💾 Ok, finalmente comprei um Raspberry Pi 5 para pieter.como/M1hEUBAynC em um computador retrô de verdade, como prova de conceito. Eu gosto muito mais do Raspberry Pi do que do meu ESP32 simplesmente porque posso acessar via SSH e ele funciona como um computador ou servidor normal. O ESP32 exigia um software específico para ser reprogramado toda vez, e isso era um SACO! Preciso de um ciclo de feedback rápido para desenvolver, então toda essa reprogramação é muito lenta para mim. O Raspberry Pi 5, por sua vez, executa Linux, que por sua vez executa o DOSBox-X para rodar a instalação do Windows 3.11 baixada diretamente de https://t.co/M1hEUBAynC, mantendo-a sempre atualizada. Depois, comprei também um monitor Checkmate IPS Retro de 19" da @clusteruk (um produto bem independente, no estilo Kickstarter), que é como um monitor de PC retrô vintage, mas com tela OLED e resolução de 1280x1024. O Raspberry Pi 5 tem saída HDMI, então funciona perfeitamente com ele. Então comprei um teclado IBM retrô da @8bitdo, mas a barra de espaço quebrou, então tive que devolvê-lo e pegar um novo. Mas ele foi ótimo enquanto funcionou, então não aparece neste vídeo. Também comprei o mouse retrô da 8BitDo. Resumindo, é uma prova de conceito de um computador retrô vintage de verdade com internet, e está funcionando agora. Meu objetivo final é colocar isso em produção e VENDÊ-LO, não por dinheiro, mas mais por diversão, porque acho que deveria existir, assim como o remake cromático de Gameboy do ModRetro do @PalmerLuckey. Eu optaria por algo menor do que este monitor Checkmate de 19 polegadas. Ele é ótimo, mas acho que é grande demais para a era do Windows 3.11. Algo mais adequado seria um monitor de 14 polegadas com um teclado retrô estilo IBM do mesmo tamanho e o Windows 3.11 pré-instalado (se permitido legalmente por @satyanadella), com Wi-Fi funcionando assim que ligado. Também poderíamos optar pelo Windows 98/XP, porque para mim também o Windows 3.11 durou muito pouco tempo, então também tenho lembranças vagas dele; a maior parte das minhas memórias de informática são do Windows 98/XP etc. Internamente, ele poderia simplesmente rodar em um Raspberry Pi 5 como este, que é mais do que potente o suficiente para executar todos esses sistemas operacionais. Vejo muitos fundadores da SF com Apple IIs em suas salas de estar, e imagino que seja porque a Apple era mais popular lá naquela época, mas no resto do mundo usávamos principalmente PCs IBM e clones com Windows, então é legal ter isso como um objeto retrô conectado à internet na sala de estar. Enfim, passo a passo, chegamos aqui 😊
Carregando detalhes do thread
Buscando os tweets originais no X para montar uma leitura limpa.
Isso normalmente leva apenas alguns segundos.