Eu não estava errado. O míssil mais leve da DRDO, "Shoulder Fired VSHORAD", acaba de sair do papel. Mas me surpreendeu positivamente em alguns aspectos. Certamente não é o Igla/Stinger do seu avô. É um reflexo de um míssil projetado em 2025 por uma potência em mísseis.
Toda a minha análise se baseia nas três fotos abaixo. Elas me foram apresentadas por @Archit_Ch. Estou impressionado com a agudeza do olhar dele. Os meus estão ficando velhos, então estou feliz! Vou dar alguns palpites, mas estou bastante confiante neles. Acredite se vale a pena.
Os dois mísseis têm layouts muito diferentes. O VSHORAD possui um motor sólido de propulsão dupla com quatro escapamentos laterais. Isso proporciona ao míssil uma aceleração inicial muito rápida. A queima do propulsor é youtu.be/spDxyzU5fPY?si…,5 segundos!
Isso é fundamental para aumentar a Probabilidade de Abate (Pk) de um míssil antiaéreo de "última hora". Além disso, ele é equipado com um sistema RCS miniaturizado, localizado atrás do escapamento lateral, para manobrar o míssil logo após o lançamento, mesmo antes de suas aletas entrarem em ação.
O VSHORAD é provavelmente o menor míssil do mundo com um sistema RCS. O sistema possui 32 motores de foguete sólidos extremamente pequenos (dispostos em 8 grupos de 4). Cada motor dispara uma pequena rajada sem fumaça, invisível a olho nu.
Essa aceleração e manobrabilidade extremamente rápidas o tornam um dos melhores em termos de probabilidade de abate (Pk), mas isso tem um preço: o peso. O míssil em si pesa cerca de 20 kg, pesado demais para ser disparado sobre o ombro. Por isso, optou-se por uma configuração sentada, como a do Mistral.
Esta configuração permite sistemas de mira mais sofisticados. Mas tenho pena dos soldados que carregam tais sistemas em áreas montanhosas e/ou florestais. Eles são mais adequados para veículos, navios, helicópteros, etc.
Precisamos de um míssil mais leve, que possa ser transportado por uma equipe de 1 ou 2 homens por longas distâncias, algo da classe Stinger/Igla. Os RFPs iniciais do DRDO para o MPDMS também pareciam semelhantes.
Em vez disso, eles desenvolveram um míssil verdadeiramente moderno baseado na experiência do VSHORAD. Miniaturizaram e integraram diversos sistemas em um único módulo aviônico que se encaixa perfeitamente em uma seção de 68 mm de diâmetro e 110 mm de comprimento.
1. Espero que o míssil tenha cerca de 70 mm de diâmetro, contra 90 mm do VSHORAD. Meus cálculos preliminares indicam que este míssil pesará cerca de 12,5 kg, em vez dos 19 kg do VSHORAD. Compare isso com o peso do Stinger/Igla. Acho que estou perto.
2. O motor sólido não possui bicos laterais, mas apenas um único bico de escape na parte traseira. Isso não proporcionará a aceleração do VSHORAD, mas chegará perto devido ao peso geral mais leve. Será de pulso duplo para aumentar o Pk.
3. O sistema RCS foi movido para a frente do míssil, logo atrás ou à frente dos canards. Meu palpite é que esteja logo atrás. Dessa forma, o escapamento dos motores RCS não atingirá os canards acionados. Além disso, os canards podem ser acionados para trás. Isso é favorável.
4. Imagino que o próprio sistema RCS tenha 40 motores dispostos em 8 colunas radiais de 5 motores cada.
5. O míssil possui um buscador ativo com cardan no nariz. Provavelmente o mesmo sistema de imagem infravermelha de banda dupla sem refrigeração do VSHORAD. Portanto, este é um míssil ultramoderno, do tipo "dispare e esqueça". Como eu disse no início, provavelmente um dos melhores do mundo.
Agora, tenho apenas dois desejos para projéteis táticos de baixa altitude. 1. Um míssil de combate corpo a corpo ar-ar da DRDO, e 2. Um sistema de foguetes lançados por mísseis da EEL Pvt. Ltd.