do processo de integração? O que torna sua empresa melhor do que as outras 5? Você está vivendo de financiamento de capital de risco? Meu sistema será abandonado quando a empolgação passar? * Sua empresa está realmente dando lucro? Ou você está apenas tentando vendê-la rapidamente baseado em intuição (uma empresa que sobrevive de hype e não tem um modelo de lucro real)? O pior é que, se você não explicar isso claramente ao cliente, ele simplesmente não conseguirá avaliar essas questões por si mesmo. Não quero desanimar ninguém, mas... Não estou escrevendo este artigo para criticá-lo, mas sim para mostrar como o marketing funciona hoje em dia. Sim, você ainda precisa responder à pergunta "Por que os clientes precisam do seu produto?", mas também precisa responder à pergunta "Por que os clientes devem comprar de você?" e garantir que seu conteúdo de marketing reflita isso. As oportunidades continuam sendo significativas. Todos nós devemos fazer o seguinte: Construir confiança continua sendo um esforço humano, pelo menos por enquanto. A IA pode ajudar, mas, até 2025, o estabelecimento de conexões emocionais genuínas e confiança ainda dependerá exclusivamente dos humanos. O marketing personalizado e direcionado continua sendo importante. A IA deve ajudar a segmentar os clientes com mais precisão, mas o foco ainda deve ser identificar quando um humano deve intervir para fortalecer a confiança. Não automatize tudo. Especialmente em cenários de vendas complexos ou de alto valor, manter um certo nível de intervenção humana é crucial. Será que a era da IA realmente trouxe um mundo diferente? certamente. Você representa uma marca. Para conquistar continuamente a confiança dos seus clientes — mesmo utilizando IA —, você precisa demonstrar claramente liderança e cordialidade humanas. fonte:
Carregando detalhes do thread
Buscando os tweets originais no X para montar uma leitura limpa.
Isso normalmente leva apenas alguns segundos.