Toda essa teoria de que "a OpenAI ou Sam Altman de alguma forma mataram o denunciante" me parece extremamente improvável e absurda. Será que sou só eu, ou existem literalmente dezenas de explicações mais prováveis para cada evidência apresentada pelos céticos como prova de que foi um assassinato? Por exemplo, havia sangue em duas salas. Nem todo ferimento à bala é fatal instantaneamente, e as pessoas cambaleiam de dor. Duvido que essas salas sejam muito grandes ou muito distantes uma da outra. Ou que ele tenha pedido comida pelo DoorDash com antecedência. O suicídio costuma ser uma decisão repentina, tomada no calor do momento. Leia sobre a trágica morte do brilhante pesquisador de IA, Sam Roweis, para ver um exemplo de uma decisão impulsiva tomada em uma fração de segundo. Ou talvez o fio da câmera de segurança tenha sido cortado. Quem sabe ele não quisesse poupar a família de vê-lo se matar em vídeo? Para que eles não ficassem traumatizados para sempre com as imagens? Ou talvez ele estivesse passando por um surto psicótico devido a problemas psicológicos subjacentes, como esquizofrenia ou transtorno bipolar em desenvolvimento, e foi isso que o levou a imaginar irregularidades e a apresentar denúncias... E se seguirmos essa linha de raciocínio, talvez por estar frustrado com o fato de as pessoas não levarem seus delírios a sério o suficiente, ele tenha decidido torná-los suspeitos para forçar as pessoas a investigá-los. Ou talvez ele não quisesse que seus pais se culpassem pelo seu suicídio, então tentou fazer parecer que poderia ter sido um assassinato. Quem sabe? Ver Elon Musk especulando sobre o caso me motivou a escrever este post porque acho que as pessoas não estão pensando logicamente aqui. Eu não conhecia o cara e não li muitos detalhes sobre o caso, mas estou apenas aplicando uma perspectiva bayesiana e a navalha de Occam. Eu tive um amigo brilhante no ensino médio que, mais tarde, teve um surto psicótico e cometeu suicídio, então presenciei em primeira mão os processos de pensamento erráticos e bizarros. Essa pessoa passou de ser a mais racional e lúcida que se possa imaginar para alguém que, alguns anos depois, delirava com fantasias paranoicas. Além disso, em situações como essa, é preciso questionar a probabilidade prévia. Por que Sam Altman arriscaria ir para a prisão perpétua e destruir tudo o que construiu para matar um denunciante? E ele já fez algo remotamente violento ou sequer ameaçador contra alguém? Sei que as pessoas gostam de criticá-lo, mas ele me parece alguém gentil e atencioso, mesmo que seja maquiavélico em seus negócios e demonstre uma ambição desmedida que as pessoas consideram ofensiva. É simplesmente absurdo; seria necessário um nível de evidência incrivelmente alto para superar uma suspeita tão improvável. Algo como a confissão de um assassino de aluguel e a comprovação de que ele foi pago por Altman, algo desse tipo. Mas, neste caso, temos um conjunto de fatos que são explicados muito melhor por teorias muito mais plausíveis. E, diga-se de passagem, acho que ele lidou muito bem com as perguntas de Tucker, demonstrando empatia e respeito pela família enlutada, apesar das acusações contra ele. Eu teria sido muito mais incisivo.
Carregando detalhes do thread
Buscando os tweets originais no X para montar uma leitura limpa.
Isso normalmente leva apenas alguns segundos.