Após alguns anos de hiato, uma olhada nas ações finlandesas e suas avaliações. É claro que o P/L por si só não conta toda a história. O OMXH25 retornou ~30% em alguns anos. O S&P500 valorizou ~50% no mesmo período → algum tipo de ganho defensivo também. hx.com/Mikko_M_Makine…1/X
Há quase dois anos, houve comentários positivos e negativos no tópico. Fazer previsões é notoriamente difícil – especialmente para o futuro. No mercado, a vantagem advém de alguns insights. Se você imaginar que tem isso em todas as ações, sofre de um sério viés de excesso de confiança. Eu uso uma previsão de 12 meses nesses casos. Ela tem suas falhas (incluindo um leve otimismo), mas acho que é a melhor maneira. Portanto, os indicadores são sobre avaliação, não sobre preço da ação.
Nokia (3.625) - O crescimento no primeiro semestre do ano veio dos sonhos com data centers. P/L 8 -> 15. - Esses sonhos não se refletem nos números, mesmo com o boom em andamento -> as ações caíram novamente. -28% em relação ao pico. - A Nokia não é cara, mas eu quero ter uma trapaceira em série que não cresce? Eu mesmo tenho muitas feridas por causa disso.
Sampo (10,00) - O setor tem tido forte demanda. A empresa está inovando com eficiência e boa gestão. - Parece totalmente precificada (P/L 18). Pessoalmente, evito o setor de seguros devido aos preços atuais. - Rendimento para os acionistas (div + bb) ainda em 5%.
UPM (24,57) - O ciclo da celulose não era eterno (nunca é) - Rendimento de dividendos de 6%, e o fluxo de caixa livre ainda cobre isso, mesmo em um mercado fraco. - Prós: celulose, energia, produtos de papel de nicho. Contras: papel base. - Comprei na queda, embora precise dele para o resto do ano.
Orion (69,60) - Em empresas farmacêuticas, o melhor momento para vender é frequentemente bem antes do pico de vendas de grandes sucessos. - A P&D da Orion é desnecessariamente modesta em relação ao faturamento. Agora, a Nubeqa está aproveitando o momento para se destacar. - A ação pode valer mais nos próximos anos. Parece "mais barata" o tempo todo.
Kone (53,78) - P/L 25 não é barato, mas o setor de serviços é um negócio de altíssima qualidade e o mundo está crescendo. - Há alguns anos, a avaliação era mais atraente - agora, eu só estaria interessado em comprar na baixa. - É improvável que a construção civil na China retorne ao seu antigo recorde?
Metso (11,12) - Menos minérios ricos, mas mais matérias-primas necessárias -> Mais necessidade de britagem e outros processamentos. - Benefícios da construção de infraestrutura, carros elétricos e data centers. - Tenho muito mais barato, menos caro. Agora um pouco mais caro novamente.
Neste (14,70) - Mais que dobrou desde o fundo! (infelizmente, eu já assumia o lado negativo) - O P/L dos próximos 12 meses não é muito relevante para empresas em recuperação. - O preço do diesel renovável europeu retornou a um nível em que gera lucro e os anti-medos podem ser abandonados. - Minha antiga propriedade é suficiente.
Huhtamaki (31.02) - Muito internacional e resiliente. Produção também nos Estados Unidos. - A ação está no menor preço em dez anos. - A empresa não é ótima, mas eu a possuo por causa do preço baixo. Eu venderia por um aumento de 20 a 30%, a menos que o desempenho melhore substancialmente.
Wärtsilä (24.23) - Tudo o que pode ser conectado a data centers está brilhando agora. - A Wärtsilä tem a reputação de ser uma empresa de qualidade, mas, comparado a isso, seus lucros e ações flutuaram muito. - Talvez seja caro por um motivo, mas não é interessante a esses preços.
Fortum (15.13) - As projeções para as ações e os lucros têm se movido em direções diferentes desde o início do ano. A eletrificação e os data centers estão impulsionando o preço, mas isso ainda não se reflete no preço dos futuros de eletricidade. - Estou acompanhando as ações de perto, mas atualmente não as possuo. Energia hidrelétrica e nuclear são interessantes para o portfólio.
Elisa (45,90) - Uma ação como essa é boa para se ter como rede de segurança em um mercado em baixa. Mas, para mim, é até chata demais. - Provavelmente com preço razoável para uma das melhores operadoras de telecomunicações do mundo.
Stora Enso (10.03) - Comprei especulativamente após a notícia da separação das florestas - o resto do negócio não é empolgante, mas sua avaliação permanecerá bem baixa quando as florestas forem retiradas. - O valor da empresa florestal diminuiria se as relações com a Rússia fossem restauradas → perdedora relativa em comparação às outras.
Kesko (19,62) - Avaliação razoável para uma empresa estável (P/L 16). Construção e vendas de automóveis podem gerar crescimento nos lucros assim que a economia congelada da Finlândia descongelar. - Mas: a perda de participação de mercado e os preços ainda altos dos produtos neste ciclo econômico são preocupantes.
Konecranes (73,40) - Vendi muito cedo, fiquei preso ao preço de venda e não consegui comprar mais caro. Que erro. - Agora o resultado já está em um nível histórico muito bom, e as odds aumentaram. Não é a melhor combinação para o retorno esperado.
A intenção seria analisar empresas menores e internacionais da mesma forma algum tempo depois. Tópico original: