No ano passado, na WWDC, eu estava ansioso para ver a Apple Intelligence, mas até agora, ela não proporcionou uma experiência de sistema verdadeiramente impressionante. Portanto, voltei minha atenção para uma interface mais prática: AppIntents. O nome é excelente: Intents representam intenções, e as necessidades do usuário são intenções. A IA precisa entender essas intenções e ser capaz de conectá-las aos recursos do aplicativo e aos dados aos quais tem acesso, tornando os serviços inteligentes "fluidos", e não "sofisticados". Entretanto, o progresso fora do ecossistema está se acelerando: o MCP já tornou o protocolo de associação "IA↔ ferramentas" um componente universal, e há rumores de que a Apple também está trabalhando na integração do MCP com o AppIntents. Esses sinais são importantes para mim porque apontam para um caminho realista: não esperar por um "milagre sistêmico", primeiro construir o "pipeline de capacidades" e estabelecer uma base sólida para automação e interação. A versão 1.8.2 do Zipic, lançada esta manhã, está preparando o terreno ao adicionar suporte para Atalhos. Isso também significa que ela suporta AppIntents — no macOS, as ações que podem ser invocadas por Atalhos são essencialmente funcionalidades expostas por meio de AppIntents. O Zipic oferece duas ações: compressão de imagem e conversão de formato. De forma semelhante, o HiPixel também adiciona suporte a atalhos: primeiro, o esquema de URL anterior é transformado de um "gatilho" em um "ponto de entrada que expressa a intenção"; em seguida, os AppIntents/atalhos são conectados, permitindo que IA, scripts e automação executem a mesma tarefa. O fator de compressão, o formato de salvamento e o nível de compressão podem ser configurados. Quando um protocolo se torna expressivo, uma ferramenta deixa de ser apenas um clique de botão e passa a ser um módulo de capacidade programável. Dar suporte a atalhos significa dar suporte a AppIntents; dar suporte a AppIntents significa que a IA pode realmente "entender" e invocar ferramentas.
Carregando detalhes do thread
Buscando os tweets originais no X para montar uma leitura limpa.
Isso normalmente leva apenas alguns segundos.