Aos 21 anos, eu era um recém-formado universitário falido, morando com meus pais e trabalhando em uma academia com salário mínimo. Eis como entrei no ramo da tecnologia e consegui um emprego no LinkedIn. ↓
Um pouco de contexto: Me formei na faculdade em 2014. Estudei Gestão (basicamente, uma variedade de disciplinas de negócios). Minhas notas eram boas, mas não ótimas. Acho que minha média final foi algo em torno de 2,8 ou 2,9. Eu adorava a escola, mas não pelas aulas, e sim pelas atividades extracurriculares.
Eu era péssimo em provas, trabalhos escolares e estudos. Mas eu era extremamente participativo no campus. Eu era o chefe das atividades estudantis — planejando os concertos, festivais e principais eventos da escola. Eu jogava como goleiro no time de futebol. Eu era o presidente da minha turma de administração. Fui estagiária de eventos no departamento de vida estudantil. Fui selecionado pelo Reitor para fazer parte do conselho consultivo estudantil. Tentei lançar um aplicativo de compartilhamento de música com alguns amigos. Eu tocava como DJ de 3 a 4 vezes por semana em festas e eventos escolares. E algumas outras funções de nicho.
Compartilho tudo isso como contexto porque acredito que essa seja a única razão pela qual estou onde estou hoje. Todas as experiências, projetos e relacionamentos que construí por meio dessas atividades extracurriculares acabaram me ajudando de maneiras imprevisíveis. Conheci meus melhores amigos, colegas de quarto, padrinhos de casamento, colegas de trabalho, cofundadores e muito mais — tudo por meio dessas atividades e projetos extracurriculares.
Voltando à história… Em 2014, me formei com notas abaixo da média e me candidatei a literalmente centenas de vagas de emprego. Basicamente, fui rejeitado em tudo, então tive que voltar a morar com meus pais. Fui a uma feira de empregos local e entreguei meu currículo a todos os empregadores com os quais achei que me encaixaria no perfil. Isso me garantiu um emprego como gerente assistente na 24 Hour Fitness.
Eu sabia que esse não seria o caminho profissional certo para mim a longo prazo, mas precisava de algo para começar. Desde que eu tinha uns 16 anos (agora tenho 33), sou obcecado por mídias sociais e sempre quis trabalhar em uma empresa de mídias sociais. Acho que é um milagre poder conectar-se com qualquer pessoa no mundo inteiro, criar conteúdo sem permissão e manter contato com uma rede em grande escala por meio de plataformas sociais. Eu adorava o MySpace, o Tumblr, o Vine, o AIM, o Twitter e o LinkedIn. Lembro-me de dizer aos meus amigos da faculdade: "Não sei como, mas um dia vou trabalhar nessas empresas". O que na época pareceu uma loucura, porque ninguém da nossa rede de contatos ou da universidade jamais havia seguido carreira na área de tecnologia.
Enquanto trabalhava na academia, minha rotina era extremamente consistente. > Vá trabalhar. > Realizar vendas de planos de assinatura e gerenciar uma equipe de funcionários de atendimento. > Vá para a academia. > Vá para casa. > Jante. Suba as escadas. > Abra o laptop. > Procurei e me candidatei a vagas de emprego até a hora de dormir. E um dia, encontrei o emprego perfeito...
O cargo era de "Coordenador(a) de Eventos Contratados" no LinkedIn. Um ótimo emprego de nível básico que exigia pouca experiência e não pagava muito (acho que US$ 25 por hora), mas era suficiente para mim (e muito mais do que eu ganhava na época). Basicamente, eu exerci exatamente essa "função" em 3 cargos diferentes durante meu período na faculdade. Então, recorri a toda a minha rede de contatos até encontrar alguém que pudesse me apresentar ao gerente de contratação. E, com certeza, encontrei alguém de uma das organizações estudantis das quais eu fazia parte.
Entrei em contato com ele… "Ei, Kevin, eu sei que é muito pedir, mas preciso que você me passe o telefone com sua chefe — ela está contratando alguém para a área de eventos e eu acho que sou a pessoa ideal para o cargo." Kevin: "Cara, eu sei que você consegue fazer o trabalho, mas ainda estou me adaptando. Também estou trabalhando por contrato e comecei há apenas alguns meses. Me dê uma ou duas semanas e eu vejo como posso fazer a apresentação." ...então continuei a importunar (incomodar?) meu amigo Kevin todos os dias até que um dia ele disse: "sabe de uma coisa? Ela acabou de entrar na sala, deixa eu passar o telefone para ela."
