Acho que essa estrutura rígida de pagamento é ótima para alguns aplicativos móveis com custos elevados OU para resolver um problema complexo. Mas muitos aplicativos para celular são bem ruins e não merecem ter um sistema de pagamento rígido; eu percebi isso com o meu próprio aplicativo. Ele pode se tornar um produto INCRÍVEL se eu simplesmente o mantiver como um aplicativo gratuito e conseguir muitos usuários que me ajudem a aprimorá-lo. É isso que estou fazendo: por enquanto, ele será freemium. Além disso, quando Pat diz "ótima integração", o que ele realmente quer dizer é "integração extremamente cansativa", porque todos os aplicativos emergentes com essa mentalidade de paywall rígido estão propositalmente exaurindo o usuário para que ele esteja pronto para comprar (custo irrecuperável + fadiga). Você já passou por isso e sabe que não é nada divertido, e muitas vezes (mas nem sempre) exige mais atenção do que o próprio aplicativo!!! Já tentei de tudo, então não sou nenhum santo, mas daqui para frente estou seguindo um caminho diferente do recomendado... um processo de integração rápido em 3 etapas, sem paywall rígido, aprimorar o aplicativo INCRIVELMENTE BOM com o tempo, com base no feedback dos usuários, e um modelo freemium. Talvez um paywall rígido mais tarde, mas eu gostaria que meus familiares pensassem "nossa, que aplicativo legal, deixa eu experimentar" e se apaixonassem, e depois dissessem "nossa, isso é incrível!". E, eventualmente, se eu quiser, posso colocar um paywall rígido... mas, por enquanto, quero fazer algo REALMENTE bom. Isso é divertido! E existem vários aplicativos independentes com receita mensal recorrente de 100 mil dólares que NÃO seguem esse onboarding longo, chato e cheio de perguntas e 100 etapas. É possível que eu fracasse miseravelmente, mas gostaria de tentar. Sinto que estou à altura do desafio de enfrentar a fera dos aplicativos móveis freemium B2C.
Aliás, continuo gostando de você mesmo se você optar por um sistema de assinatura pago rígido. Quero que você ganhe dinheiro, não tenho nada contra você como pessoa se você fizer um processo de integração de 50 etapas — só estou dizendo que quero tentar algo diferente, estou tentando seguir um caminho diferente. Acho que será mais divertido para mim.