E começa a grande migração anual para o sul. Primeira parada: Örebro 🇸🇪, com 24 barracas abertas para todos os veículos elétricos, além de mais 12 de outro fornecedor. Café e água barata no vizinho ICA. Ótimo lugar.
Segunda parada: Gränna, 🇸🇪 20 baias disponíveis para todos os veículos elétricos. Para abrir uma dessas enormes estações, é preciso: 1. Uma estação de transformação 2. Cinco gabinetes V4, cada um com capacidade para 4 baias. Também visível o gateway com comunicação redundante para HA 3. 20 baias 4 Vista opcional
O monitoramento de Alta Disponibilidade é extremamente importante porque gera confiança entre os usuários. Você confia que essas estações estarão sempre funcionando e recebe notificações no veículo sobre quais vagas estão fora de serviço. A Tesla já sabe disso e provavelmente está agendando um técnico para consertá-lo.
Terceira e última parada antes de deixar a Suécia, e nada mais apropriado do que Helsingborg, 🇸🇪 lar do milésimo posto de supercarregadores sueco! Este tem de tudo! Transformador de energia, 6 armários, 24 postos abertos a todos os veículos elétricos e painéis solares que fornecem energia e sombra. Padrão ouro!
Esta caminhada um pouco mais longa foi perfeita para um almoço leve, a parada obrigatória para ir ao banheiro e um café. Pronto para partir bem na hora 👌 Próximo: A Ponte para a Dinamarca 🇩🇰
Mais uma parada comum em Fredericia 🇩🇰 em outro supercharger de 24 vagas onde um café com leite do McDonald's custa 5,5€. Não gostei dessa parte da Dinamarca.
E agora chegamos ao meu país favorito para zzummm zzummmm. Neumünster 🇩🇪 com 20 vagas, onde cheguei com 3% de combustível restante. Não vou cometer esse erro de novo. Estou cobrando um valor extra para conseguir chegar confortavelmente ao meu último supercarregador do dia. Mesmo com velocidades zummm zummm 😬
Bom 😬 isso não funcionou. As velocidades zummm zummm são simplesmente irresistíveis. Mesmo assim, consegui. 3% é o suficiente para chegar a um portão fechado? Felizmente, a interface do carro tem um código de acesso para abri-lo. Meu coração parou por um instante, enquanto olhava para o portão fechado.
Outra enorme estação com 20 vagas em Soltau-Ost 🇩🇪 esta tem conectividade Starlink 😎
A Alemanha é sempre um bom lugar para verificar se as ventoinhas de refrigeração da eletrônica de potência do carro estão funcionando corretamente. ELAS ESTÃO FUNCIONANDO PERFEITAMENTE (desculpe, não ouvi você com todo aquele barulho das ventoinhas) 🙉
E cheguei ao meu hotel para passar a noite. Você poderia pensar que eu estaria exausto depois de um dia inteiro dirigindo, mas a realidade é que o carro fez todo o trabalho. Eu apenas o monitorei enquanto ouvia horas de podcasts entre as paradas para carregar e comer alguma coisa.
Menos as peças zummm zumm. Essas eu dirigi. Claro 🏎️
O hotel para passar a noite foi super agradável. No meio do campo, a maior cama de solteiro que já vi, ótima comida e café da manhã incrível. A Alemanha nunca decepciona com as estadias, especialmente com o café da manhã. Ovos mexidos com ovos frescos de verdade? Que conceito!
Eu simplesmente não consigo evitar, não é mesmo?
Com certeza vou carregar o suficiente em Northeim-Nord 🇩🇪, 12 vagas gloriosamente vazias para chegar ao próximo supercarregador com bastante folga. Pelo menos é o que estou dizendo a mim mesmo. Talvez eu dirija com sensatez desta vez...
Consegui! Cheguei com 12%! Ajudou o fato de a maior parte deste trecho ter sido limitada a 120 km/h. Alemanha, o que você está fazendo? Você acha que é ?
Mais uma parada rápida em outro supercharger gloriosamente vazio de 16 vagas em Guxhagen, 🇩🇪 isso é tããão fácil…
E mais uma parada em Asfeld, 🇩🇪 16 barracas, quase todas vazias
Possivelmente, o nome de supercharger mais engraçado até agora, Pfungstadt, 🇩🇪 com um número ímpar de vagas: 15. No meio do dia de uma sexta-feira de trabalho, a autobahn está cheia de Stau. Acho que a diversão acabou para esta viagem. Mas tudo bem, consegui mais do que o suficiente para durar dois meses :-)
O melhor amigo dos viajantes europeus de cross-country na primavera. Este é o conteúdo que você veio buscar... Vou poupá-lo da foto do antes...
Última parada na Alemanha. Kappel-Graphenhausen 🇩🇪 com 10 barracas. Uma parada um pouco mais longa para um almoço leve e depois seguimos para o campo ao lado.
Besançon 🇫🇷 12 barracas no maior estacionamento de um enorme shopping center. O sol está 30° lá fora e as pessoas vão ao shopping em massa. Talvez pelo ar-condicionado? Não parece na foto, mas o estacionamento estava lotado.
E estou feliz por voltar a Aire du Bourbonnais 🇫🇷 Surpreendentemente, poucos superchargers repetidos nesta viagem. Eu esperava ver lugares mais familiares, já que faço esta viagem desde 2020, mas são tantos agora que é só por acaso que você volta aos mesmos lugares.
O último supercharger francês da noite é um pouco estranho. Completo com painéis solares, mas no meio do nada, ao lado de um hotel antigo. Saint-Pardoux-l'Ortigier, 🇫🇷, continua a velha tradição francesa de superchargers perto de um hotel, e nada mais.
O hotel da noite passada foi... incrível. A cereja do bolo foi a capa vermelha brilhante para o assento do vaso sanitário. Onde se compra isso?
Mais um carregador francês no meio do nada, com apenas um hotel por perto em Castets 🇫🇷 É realmente interessante que a maioria dos supercarregadores que usei na França em todos esses anos ficavam perto de hotéis. Recentemente, shoppings, mas principalmente hotéis. Por que será?
E agora estamos entrando em território de repetição. Rivabellosa 🇪🇸 Já estive nesta e nas duas seguintes, todas as vezes nesta última etapa da viagem.
E a encantadora Tordesilhas 🇪🇸 me faz sentir como se tivesse chegado à Península Ibérica só por causa dos pinheiros mansos. Eu adoro essas árvores e a sombra incrível que elas proporcionam nos dias de calor escaldante.
E o último carregador, como sempre, na Guarda 🇵🇹 Desta vez, aproveitei o tempo de carregamento mais longo para tirar uma soneca e esqueci de tirar uma foto. Mas é igual a todos os outros anos. Ainda o mesmo número de vagas nos fundos de um hotel local.
Cheguei ao meu destino em Portugal. Mais de 4.000 km usando ~900 kWh de energia em três dias. Desta vez, a média foi um pouco maior do que em outros anos. Normalmente fica em torno de 205 Wh/km, mas desta vez foi de 219 Wh/km. Dois dos dias foram excepcionalmente quentes e o último dia choveu pra caramba…