Dicas práticas que me transformaram profundamente: Não use o celular ao acordar de manhã. Se você usar o celular por 30 minutos, isso pode danificá-lo para o resto do dia. Você pode deixá-lo carregando ao ar livre. Antes, a primeira coisa que eu fazia todas as manhãs ao acordar era checar meu celular por meia hora, e então minha produtividade caía e eu me sentia apático e desinteressado em fazer qualquer outra coisa. Agora eu levanto e cuido primeiro das crianças, depois saio para passear com o cachorro. Saio de casa o mais cedo possível e fico observando o cachorro por alguns minutos enquanto tomo café da manhã. Me sinto muito melhor. Consultei o Grok e aqui está o que eles dizem: * Quando o cérebro desperta pela primeira vez: o sistema de dopamina está no seu ponto mais baixo e a força de vontade está no seu auge (os cientistas chamam isso de "pico do despertar"). Mas você está navegando no seu celular: vídeos curtos e plataformas de mídia social usam conteúdo superestimulante (cores vibrantes, sons, curtidas) para aumentar instantaneamente os níveis de dopamina. * Consequências: O cérebro fica "prematuramente sobrecarregado" e permanece em um estado de tolerância à dopamina pelas próximas 6 a 8 horas → o trabalho/estudo normal torna-se monótono e desinteressante.
Carregando detalhes do thread
Buscando os tweets originais no X para montar uma leitura limpa.
Isso normalmente leva apenas alguns segundos.