Atendi o telefone e disse algo como... “Olá, meu nome é Ish. Vi que vocês estão procurando alguém para a área de eventos e acredito que sou a pessoa ideal para a vaga. Já exerci essa função três vezes, seja como estagiária ou em um trabalho de meio período enquanto estudava. Meu currículo e carta de apresentação estão na sua caixa de entrada, mas adoraria conversar com vocês pessoalmente.” Ela perguntou quando eu poderia ir (já que eu morava no sul da Califórnia — a cerca de 6 horas de carro) e eu disse: "Bem, agora são 16h, então posso pegar a estrada em 30 minutos e estar aí para te encontrar amanhã de manhã." Basicamente, ela disse: "Nossa, você realmente quer esse emprego? Não precisa vir de um dia para o outro, mas apareça amanhã e podemos agendar entrevistas para você."
Naquela noite, mesmo assim, dirigi até lá, fiquei no sofá de um amigo (que também conheci em outra organização enquanto estudava) e usei o dia seguinte para imprimir meu currículo, preparar meu terno (sim, eu usei terno 😂) e me arrumar para as entrevistas.
Na manhã da minha entrevista, recebi uma ligação dizendo que a vaga de eventos já havia sido preenchida, mas que eu ainda poderia comparecer para uma entrevista para o cargo de coordenador de recrutamento, se quisesse. Era um trabalho semelhante, mas não exatamente dentro do meu conjunto de habilidades. Fui para a entrevista e dei o meu melhor. Cheguei até a criar um site pessoal detalhando toda a minha experiência, histórias e mostrando por que eu era a pessoa ideal para o cargo (apesar de tudo estar relacionado à função de organizador de eventos). Além disso, criei um estudo de caso físico, inspirado no The New York Times, mas destacando alguns dos meus melhores trabalhos, todos diretamente relacionados à descrição da vaga. Imprimi cópias para cada entrevistador.
Mais tarde naquele dia, recebi uma ligação do gerente de contratação. Ela me disse que eu me saí muito bem na entrevista, mas que minhas habilidades não eram compatíveis com o cargo de coordenador de recrutamento. Então eles não puderam me dar o emprego. Mas… Ela disse que eu causei uma ótima impressão em toda a equipe e que tinha paixão por eventos, tanto que eles iriam abrir uma vaga totalmente nova de coordenadora de eventos só para mim. LOUCO.
Assinei a carta de oferta naquele mesmo dia. Voltei dirigindo para Los Angeles. Avisei com duas semanas de antecedência e comecei a trabalhar no LinkedIn na segunda-feira seguinte. Dormi no sofá por um tempo, dividi um quarto com um amigo de uma organização universitária e, eventualmente, juntei dinheiro suficiente para ter meu próprio quarto — o que era um luxo na época. Mas esse papel foi um catalisador para toda a minha carreira. A partir dessa função, entrei no marketing de mídias sociais, conheci o fundador da startup para a qual liderei o crescimento, conheci meu futuro chefe que me ajudou a conseguir meu emprego na a16z e provavelmente construí centenas (senão milhares) de outros relacionamentos incríveis.
Para concluir, se eu tivesse que dar algum conselho aos jovens, seria este: Os relacionamentos regem o mundo. Então, se exponha. Participe de clubes e organizações, desenvolva projetos paralelos, frequente eventos e considere seriamente a possibilidade de se mudar para uma cidade com alta concentração de pessoas que fazem o que você deseja fazer. Dedique-se a cultivar relacionamentos ao longo dos anos. Mantenha contato com as pessoas. Compartilhe com sua rede de contatos as novidades sobre o que você está fazendo. Apoie os outros em seu trabalho e em seus empreendimentos. Continue fazendo isso por tempo suficiente e você aumentará a área de contato para que a sorte lhe sorria.
Este é o quinto dia do meu desafio de escrita de 30 dias. (Não consegui postar ontem, então farei uma segunda postagem ainda hox.com/ishverduzco/st…aqui: