Caso você não saiba, pessoas que trabalham em grandes empresas de IA agora têm acesso a modelos que são basicamente tecnologia alienígena em comparação com os que todos nós usamos, incluindo o GPT-5 High. Gostaria de poder dizer mais, mas isso é sinceramente ultrajante e parece fundamentalmente injusto, mesmo que não seja.
Eu só queria que tivéssemos uma IA verdadeiramente aberta, onde todas as pesquisas e modelos fossem de domínio público. O capitalismo é importante e teve seu lugar na história, mas qual o sentido de restringir o acesso a informações quando estamos prestes a criar a máquina de automação definitiva? Acredito que todos, inclusive aqueles que trabalham em empresas privadas, seriam muito mais ricos a longo prazo se toda a pesquisa fosse pública e todos os modelos fossem abertos. O progresso se multiplicaria e todos nós, como espécie, nos beneficiaríamos. A ganância deles os está empobrecendo, e eles nem se dão conta disso. Ou talvez eu esteja apenas ressentido por não ter acesso à tecnologia que poderia mudar fundamentalmente meu trabalho e minha vida hoje, enquanto algumas pessoas têm, simplesmente porque têm. Acho que provavelmente é isso. Qualquer que seja /: