Passei no exame de direção em Portugal!!! Uns 20 anos atrasada, mas agora posso dirigir! Fiz o teste no Fiat Punto 1995 da autoescola (uma máquina, diga-se de passagem), mas sem ar condicionado nem airbag, então estava um pouco abafado num dia ensolarado de Lisboa e falando português. O examinador tinha um português ainda menos fluente do que eu imaginava: "Em final fjddoiekaodnrl pois dereita" Então eu confirmaria tudo "dereita?" "Sim" Ok, então vamos lá. Havia muitos momentos traiçoeiros, como uma estrada enorme e larga onde toda a sinalização estava apagada e que parecia uma rua de mão dupla. O examinador disse "esquerda", mas eu já estava o mais à esquerda que achava possível (na linha divisória da rua, bem, não havia linha, mas tudo bem), ele continuou dizendo "mais à esquerda" e começou a gritar, então fui mais para a esquerda pensando que entraria no trânsito, mas a rua inteira era mão única com umas 4 ou 5 faixas, enfim, não foi uma boa ideia. Aí no final ele disse "Pieter, nao tem errados gravos, aprovado", como se eu não tivesse cometido nenhum erro fatal e tivesse sido aprovado!!! 🎉 Depois, dirigi meu Tesla Model Y do centro de Lisboa, no Chiado (que foi o verdadeiro desafio), até chegar em casa, na nossa cidade litorânea, com a @theannalux ao meu lado me ajudando a não bater o carro. Trocar meu Fiat Punto 1995 por um Tesla Model Y 2025 com tração nas quatro rodas é uma experiência incrível. O pedal do acelerador está muito mais suave, as câmeras ajudam MUITO e percebi que não preciso mais usar apenas os espelhos e me limitar como fazia no carro da autoescola. Por que eu não tirei carteira de motorista aos 18 anos? Bem, eu fiz algumas aulas, mas depois me mudei para Utrecht para estudar e minha mãe não quis pagar pelas aulas porque, na primeira vez que tive aula, eu esqueci completamente. Fiquei bêbada na Vierdaagsefeesten (a festa da minha cidade natal) e cheguei em casa às 6 da manhã. Às 8 da manhã, o instrutor de direção já estava lá. Tive duas horas de aula ainda bêbada, então minha mãe me rotulou como IRRESPONSÁVEL para sempre naquela época. E eu nunca precisei de carteira de motorista morando e estudando na Holanda (sou holandês), porque a gente andava de bicicleta para todo lugar e, se você quisesse ir de uma cidade para outra, tipo de Utrecht para Amsterdã, era só pegar o trem de 30 minutos. Depois da faculdade, fui para a Ásia por mais de 10 anos e lá os táxis e Ubers (bem, eles se chamam Grabs) são tão bons, limpos e os motoristas são tão simpáticos (nunca tive nenhum problema em uma década lá) que eu nunca precisaria de carteira de motorista lá. A quantidade de merda que eu já tive com táxis holandeses, mesmo lá em 2010, motoristas violentos e delinquentes, a escória da sociedade mesmo, de modo geral, os táxis na Europa são ruins, e agora o Uber também está indo para o buraco por aqui. Morando em Portugal, chegou a hora de tirar minha carteira de motorista e a @theannalux me matriculou na escolinha da vila 😊 Tive que fazer 28 horas de aulas teóricas também, o que foi engraçado porque você tem que ficar sentado numa salinha minúscula olhando para um projetor com um teste, e uma mulher portuguesa falando num idioma completamente ininteligível: "pode estacionar aqui?", tipo "pode estacionar aqui?". É uma experiência totalmente inútil, mas é obrigatório por lei fazer isso 28 vezes!!! Em seguida, 32 horas de aulas práticas de direção, o que parece justo e faz sentido para aprender a dirigir corretamente. Enfim, que bom finalmente poder dirigir! Também solicitei a carteira de habilitação internacional para poder dirigir quando viajarmos pela Ásia em breve! E sim, eu realmente pratiquei estacionamento em Vice City na noite anterior 😀
Carregando detalhes do thread
Buscando os tweets originais no X para montar uma leitura limpa.
Isso normalmente leva apenas alguns segundos.