Muitos dos meus amigos também começaram a usar o Notion AI, mas não sabem muito bem como usá-lo. Pretendo usar este tópico para registrar minha experiência real e casos de uso do Notion AI para melhorar a eficiência no trabalho e na vida, e atualizá-lo periodicamente 👉 #notionAI #chapGPT
1 / Reformule e-mails ou mensagens do Slack. A comunicação escrita é crucial no ambiente de trabalho. Além da mensagem específica, também é importante considerar a redação e o tom. Atualmente, uso a IA do Notion para me ajudar a refinar minha redação. Por exemplo, ao pedir ajuda a colegas ou adicionar opções a um projeto, posso usar "Amigável", "Confiante" ou "Casual". Para fazer isso: escreva um rascunho, ligue para a IA e selecione "Alterar tom".
2 / Resumir um vídeo ou podcast em uma nota de apresentação com carimbo de tempo. Para fazer isso, primeiro você precisa converter o áudio do vídeo ou podcast em legendas com carimbos de tempo (há muitas ferramentas disponíveis; eu usei o iFlytek Tingting Subtitles), colá-lo no Notion e deixar a IA resumi-lo em notas. Comando: Resumir um esboço da transcrição do vídeo, incluindo carimbos de tempo (testei com um vídeo de 10 minutos e ele reconheceu apenas 7 minutos).
3 / Dando continuidade ao ponto anterior, traduzir legendas com uma linha do tempo também é muito simples. Basta selecionar as legendas que deseja traduzir, chamar a IA e escolher traduzir para o chinês ou outros idiomas. A qualidade da tradução é muito melhor do que a tradução integrada de alguns softwares de legendas. Claro, o mesmo vale para traduzir legendas de vídeos em chinês para o inglês. (Embora minha tradução de Bear Academy tenha ficado em "熊猫学院", as outras traduções ficaram basicamente boas e muito boas.)
4 / Simplifique o texto dos meus memorandos de voz. Eu uso um software de gravação de voz para capturar minha inspiração e meus pensamentos, e depois uso IA para organizá-los em um texto coerente e dividi-los em parágrafos. Dica: Simplifique o texto para que fique coerente, preservando o máximo possível do conteúdo original e dividindo-o em parágrafos para facilitar a leitura. Observação: você ainda precisará fazer alguns ajustes finais, mas já está muito mais fácil.
5 / Gerar o texto no formato de uma thread do Twitter. Este é um uso que acabei de pensar. É particularmente adequado para artigos longos que já escrevi. Posso cortá-lo diretamente em um formato de 140 caracteres adequado para o Twitter. Acabei de testar com o exemplo anterior e funciona muito bem. Comando: Gerar no formato de uma thread do Twitter
6 / Traduzir conteúdo. Criadores de conteúdo podem usar a Notion AI para traduzir postagens em chinês para inglês e vice-versa. Isso permite que eles mantenham o conteúdo em dois idiomas e o compartilhem em diferentes canais. Para fazer isso: selecione o texto, chame a IA e selecione o idioma para tradução. Observação: comparei as traduções da Notion AI com as do ChatGPT e a diferença não é significativa. Para a maioria das pessoas, qualquer uma delas funciona. Ambas são significativamente melhores que o DeepL.
7 / Estou começando a descobrir o poder da IA do Notion: ela permite que você acesse suas informações salvas e trabalhe nelas. Isso é diferente do ChatGPT, onde você ainda precisa inserir informações, e é mais valioso para os criadores. A seguir, compartilharei alguns dos meus casos de teste: Resumir o conteúdo do meu próprio vídeo (podcast ou artigo). Isso pressupõe que você já tenha convertido a fala em texto e salvo no Notion. Pedi para resumir meu vídeo em inglês em chinês.
8 / Depois de terminar um livro, salvo todos os meus trechos e notas em um documento do Notion. Acabei de testar. Para um livro literário, pedi ao Notion que selecionasse os cinco trechos mais interessantes dos meus trechos de "O Satélite Perdido". E ele produziu uma seleção muito boa! Isso também pode ser aplicado a outras situações.
