Sinceramente, não consigo entender o que o Sammy realmente quer. Com o Elon, é bem claro. Ele quer ir para Marte e vai matar várias aldeias para conseguir isso, sem nenhum remorso. Mas o que o Sam está tentando conseguir? Meu melhor palpite é "se tornar uma lenda".
Tipo, o objetivo declarado é "trazer a Agi para cá" e claro, mas por quê? Tipo, por que exatamente? Meu objetivo, por exemplo, não é exatamente criar uma startup de sucesso. Se fosse, eu já teria levantado capital. Meu objetivo é me tornar uma lenda e conseguir alguns likes do Geohotz.
O verdadeiro motivo pelo qual as pessoas fazem as coisas costuma ser bastante egoísta e infantil, e não há nada de errado nisso. Eu simplesmente não entendo o Sam; parece extremamente doloroso ser o CEO da OpenAI, e eu já teria desistido há muito tempo.
Talvez seja uma daquelas coisas em que você pode tirar o executivo da empresa, mas não pode tirar o executivo do garoto. Toda vez que saio de uma grande empresa de tecnologia, me pego desejando o pager. É como se você aprendesse a amar o estresse.
Conheço muita gente assim. Pessoas que não precisam ser executivos de empresa, mas continuam sendo. Honestamente, a melhor maneira de descrever esse comportamento é "problemas com o pai" (o que não é necessariamente ruim, Napoleão tinha problemas com o pai. Problemas com o pai podem ser um pré-requisito para a grandeza).
Devo dizer que, embora pareça que toda a questão da OpenAI devesse ter sido ilegal (a começar pela Microsoft), pelo menos no final das contas, a Microsoft foi ressarcida integralmente, assim como seus funcionários.