O processo de negociação não foi fácil, mas conseguimos, e esse foi um dos nossos primeiros sucessos registrados na @Slum2School. Isso se tornou nosso trampolim, nos impulsionando a falar com mais famílias e, por fim, matriculando 114 crianças na escola em 2012. A comunidade comemorou e nós também.
Sisianu era apaixonada pela escola. Chegava à escola antes das 7h e ajudava a limpar a sala de aula. Ela acabou se tornando a melhor da turma do ensino fundamental. Ganhou troféus no atletismo e nos representou em diversas competições esportivas.
Tínhamos muito orgulho dela. "Vocês conseguem ver que meninas conseguem grandes feitos?", dizíamos com orgulho dela durante campanhas de advocacy. Sua história inspiradora inspirou muitos cuidadores a nos permitirem matricular seus filhos na escola. Assim, em 2013, matriculamos mais 220 crianças na escola e 350 em 2014.
Sisianu se tornou nossa pequena embaixadora e não queríamos vê-la fracassar. Mas sua jornada desde 2016 não foi linear, foi cheia de altos e baixos. Ela se destacou em muitos aspectos e também fracassou em alguns. O que está acontecendo com Sisianu? Estávamos muito preocupados.
Ser menina não é fácil, mas ser menina e ter que cuidar de todos os irmãos mais novos enquanto ajuda a mãe na pesca, em um ambiente onde a educação não é considerada prioridade, é ainda mais difícil. A educação de Sisianu ficou ameaçada.
Em 2016, seu desempenho caiu e ela começou a faltar às aulas com frequência. Contratamos nossa equipe de aconselhamento para trabalhar com ela e muitas recomendações foram feitas. Havia várias distrações e responsabilidades que ela tinha além dos estudos. Em 2018, ela perdeu a motivação para ir à escola.
Naquele ano, suas notas foram muito baixas. Ela faltou à maioria das sessões de mentoria, e observamos vários padrões sociais que levaram as crianças a abandonar a escola. Nesse momento, sabíamos que ela precisava deixar sua comunidade e ir para longe, onde pudesse se concentrar em seus estudos.
Fizemos as malas dela, compramos uma passagem aérea só de ida e a levamos para Abuja para se juntar aos nossos filhos na Escola Palavra da Fé, mas ela foi reprovada no exame. Ela tirou 34% e não recebeu a bolsa. Sabíamos que ela teria um desempenho ruim, mas não tínhamos alternativas.
Nesse ponto, nossa opção era mandá-la de volta para Makoko ou pagar as mensalidades escolares anuais, que giravam em torno de N1.000.000 por ano, sem contar os custos de manutenção e viagens trimestrais. No final, gastaríamos mais de N1,4 milhão por ano, o que nunca tínhamos feito.
Poderíamos também levá-la para uma escola mais barata, mas não queríamos isolá-la dos outros e prejudicar ainda mais sua autoestima. Mas como pagar essa quantia por uma criança quando ela poderia sustentar outras 30 crianças? Estávamos diante de uma decisão difícil.
Tivemos reuniões e, por fim, decidimos matriculá-la na Escola Palavra da Fé de Abuja, junto com nossos outros filhos, enquanto angariamos fundos para suas mensalidades, despesas de viagem e sua manutenção. Foi uma decisão muito difícil, mas era a única opção que achávamos que Sisianu realmente merecia.
Três meses depois, ela fez as provas do primeiro semestre e, depois de tirar 34% na prova para bolsa de estudos, Sisianu arrasou em todos os resultados, com 8 As e 4 Bs. Fiquei chocada, assim como todos. Foi a primeira vez desde 2017 que vimos a estrela brilhante que sempre conhecemos. Como isso aconteceu?
Lembrei-me do dia em que todos nós vimos o resultado da prova da bolsa dela e ela percebeu que tinha sido reprovada. Ela chorou amargamente. Nós também choramos. Ela não queria voltar para casa, então prometeu que, se tivesse outra chance, daria o seu melhor e nos deixaria orgulhosos. Confiamos nela!
Em fevereiro deste ano, enquanto eu estava na biblioteca me preparando para as provas, numa noite de neve em Boston, recebi uma ligação de um número aleatório no WhatsApp. Era bem diferente do meu, mas atendi e ouvi uma voz gritando: "Tio, aqui é o Sisianu". "Ah, como vai, Sisianu?", respondi.
Ela disse: "Não te vejo desde 2020 e você não vem me visitar desde o ano passado. Você prometeu nos visitar todos os anos." "Estou na escola e não apareço por aqui desde o ano passado." Respondi: "Mas você nos ensinou a sempre cumprir nossa promessa." Ela respondeu.
Essas palavras pareciam muito difíceis de responder, então parei e a lembrei: "Mas seus mentores, tio Ekene, tio Aaron, tia Hauwa, tia Ajibike e muitos outros, visitam você com frequência, certo?" "Sim", ela respondeu, "nós nos formaremos na escola este ano, por favor, tente nos visitar."
"Estou usando o telefone da minha tia para ligar para você e preciso devolvê-lo. Adeus, senhor." O telefone tocou. Estava tão difícil continuar lendo, então arrumei minhas malas e saí da biblioteca. Foi realmente uma longa caminhada de volta para casa naquela noite, pois eu tinha muito em que refletir.
Naquela época, eu tinha tanta coisa para fazer e não tinha certeza de quando voltaria, mas prometi a mim mesma que a visitaria e aos nossos outros filhos antes da formatura. No mês passado, Sisianu concluiu seu WAEC, passou no JAMB e, nesta quarta-feira, concluiu seus exames finais do NECO.
Junto com nossa equipe de liderança em Abuja, fiz uma visita surpresa à sua escola logo após seu exame final do NECO. Ela nos avistou de longe e foi assim que sua alegria se manifestou. Ela me disse que é a Secretária Geral da escola e compartilhou todas as suas conquistas ❤️😥
Ela compartilhou seus planos para a Universidade e sua gratidão a todos que a apoiaram. Refletir sobre sua jornada me deixou sem palavras e emocionada, vendo que, através dela, completamos um ciclo. Sou muito grata por não termos desistido dela ao longo dos últimos 10 anos.
Sou grato a todos que acreditaram nela e em nós. Desde 2019, depois de termos levado quatro deles de Lagos para Abuja, Deborah se formou e é aluna do primeiro ano na Universidade Benson, Idahosa. Mariam é a vice-prefeita sênior; Mustapha é um dos melhores alunos formados.
E Sisianu, ela continua sendo nossa estrela brilhante, pronta para uma nova jornada na Universidade e inspirando continuamente a todos em sua comunidade. Nosso objetivo é que ela frequente uma das melhores universidades do mundo. Pedimos que você se junte a nós para tornar esse sonho possível para ela. ❤️