Fui CEO da AppSumo durante o período em que a empresa cresceu de US$ 3 milhões para mais de US$ 84 milhões em receita anual. Algumas reflexões e opiniões controversas (sobre como ser um CEO eficaz):
O CEO deveria ser a pessoa mais preguiçosa da empresa. Na AppSumo, contratar um estagiário para cuidar das tarefas administrativas me liberou para fechar negócios — dobrando nossa receita de US$ 4 milhões para US$ 7 milhões em um ano. Automatize e delegue tudo o que não fizer diferença.
Você só alcança o verdadeiro encaixe produto-mercado quando se sente como se estivesse vestindo uma fantasia de carne em um parque para cães. Continue revisando a quem você atende e o que você oferece até que isso se torne realidade.
Antes de atingir a marca de 7 dígitos, 98% dos seus problemas podem ser resolvidos com mais leads. Se você conseguir um público grande o suficiente, eles vão te dizer o que querem.
Adoro o framework ATM do @gregisenberg: (1) Construir um público-alvo específico → para atrair atenção (2) Converter esse público em uma comunidade → para conquistar a confiança (3) Criar um produto para essa comunidade → para ganhar dinheiro
Se você está cercado por jogadores de nível B, provavelmente é porque você é um líder de nível B. Sua visão precisa ser tão ampla (e convincente) que a visão de um jogador de primeira linha caiba dentro dela.
Contratar é sinal de fracasso. A companhia perfeita é um computador ligado à tomada. 100 funcionários significam 100 funções que você não conseguiu automatizar. A contratação só deve ser feita como último recurso.
Os valores fundamentais NÃO são uma grande mentira. Eu costumava pensar que eram apenas para grandes corporações — até que meus gerentes começaram a contratar pessoas que não estavam comprometidas com a missão. Valores claros não são apenas palavras na parede – são uma bússola para cada decisão que sua equipe toma.
Contrate para aumentar a receita, não para descobri-la. A maioria dos CEOs desperdiça recursos preciosos em ideias não comprovadas. Seu trabalho como fundador é cavar em busca das jazidas de ouro... e depois contratar alguém para extraí-las.
A maioria dos fundadores não precisa de um CEO — eles precisam de um COO. O diretor de operações (COO) concentra-se neste trimestre. O diretor executivo (CEO) concentra-se nos trimestres futuros. Se 90% do seu patrimônio líquido estiver na sua empresa, permaneça como CEO e contrate um COO para impulsionar a execução, e não o contrário.
Acima de US$ 10 milhões, construir uma marca pessoal não é opcional – é essencial. Você não atrairá os principais executivos sem ser uma "celebridade" em seu setor. Se você quer faturar mais de 100 milhões de dólares, participar de podcasts, escrever livros e se expor são coisas imprescindíveis.
Quando você atingir a marca de 8 dígitos em faturamento, não encontrará suas respostas na lista de best-sellers do NYT. Eu sentia que tinha todas as informações… só não sabia a ordem certa. Era como quebrar um ovo em um bolo recém-assado. Qual a diferença? Encontrar mentores que já administraram empresas de 100 milhões de dólares.
O talento local é subestimado. Eles conhecem o seu negócio, estão alinhados com a sua cultura e, muitas vezes, são mais leais. Dica profissional: Contrate um consultor experiente por US$ 1.000/hora para treiná-los em vez de pagar US$ 500.000 por uma contratação externa que pode não ficar por muito tempo.
PS: Está com dificuldades para aumentar a escala de 7 para 9 figuras? Levei minha última empresa de um faturamento de 3 milhões de dólares para 84 milhões de dólares trabalhando menos de 40 horas por semana. entertheagoge.typeform.com/to/psuEPEn6?ty… com faturamento de 7 dígitos a se tornarem CEOs com faturamento de 9 dígitos. Inscreva-se para sessões de coaching individual abaixo: https://t.co/nZ1DxtoZMn