Feliz segunda-feira 🪶. Estamos compartilhando a experiência de uma ex-funcionária com os abusos sofridos pela editora @beetruvian, além de como ela engana os leitores vendendo livros traduzidos pelo Google Tradutor.
Alguns de vocês devem saber que, há alguns meses, surgiram rumores sobre traduções da editora Beetruvian. Hoje, gostaria de compartilhar minha experiência como ex-funcionário da editora e confirmar alguns desses rumores.
Sim, a Beetruvian traduz usando o Google Tradutor, e a editora atualmente não conta com um único tradutor profissional em sua equipe. Mesmo quando contavam, nunca lhes era permitido trabalhar como tal, apesar das repetidas tentativas de assumir essas tarefas.
Sim, a mesma pessoa por trás do pseudônimo "Solomon Grundy" agora está inventando nomes genéricos de tradutores fictícios, como "Conce Sánchez", para reconquistar a confiança dos leitores que perceberam que as traduções poderiam ser de IA.
Essa pessoa, o editor, é a mesma que muitas vezes ironizou não só os leitores da editora, mas também todos nós, profissionais do setor literário, com frases como: "Se dependesse de mim, colocaria traduzido pelo Google Tradutor nos créditos".
No início, quando os livros eram revisados profissionalmente, o editor reclamava constantemente das correções, alegando que muitas eram feitas "por preferência" e sem justificativa.
Suponho que o fato de ele ter “traduzido” por exemplo groceries como grocerías ou toadstool como setas de sapo seja ignorado aqui.
Corrigir aqueles livros pós-editados era um inferno, não só pelo pouco tempo que nos era dado para fazê-lo, já que eu queria que cada livro estivesse pronto em um ou dois meses (tradução, correção e diagramação),
mas também pelo que isso significava para a guilda; em suma, o coquetel perfeito para que as coisas dessem errado, apesar do número de vezes que os avisamos sobre o que aconteceria.
Não é de se admirar que muitas pessoas reclamassem de inconsistências na revisão e acreditassem que os livros não tinham revisão; no entanto,
Essas inconsistências eram resultado de obstáculos constantes no nosso trabalho, até que não tínhamos mais permissão nem para assumir a responsabilidade pela correção.
Há muito o que discutir sobre a Beetruvian e a pessoa que a administra, e este é apenas um exemplo do pouco respeito que essa pessoa tem pelos livros e pela indústria editorial.
Espero que seja o suficiente para evitar que os leitores sejam enganados pelos últimos lançamentos da editora, não importa o quão interessantes eles pareçam.
Como nota final sobre esse assunto, certa vez traduzi um terço do último lançamento internacional da Beetruvian, mas meu antigo chefe se recusou a me dar um contrato pelos direitos da minha própria tradução.
Se eu assumisse o comando, teria que ser "porque eu estava animado por ter meu nome nele", como se a visibilidade (que não nego ser importante) me alimentasse no futuro se o livro se tornasse um best-seller.
Suponho que ele preferiu usar aquela experiência que certa vez afirmou possuir quando disse: "Tenho mais de 30 livros traduzidos em meu currículo" (editado posteriormente após passar pelo Google Tradutor).
e se contentar em fazer as coisas de forma medíocre em vez de confiar que um livro traduzido profissionalmente pode atrair mais vendas.
Talvez este projeto editorial tivesse sido mais viável se o amor pelos livros e o trabalho bem feito tivessem superado a ganância e o egoísmo, mas infelizmente, e para meu pesar, não foi esse o caso.