Por que as armas nucleares serão a arma preferida para engajamentos táticos no futuro? /📃🧵 O problema enfrentado pelos planejadores militares é a interação de três fenômenos tecnológicos: 1. O avanço do A2AD que tornou qualquer missão de sobrevoo perigosa. 2. O avanço de trincheiras e materiais de endurecimento de blindagem que podem fazer com que qualquer ataque convencional não cause danos. 3. A criação de bunkers militares subterrâneos profundos com pontos de acesso extremamente reforçados. Com o tempo, todos os ativos de alto valor expostos foram protegidos por AD, colocados dentro de bunkers ou posicionados atrás de trincheiras avançadas que poderiam receber impacto direto de projéteis de alto calibre. Você notou como não importa quantas vezes os mísseis foram disparados contra os EUA/Israel no Oriente Médio, em grande parte não resultaram em nada? Então, o que é realmente necessário é uma arma muito compacta com alto rendimento, que possa ser instalada em um míssil ou pequena bomba carregada por uma aeronave furtiva que possa penetrar o radar inimigo. O que é necessário é algo que possa criar uma onda de choque sob o solo. O que é necessário é algo que possa ignorar completamente a blindagem e penetrar até mesmo os materiais mais duros conhecidos pelo homem. Só existe uma arma que pode atender a todos esses requisitos: uma arma nuclear. Na década de 80, tudo isso foi percebido por planejadores militares, e artigos foram apresentados defendendo o uso de armas nucleares de forma limitada. As pessoas não gostaram dessa ideia, pois sempre se presumiu que qualquer uso limitado de pequenas armas nucleares resultaria em destruição mutuamente assegurada por meio de uma troca estratégica de armas nucleares muito maiores, projetadas para destruir cidades inteiras. Então, a União Soviética entrou em colapso... e esse foi o fim da história. Não exatamente. Os EUA continuaram trabalhando nesse conceito de guerra nuclear limitada. No início de 1999, como parte do relatório do Departamento de Energia, os EUA revelaram que haviam testado com sucesso uma arma de radiação residual mínima, entre outros avanços alarmantes. Consulte o relatório e o texto abaixo: Após o evento terrorista de 11 de setembro [bandeira falsa], Saddam Hussein foi demonizado e alegou-se que armas nucleares seriam necessárias para destruir seus bunkers. Essas armas eram chamadas de Armas de Penetração da Terra, ou Penetradores Nucleares Robustos da Terra (RNEP). Isso não foi bem recebido pelo público. Então, outro tipo de arma foi criado: o MOAB, completamente impraticável, que não atendia a absolutamente nenhum dos requisitos táticos, sendo tão pesado que apenas alguns jatos conseguiam lançá-lo e apenas sobrevoando o que seria uma defesa aérea pesada. Também não conseguia fazer quase nada contra bunkers profundos. O rendimento também era patético, em torno de 2 toneladas. Basicamente, 4 Mk84s lançados por alguns jatos poderiam ter o mesmo poder devastador. Mas essa arma tinha um propósito: era PSYOP. Enquanto as pessoas soubessem da existência do MOAB, qualquer grande explosão poderia ser atribuída a ele. Afinal, a maior parte do planeta não entende nada sobre engajamentos táticos ou mesmo a carga que os jatos podem suportar em seus pontos fixos. O cenário estava montado: os MRRs e os RNEPs poderiam ser usados para alcançar o que quer que os militares dos EUA exigissem sem que o público realmente tivesse qualquer influência. Outros países, em grande parte derrotados pela queda da União Soviética, não podiam fazer nada além de assistir. Afinal, se se manifestassem, isso apenas normalizaria o uso dessas armas — eles não tinham como responder a uma potência como os Estados Unidos. O cenário estava montado. Em 20 de março de 2003, os EUA invadiram o Iraque. Essa invasão não saiu como planejado. Os iraquianos travaram uma luta feroz ao redor do Aeroporto de Bagdá. O aeroporto não tinha mais defesas aéreas, mas era reforçado e tinha um bunker militar subterrâneo muito profundo dentro dele. O batalhão militar americano enviado para tomá-lo foi facilmente derrotado. Então, de repente, a energia em Bagdá acabou, e Donald Rumsfeld anunciou triunfantemente a morte de 10.000 guardas republicanos que o defendiam. Eu sabia o que tinha acontecido e, logo depois, tenho evidências incontestáveis do uso de armas nucleares no aeroporto de Bagdá — uma que até postei no Twitter e, por tê-la postado, fui ameaçado de suspensão permanente e forçado a excluí-la. Foi a partir desse ponto (pelo menos como eu vi) que a história se bifurcou. Todos viram uma vitória convencional contra um exército que simplesmente desapareceu. O que aconteceu foi algo muito mais sombrio. Uma nova era estava sobre nós — uma era em que um único império poderia destruir completamente as forças armadas de uma nação usando armas nucleares, enquanto o mundo assistia sem perceber. Veja bem, naquela época, os smartphones não existiam como existem hoje. Era preciso depender da transmissão de notícias e eventos por jornalistas. Mesmo assim, não demorou muito para que os vazamentos surgissem. Primeiro de oficiais militares americanos e, eventualmente, dos próprios iraquianos. Ninguém além de mim e alguns amigos russos/ucranianos acreditaram. De todas as coisas esotéricas na internet, este era o segredo mais esotérico e bem guardado. Nunca o esqueci, porém, e ele realmente moldou o resto da minha vida. Descobri que este não foi o primeiro uso desta arma. Descobri até um uso muito anterior, nos anos 80, que provocou os EUA a adotarem essa linha de guerra. Hoje... Acho plausível que outras nações tenham esse tipo de arma, embora não tão boa quanto a dos Estados Unidos. É do interesse das nações maiores que as menores sejam mantidas no escuro sobre a existência de tal sistema. Se as armas nucleares se tornarem apenas mais uma forma de munição — e, mais ainda, a vitória for impossível sem seu uso —, então o pacto criminoso supremo do Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP) murcha. Então, todas as nações, mesmo as menores, deveriam ter acesso a essa tecnologia. E toda a ordem mundial se desvanece. Para mim, e para aqueles que veem as coisas como eu, isso é exatamente o que é mais desejável — um mundo muito mais complexo e muito mais interessante, onde até mesmo os pequenos atores podem ter um enorme impacto na história. /Fim
Escrevi "O palco estava montado" duas vezes sem querer, em dois parágrafos. Argh. Arghhhhh.