1/ A história da Blockworks reflete o que muitas redações estão vivenciando: pressão sobre o modelo antigo e realinhamento em direção a novas formas de valor. O jornalismo não está morto, mas a lógica comercial das notícias em geral está (como todos sabem) enfraquecendo e já vem acontecendo há algum tempo.
2/ O antigo modelo de negócios era baseado em um pacote: notícias, reportagens, anúncios e classificados, tudo junto. A internet desmembrava tudo isso. Os investimentos em publicidade e a distribuição mudaram. Continuamos a ver as implicações disso se desenrolarem tanto em meios de comunicação tradicionais quanto em plataformas nativas da internet.
3/ Todas as empresas de mídia estão em busca de um modelo de negócios sustentável. É se adaptar ou morrer, e o jornalismo como commodity (notícias do dia, manchetes, reportagens em geral) está sendo pressionado. Isso é difícil para as pessoas envolvidas. Eu sei — passamos por inúmeras reestruturações e mudanças de propriedade durante o meu tempo na Fortune. (Mesmo assim, adorei trabalhar lá!)
4/ Se você é um dos que escrevem as matérias, fazem as reportagens especiais, cobrem as editorias — você não está lidando apenas com uma transição de carreira, mas com um ajuste de contas existencial por parte do mercado sobre o significado e o valor do seu trabalho. É difícil, como eu disse.
5/ Eis o que eu faria diante de tudo isso: - Construa sua audiência e plataforma. Em muitas áreas, a capacidade de possuir uma audiência — seja por meio de newsletter, podcast ou site independente — é essencial. - Invista em habilidades complementares. Seja visualização de dados, estratégia de newsletter, narrativa em áudio ou construção de comunidade — diversifique. Mantenha sua rede de contatos ativa. Quanto mais você for reconhecido em seu nicho (criptomoedas, tecnologia, política, seja qual for) como alguém que entrega resultados, maiores serão as chances de encontrar novos caminhos. Mude sua mentalidade. A "redação tradicional" não é mais o único caminho. Explore as diversas portas e caminhos não tradicionais disponíveis para você. (É provável que essas experiências sejam únicas e específicas para cada caso, e qualquer sugestão genérica que eu fizer provavelmente não terá o mesmo impacto aqui.)
6/ Em resumo, a economia dos negócios de mídia está em constante mudança e todos estão repensando ativamente suas propostas de valor: pelo que as pessoas estão pagando hoje? Para onde está migrando a atenção? Como construir um negócio em torno disso, em vez de se basear apenas em impressões?
7/ Para jornalistas, o imperativo é claro: perseverar e adaptar-se. Com o custo da criação de conteúdo em queda livre, simplesmente produzir textos rapidamente não pode ser sua vantagem competitiva. O novo mercado provavelmente favorecerá criadores com múltiplas habilidades, que entendam as nuances do que o público e as plataformas desejam e precisam. Portanto, se você está entrando nesse mercado agora, seja versátil.
8/ Se você é um jornalista enfrentando dificuldades, este é sem dúvida um momento difícil e eu me solidarizo com você. Seus talentos ainda importam. Você só precisa encontrar um meio diferente de expressá-los.
9/ Encare isso como um momento de oportunidade para reimaginar seu papel no que a mídia está se tornando. O novo mundo da mídia não é mais fácil, mas, de certa forma, oferece mais possibilidades para aqueles que o abordam com a mente aberta.