O MCP já existe há algum tempo e, entre seus muitos serviços, eu uso apenas quatro com mais frequência, em ordem de uso: Orchard, Memory, Exa e Chrome-DevTools. Hoje, gostaria de falar sobre o Orchard e o Memory, que são minhas duas principais escolhas. O Orchard foi lançado oficialmente como produto, mas não recebeu tanta promoção quanto o Zipic, embora eu o utilize com muito mais frequência 😄; o Memory é um serviço de memória que implementei em Golang, que já é de código aberto. Juntos, esses dois formam meu assistente de IA diário. Quando penso no meu assistente ideal, Jarvis, do Homem de Ferro, me vem imediatamente à mente. Embora a realidade ainda não chegue a esse nível, quero estabelecer uma base sólida para o ecossistema de IA da Raycast. Minhas expectativas atuais são simples: ele deve me ajudar a concluir rapidamente tarefas que antes exigiam abrir vários aplicativos e executar inúmeras etapas e, com base no meu histórico de vida e trabalho, fornecer sugestões mais personalizadas — isso já é o suficiente! A Raycast Store possui diversas extensões que interagem com os aplicativos nativos da Apple. Posteriormente, a Raycast introduziu as Extensões de IA, conferindo a essas extensões recursos de IA e expandindo consideravelmente suas possibilidades. No entanto, constatei que essas extensões ainda apresentam limitações em termos de desempenho e compatibilidade com aplicativos nativos. Atualmente, em meu assistente, mantenho apenas a extensão Web Search Raycast; as demais funcionalidades principais são gerenciadas pelo Orchard e pelo Memory. Ao perceber as limitações das extensões — que podem ser propensas a erros, lentas para responder e não abrangem uma ampla gama de aplicativos — decidi desenvolver o Orchard por conta própria. O Orchard é um aplicativo nativo do macOS que atualmente se integra a 10 tipos de aplicativos nativos: Lembretes, Calendário, Tempo, Mapas, Telefone, Contatos, Mensagens, E-mail, Música e Relógio (principalmente para obter a hora em tempo real). Por que o nome Orchard? Esse nome incorpora minha visão: assim como colher frutas variadas em um pomar é fácil, o Orchard permite que os usuários acessem facilmente os diversos "frutos" dos aplicativos da Apple. Seu ícone é uma embalagem — simbolizando como o Orchard embala e entrega cuidadosamente caixas de presente 🎁 repletas do poder dos aplicativos da Apple para seus usuários. Com essas fontes de informação e ferramentas de gestão, as capacidades do assistente estão basicamente implementadas. O tempo é particularmente importante — é essencial para o assistente. A IA em si não possui um conceito de tempo real, mas muitas de nossas decisões e julgamentos dependem de fatores temporais; informações precisas sobre o tempo são um pré-requisito para que o assistente forneça aconselhamento de alta qualidade. Embora o Orchard já seja um produto, o MCP ainda é muito técnico para o usuário médio, criando uma certa distância. Apesar dos meus esforços para automatizar configurações no Orchard e reduzir a barreira de entrada, ainda não consigo superar o obstáculo da "educação do usuário" — que é o principal motivo pelo qual não o divulguei amplamente. Não estou apenas me autopromovendo; realmente o considero útil. No entanto, alguns aplicativos controlados via AppleScript estão um pouco instáveis no momento 😂 (como o e-mail), então vou usá-lo apenas para mim por enquanto e aprimorá-lo gradualmente. De qualquer forma, ele me ajuda a melhorar a eficiência e a produtividade, então esse investimento vale a pena 😂! Outro elemento crucial é a memória. Quando a IA consegue incorporar automaticamente detalhes da memória ao seu contexto, vivenciamos aquele momento maravilhoso em que "o assistente realmente me entende!". É claro que as aplicações da memória vão muito além dos assistentes, incluindo a leitura de anotações, o registro de pensamentos fugazes, o acúmulo de conhecimento profissional e muito mais. Ao usar o Memory, minhas duas maiores preocupações são desempenho e privacidade (afinal, quero registrar meu trabalho e minha vida como um diário). Inicialmente, usei o serviço Memory fornecido oficialmente pelo MCP (baseado em JSONL). Por curiosidade, quis ver quanto tempo levaria para desenvolver um serviço MCP — se não me engano, com a ajuda de IA, concluí uma versão básica em Golang baseada em princípios de grafos de conhecimento (também usando JSONL) em menos de 3 horas. Por se tratar de armazenamento de arquivos local, atende perfeitamente aos meus requisitos de privacidade. Posteriormente, continuei a otimizar o sistema, atualizando o armazenamento subjacente de arquivos JSONL para SQLite e, em seguida, otimizando a lógica de recuperação e processamento. Após comparação prática, o SQLite apresentou melhor desempenho geral para operações comuns em grafos de conhecimento (leitura, busca, uso de memória em tempo de execução); no entanto, se apenas a velocidade de inicialização e o uso de disco fossem considerados, o JSONL era mais leve e rápido. A versão atual suporta migração automática de JSONL para SQLite e integra a busca de texto completo FTS5 — as vantagens do SQLite são particularmente evidentes quando o número de entidades ultrapassa aproximadamente 100. Portanto, agora estou utilizando um serviço de memória com maior capacidade de armazenamento e melhor desempenho. Experimente a versão gratuita do Orchard: https://t.co/Tg9uNvXtd7 Você também pode adicionar meu projeto de código aberto Memory às suas favoritas: https://t.co/wDcthjHyZV As capacidades da Orchard já foram demonstradas anteriormente: - https://t.co/3HkJhuEraa - https://t.co/EQyxpIW1pH - https://t.co/rjm1zpru8l PS: Ao usar agentes de codificação como Codex/Claude Code e configurá-los para usar o Chrome-DevTools, você também pode obter recursos de IA no navegador, automatizando-o para realizar tarefas automaticamente.
Atualização da versão secundária do Orchard (0.2.1) 🌟 1️⃣ A previsão do tempo agora é mais flexível, fornecendo informações meteorológicas dorchard.5km.techos de IA mais precisos e melhorando a experiência do assistente. O problema de não ser possível recuperar informações meteorológicas passadas também foi corrigido! 2️⃣ O app Lembretes agora permite criar, atualizar e excluir listas. Antes, você só podia pesquisar; agora, deixe a IA gerenciar seus lembretes de forma mais completa! https://t.co/xsy7Qc12jv