Hoje andei num Zoox (carro autônomo da Amazon)! No geral, uma experiência incrível; mais um daqueles raros momentos em que o presente realmente parece, se sente e soa como o futuro. A Waymo estabeleceu um padrão *muito* alto para eu comparar, mas sinto que a Zoox conseguiu atingir um nível semelhante de refinamento em toda a experiência. Prós: • O aplicativo é ótimo e realmente funciona (raro!). • A condução é muito suave, quase igual à de um Waymo (ambos mais agradáveis e suaves do que a maioria dos humanos). • O espaço para as pernas e o layout do assento são excelentes e incomparáveis. Há porta-copos, portas USB, carregamento sem fio e controle de música na tela sensível ao toque. • 10/10 Efeitos sonoros, vozes, animações e detalhes sutis. Fazem toda a diferença! Contras: • A área de atendimento é pequena (principalmente East Mission + SOMA, veja abaixo) • Me sinto um pouco menos seguro no Zoox em comparação com o Waymo. O Waymo ainda tem banco do motorista, volante e, mais importante, um painel que me mostra o que o carro vê, pensa e planeja. O Zoox não tem nada disso (as telas sensíveis ao toque não mostram dados do LIDAR nem previsões de IA), o que é muito legal, mas vai levar um tempo para eu me acostumar. • O veículo chama mais atenção do que o Waymo devido à sua irregularidade, o que eu não gosto porque não me sinto seguro em NE Mission e SOMA (mas isso não é realmente culpa do Zoox, certo? Eu confio que ele não vai me causar um acidente!). • Sem integração com o Spotify, mas eu podia escolher músicas da Zoox FM. Diversos: • Meu tempo de coleta foi de 7 minutos, o que está em linha com ou cerca de 2 minutos acima da minha média de tempo de coleta com a Waymo. • Minha viagem foi gratuita. Não sei qual será o preço quando houver mais disponibilidade, nem sei a disponibilidade atual ou os prazos. • Houve duas paradas semi-urgentes durante minha viagem, causadas por um ciclista e um motociclista que se aproximaram agressivamente (cerca de 30 cm) de mim. Uma das paradas foi um pouco menos suave do que teria sido com o Waymo, mas o carro ainda fez escolhas inteligentes. • Os passeios estão disponíveis das 8h às 23h. Os participantes devem ter 8 anos ou mais. Não são permitidos animais de estimação, bebidas alcoólicas ou fumar. Geral: • Uma experiência realmente incrível. Parece menos com pegar um táxi e mais com estar em uma montanha-russa que tenta (e consegue!) me convencer de que estou vivendo no ano de 2030. • Por enquanto, vou continuar usando o Waymo devido à experiência do usuário, controle de música, familiaridade e disponibilidade (aparentemente, já passei 105 horas da minha vida usando um Waymo até agora), mas assim que o Zoox expandir sua área de cobertura, principalmente se eu estiver com 2 ou 3 amigos, pretendo experimentá-lo com mais frequência. Declarações: • Adoro a Waymo e os carros autônomos. • Possuo exatamente uma ação da Amazon avaliada em US$ 234. • Não me pediram para twittar ou fazer uma avaliação, mas ninguém me disse que eu não podia, então enviei um tweet.
Foto que tirei de um Zoox depois, para quem ainda não viu.
Área de atuação atual da Zoox. Acho que o cadastro ainda não está aberto.
Vejo com frequência a Zoox mapeando Hayes Valley e áreas próximas ao centro da cidade, mas acho que ainda vai demorar uns seis meses até podermos fazer passeios por lá.