Cada vez que leio o Tao Te Ching: Trinta raios compartilham um cubo; é o vazio interior que torna a roda útil. O barro é moldado em um vaso; é o vazio interior que torna o vaso útil. Portas e janelas são recortadas para criar um cômodo; é o vazio interior que torna o cômodo útil. Portanto, o que está presente é usado para proveito, e o que está ausente é usado para funcionalidade. Todo mundo acha que faz muito sentido, mas eu nunca entendi de verdade. Porque se eu entendesse, deveria colocar em prática. Eu sempre gosto de buscar coisas úteis, onde o valor é claramente definido. Mas, na verdade, coisas aparentemente inúteis costumam ser mais importantes — emoções, histórias e aqueles elementos invisíveis, porém incrivelmente poderosos. Continuei construindo paredes, na esperança de que me protegessem do vento e da chuva, mas nunca imaginei que ser oco seria mais útil. Se você me apresentar um fenômeno, consigo aplicar a explicação de forma lógica e clara, mas quando tento colocá-la em prática, percebo claramente que não a compreendi.
Carregando detalhes do thread
Buscando os tweets originais no X para montar uma leitura limpa.
Isso normalmente leva apenas alguns segundos.