9 / O verdadeiro diferencial é usar IA para livros de não ficção. Por exemplo, li o audiolivro em inglês "Minimalismo Digital" e fiz algumas anotações desorganizadas depois de terminá-lo. Selecionei o texto e pedi à IA para escrever um roteiro de vídeo para o YouTube com base no conteúdo selecionado. Observe que as anotações estão em inglês, mas o roteiro está em chinês!
10 / Eis algo ainda mais impressionante: meu trecho original incluía um exemplo do livro original sobre os Amish. Achei-o bastante interessante e digno de uma discussão mais aprofundada, então pedi à IA que me ajudasse a escrever um roteiro em chinês para um vídeo sobre o tema Amish. O resultado é este. É bastante valioso. No entanto, é importante observar que a verificação e a revisão por humanos são necessárias, pois a natureza atual da IA pode levar a conteúdo fabricado.
11 / Continuando com o tema anterior: deixe a IA comparar a vida e o estilo de trabalho de Amish e programadores (ou designers, ou qualquer que seja o seu público-alvo) e gere uma tabela. Isso é incrivelmente útil para blogs de tecnologia que comparam produtos. (Todos esses recursos estão disponíveis no ChatGPT.)
12 / Escreva uma avaliação para um colega. Isso se enquadra na categoria de conteúdo expandido e é uma área privilegiada para aproveitar os recursos de linguagem da IA. Você pode escrever algumas linhas básicas de descrição e, em seguida, deixar a IA do Notion embelezá-las com um pouco de polimento para criar um texto coerente e acessível. No exemplo acima, primeiro anotei casualmente alguns eventos específicos relacionados a esse colega, depois deixei a IA organizá-los em um conteúdo coerente e, em seguida, reescrevi em tópicos para facilitar a revisão.
13 / Aqui está o ponto principal: como usar a IA do Notion para analisar vídeos do YouTube, salvar o conhecimentdownsub.compdownsub.comrnecer sugestões práticas específicas (quase sem nenhum prompt!). 1. Encontre o vídeo que deseja salvar e copie o link. Aqui está um vídeo de fitness como exemplo. 2. Cole o link em https://t.co/Gx9nZc1ysE para baixar as legendas do vídeo como um arquivo TXT. Cole-o no Notion em formato de código (principalmente para facilitar a visualização, mas você também pode colá-lo diretamente como texto). 3. Chame a IA e use as opções padrão de ações Resumir e Encontrar para resumir e identificar sugestões práticas. 4. Use as opções padrão da IA novamente e clique para traduzir diretamente para o chinês. Este método funciona para quase todos os vídeos do YouTube. Se você estiver em outro idioma, baixe o arquivo como um arquivo TXT e use a IA para traduzi-lo primeiro — é apenas um clique de qualquer maneira. É totalmente gratuito (claro, o Notion AI custa dinheiro)!
14 / Gere uma lista de análise competitiva. Eu uso isso para listar portfólios de designers de produtos para facilitar a análise. Frase: "Estou trabalhando no meu portfólio como designer de produtos em New Sealand, trabalhando com grandes empresas. Encontre de 5 a 10 exemplos de portfólios para eu pesquisar a concorrência." Honestamente, isso não é muito intuitivo; alguns dos sites na lista gerada nem abrem. Acho as buscas tradicionais no Google mais eficientes.
15 / Outro exemplo de organização de texto. Este é o texto desorganizado (acima) e o texto organizado usando a Notion AI (abaixo). Como uso gravação de voz há anos, a taxa de reconhecimento é razoável, mas usar IA para organizá-la é muito conveniente, exigindo poucos ajustes. Veja a recomendação anterior para a frase.
16 / Escrever e-mails de rejeição. Este recurso é incrivelmente útil. Normalmente, tenho dificuldade com o tom e a redação ao escrever e-mails para rejeitar solicitações, o que pode consumir bastante tempo. Usar a IA para responder é incrivelmente útil. Por exemplo, neste exemplo, um autor de livro entrou em contato comigo para ser convidado de um podcast. Escrevi uma frase curta e expliquei à IA que considerava meu público-alvo inadequado para o tema do livro. A carta de rejeição que a IA escreveu foi perfeita.
