O que diabos é uma fábrica de IA? Tive de investigar o que a @EU_Commission não eleita está a falar hoje Então, de acordo com eles, são alguns centros de dados (que eles chamam de supercomputadores) em 6 países diferentes da UE Eu verifiquei o mais poderoso: Karolina, um centro de dados tcheco, que tem principalmente CPUs (veja a foto), mas não GPUs, então é praticamente inútil para IA. As GPUs que ele possui são 72x 8x NVIDIA A100 GPU, então 576x A100, ou equivalente a 240x H100s (H100 tem cerca de 2,4 vezes o poder de computação de A100) Então vamos comparar isso: @xAI tem 200.000 GPUs H100 Portanto, o centro de dados xAI tem 800 vezes mais capacidade de processamento do que o centro tcheco. Se combinarmos xAI, Meta, AWS, etc., são cerca de 750.000 H100s Se assumirmos que os outros 5 centros de dados na UE são equivalentes ao checo (o que é um exagero porque a maioria dos outros parecem serviços de consultoria de IA, eles nem sequer TÊM chips!), as novas "fábricas de IA" da UE têm um total de 1.440 GPUs H100, vamos arredondar para 1.500 para ficar legal Então a UE está tentando competir com 750.000 GPUs com suas próprias 1.500 GPUs, então 500x menos?? Corrija-me se eu estiver errado, mas parece ter um impacto muito baixo e ser outra ideia ridícula e uma queima de dinheiro dos contribuintes da UE que acabará nas mãos de comparsas e burocratas locais e não fará NADA para melhorar o clima de negócios da IA na Europa. A melhor maneira de melhorar é desregulamentar, tornar super fácil e reduzir impostos (especialmente no início) para abrir empresas de IA na Europa.
Como sempre, já temos ideias práticas para tornar a Europa um local atraente para empresas de IA Conforme pesquisa coletiva e votação de milhares de europeus aqui: