🧙♀️ Expansão de Campo: IA de Codificação Avançada 1/n Origem: Após o surgimento surpreendente de assistentes de codificação inteligentes como Cursor e Windsurf, afirmações como "Noobs sem noções básicas podem criar um aplicativo em um dia", "Front-end está morto" e "Todo mundo é programador" têm sido constantemente motivo de preocupação. Controvérsias e dúvidas surgem, uma rotina diária verdadeiramente entediante. Então, é possível que todos estejam discutindo sobre a coisa errada? Por que usar ferramentas de programação para programar? Além dos limites predefinidos, existe um vasto mundo novo. Decidi usar "guias de interpretação personalizados e longos" para estimular a discussão e explorar possibilidades ainda mais fascinantes. 🔮 Exemplo: Usando quatro "continuações", destile um relatório profissional e ilustrado (foto). 📝 Materiais: "HSBC Private Wealth Planning" do Sr. Fu Peng. 🔧 Ferramentas: Metodologia de Design Windsurf⬇️
2/n Considerações: O documento original tem impressionantes 34.000 palavras. É suficiente simplesmente jogar tudo para a IA? Claro que sim. Por exemplo, usar um LLM como o Gemini, que se destaca no processamento de textos longos, geralmente produz resultados aceitáveis, mas é uma média muito aleatória — não é o que estou procurando. 1. Escolha a ferramenta certa: Primeiro, vamos desconstruir uma IA semelhante à do Cursor. É essencialmente "modelo + interação", com RAG (aprimoramento de busca) eficiente e complementação de rede. Portanto, é perfeitamente aceitável tratar o documento original como uma "base de conhecimento" e extraí-lo com o LLM da ferramenta. 2. Migrar para um pipeline utilizável: Temos um pequeno grupo para "Programação com Cursor", onde frequentemente trocamos as "melhores práticas" mais recentes. As abordagens compartilhadas que criamos são extremamente valiosas. Entre elas, um processo de construção padronizado (POP) baseado no PRD do produto é uma fórmula mágica para transformar ideias em realidade. Defina suas necessidades claramente e tudo se encaixará!
3/n Design: 1. Documento de Requisitos: O que eu quero? Primeiro, leio todo o documento manualmente — mesmo sem IA, sei aproximadamente o que quero. Usando isso como uma ferramenta de suporte, posso dizer diretamente, a partir do processo de desenvolvimento baseado em framework, se realmente "pensei" em todo o texto ou se estou apenas inventando bobagens. É assim que a precisão e a qualidade são garantidas. Abra o documento https://t.co/xhE0jqDmqe (veja a Figura 1 abaixo), desenhe um caminho de marco e desenhe o arco! 2. Perfil do Usuário: Quem sou eu? "O que eu quero?" O que significa o "Eu" na frente dele? Orientação personalizada. Acesse as configurações do ChatGPT ou do Claude e procure a parte sobre informar ao modelo "Sobre Mim". É isso que você faz. O método é muito simples: crie um documento e "quantifique" você mesmo. Consulte: > [Quem sou eu?] ... 3. Informações Financeiras: Quais dimensões adicionais devem ser consideradas? Esta seção é uma dimensão estendida extraída do retrato do usuário e faz parte do design aprimorado. O tópico principal é o planejamento patrimonial, portanto, é uma boa oportunidade para otimização direcionada. Conselhos de investimento, preferências de risco, estrutura de alocação de ativos... tudo isso pode ser escrito de forma geral. É claro que a visão não precisa se limitar a isso e pode ser estendida a vários setores e funções. Você pode escrever sobre "como seguir na segunda metade da sua carreira", "pensamento empresarial" e "dificuldades empreendedoras". Basta listar alguns pontos e pronto. O princípio básico é: clareza é melhor do que verbosidade. 4. Estilo de escrita: Como escrever? Você pode listar os materiais básicos, mas o resultado não pode ser confuso. Coloque o estilo de escrita usado por Claude (veja a Figura 2 abaixo) em uma pasta no formato de um documento e pronto! Para mais detalhes, consulte meu compartilhamento recente.
Saída 4/n: A flecha é "encantada". A primeira flecha é disparada com um arco completo: leia os requisitos, comece a interpretar esta flecha e pegue apenas a estrutura. A propósito, mirarei no próximo rake. Se ele se desviar, calibre a postura através do documento de requisitos. 4 flechas disparadas em sucessão: todas "continuam". Há apenas duas maneiras de fazer isso aqui: Saída → Revisão → Continuar a discutir → Alcançar um novo marco Saída → Revisão → Alcançar um novo marco → Continuar para a saída. O mais importante é o resultado do primeiro "continuar". O "documento de requisitos" é usado para corrigir a direção e a postura. 📝 Para a saída: Recomenda-se pressionar .md por padrão, ou seja, documentos com tags Markdown. O editor pode renderizá-los em belos documentos e gráficos. Cursor AI, Windsurf e VS Code, que são projetados com base no VS Code, podem fazer isso. Adultos não fazem escolhas, eu quero todas elas.
5/n Poder de Fogo Ilimitado: O fim da linha é onde você não está mais disposto a ir. Após receber o resumo completo, você pode visualizar melhor esses documentos, transformando-os em materiais ricos e coloridos para orientar a tomada de decisões e iniciar o compartilhamento. Ou você pode continuar a discussão em profundidade. Por exemplo, no exemplo a seguir, "Devo quitar minha hipoteca antecipadamente?". Com este design completo, as matérias-primas e as linhas de produção estão todas prontas, explorando legalmente os caras do silício 24 horas por dia, 7 dias por semana, você pergunta: Isso é excessivo? Onde está a lei? Você está aqui para brincar?
6/n Início rápido: 1. Baixe o Windsurf ou o Cursor. 2. Crie uma nova pasta. Trate cada tópico como um projeto, uma pasta por projeto, e estabeleça uma estrutura. 3. Adicione seus materiais: documentos, multimídia e tudo o mais. 4. Declare suas necessidades. Perguntas simples devem ser abordadas brevemente. Perguntas complexas devem ser abordadas em um documento PRD. Qual código? Tudo bem se você esquecer. 😏
7/n Gráficos e texto: use ferramentas auxiliares para criar uma boa experiência de leitura e transformar o documento md cheio de símbolos em: 1. Gráficos ricos de sereia: visualização de Markdown Suporte para sereia 2. Mapa mental interativo: Markmap Método de configuração: Plugin → Pesquisar [Nome do plugin] → Instalar e ativar 🎉
Ao trabalhar em um projeto utilizando este POP multiuso, os documentos de MD representam uma parte significativa do projeto. Eles são cruciais para esclarecer requisitos e acumular dados que não podem ser comprados. Quem entende, entenderá.