17 / Múltiplas janelas resolvem o problema de processar artigos longos. Às vezes, precisamos processar artigos longos, como traduzir um artigo longo em inglês para o chinês. No entanto, a Notion AI, como outras IAs, tem restrições de token e exige a seleção de parágrafos um por um, o que é ineficiente. Meu método "antiquado" é abrir vários navegadores, abrir o mesmo artigo do Notion e processar um parágrafo em cada janela. Isso pode melhorar um pouco a eficiência :)
18 / O desenvolvimento rápido da IA tem causado ansiedade em muitos, inclusive em mim. Neste fim de semana, decidi refletir seriamente sobre a relação entre a IA e minha vida, e como posso aproveitá-la em vez de deixá-la interferir. Comecei com algo simples: escrevi um esboço da minha agenda diária, organizei meu tempo e listei quais atividades poderiam ser potencialmente influenciadas pela IA. Essa análise revelou que 30% do meu tempo é potencialmente influenciado pela IA. Como a IA geralmente pode estar envolvida tanto no meu trabalho quanto nos meus hobbies pessoais, 30% é uma porcentagem significativa. Se eu fosse um chef ou um operário da construção civil, provavelmente seria apenas 10%, no máximo. Em seguida, organizarei minhas atividades diárias (como gravar podcasts e produzir vídeos) e identificarei aquelas que poderiam ser otimizadas pela IA. Em seguida, organizarei as tarefas que realizo no trabalho. Aliás, também usei o Notion AI para me ajudar nesse processo. Anotei o diário no canto superior esquerdo e usei o prompt: "Organize este texto em uma tabela. A primeira coluna é o horário, começando às 6h e terminando às 23h. A segunda coluna é o projeto específico, uma linha por frase." Depois de obter a tabela, apenas ajustei levemente o horário e deixei a IA calcular o tempo para cada projeto. Super prático. #NotionAI
19 / Dando continuidade ao post anterior, comecei a organizar minhas tarefas diárias e, em seguida, ver quais delas podem usar a IA para ajudar a melhorar a eficiência. A mesma operação de antes. Primeiro, anotei o que fazia fora do trabalho, que está dividido em seis categorias: aprendizado, escrita, desenho, vídeo, podcast e cursos. Em seguida, listei as tarefas específicas em cada área. Deixei a IA organizar em uma tabela e, em seguida, adicionei as ferramentas e tarefas atuais que a IA deve substituir. Dois processos foram usados: 1. Organize o texto selecionado em uma tabela. A primeira coluna é a categoria, como "escrita" e "desenho", e a segunda coluna são as tarefas específicas. Escreva uma linha separada para cada frase antes de um ponto final. 2. Adicione uma coluna intitulada "IA" e liste como a IA pode ajudar a concluir cada tarefa em cada tarefa. Em seguida, pegue esta tabela. Ela pode ser usada como referência para mim no futuro. Não sei quais ferramentas específicas de IA podem concluir algumas tarefas (como edição automática de vídeo), mas com esta tabela, posso adicionar os detalhes correspondentes posteriormente. #NotionAI
20 / Concluí o mesmo processo para o meu próprio trabalho. A ideia e o método eram os mesmos, mas desta vez usei o inglês e fiz um pequeno ajuste: pedi à IA para adicionar duas colunas à tabela gerada. Uma coluna adicionou automaticamente um método para usar a IA para me ajudar, e a segunda coluna adicionou um exemplo. E desta vez, foi incrível: os exemplos fornecidos incluíam muitas ferramentas que eu não conhecia ou já tinha ouvido falar, mas ainda não tinha usado, como o OtterAI. Isso facilitou muito minha pesquisa subsequente. Esta foi a primeira vez que usei IA extensivamente no Notion para criar tabelas e organizar informações categorizadas. Foi muito prático, muito mais prático do que o ChatGPT. A lição: use diferentes ferramentas baseadas em IA para diferentes cenários.